O relatório da Crowley das músicas mais executadas nas rádios em 2024 revelou diferenças consideráveis entre as músicas mais tocadas nas estações brasileiras e aquelas que dominam as plataformas de streaming. De um lado, as rádios seguem com uma forte presença do sertanejo, consolidado como o gênero mais popular entre os ouvintes tradicionais. Do outro, os rankings do streaming destacam o funk e o trap como favoritos entre as audiências mais conectadas – conforme as múltiplas plataformas revelaram em suas retrospectivas de fim de ano.
No relatório da Crowley, no entanto, o primeiro registro de um artista não-sertanejo acontece apenas na posição 44 – o grupo de pagode Pixote. Outros nomes do gênero aparecem ao longo da lista, como Thiaguinho, Péricles, Sorriso Maroto e Menos é Mais. Do pop, apenas Gloria Groove furou a bolha, com “Nosso Primeiro Beijo” – curiosamente, gravação que integra o disco “Serenata da GG, Vol 1 (Ao Vivo)” e marcada por um mergulho no pagode noventista.
Essas disparidades entre as mais tocadas não são apenas uma questão de preferência musical, mas também refletem comportamentos de consumo influenciados por regiões, acesso à internet e dinâmicas culturais distintas. Curiosamente, não há nenhuma música internacional entre as 100 faixas mais tocadas nas rádios. Além disso, apenas 11 das 100 músicas listadas em 2024 estão fora do universo do sertanejo ou forró, mostrando como esses estilos ainda dominam o mercado tradicional.
Rádio resiste como termômetro nacional das mais tocadas
O levantamento anual da Crowley posiciona o sertanejo como líder absoluto nas rádios, em especial considerando o forte monitoramento das estações do Sudeste e Centro-Oeste. Artistas como Gusttavo Lima, Simone Mendes e Zé Neto & Cristiano aparecem repetidamente no ranking das mais tocadas, indicando uma audiência fiel às emissoras locais.
Isso porque os dados apontam que o rádio continua relevante para 80% dos brasileiros, alcançando públicos em todas as regiões. De acordo com informações da Agência Brasil, em 2022 o Brasil já tinha cerca de 10 mil emissoras homologadas com concessão pública, sendo 4 mil estações FM, 1.700 AM e outras 4 mil Rádios Comunitárias. Essa capilaridade é crucial para levar música a áreas onde o acesso à internet ainda é limitado.
Esse formato também ajuda a explicar a permanência de alguns artistas e gêneros no topo do ranking das rádios. O consumo mais linear e menos dinâmico das emissoras contrasta com a flexibilidade do streaming, onde as escolhas dos usuários são moldadas por algoritmos e playlists personalizadas.
Streaming reflete novas tendências urbanas
Enquanto as rádios mantêm o foco no sertanejo, o streaming revela um universo diferente. Em 2024, gêneros como funk e trap dominaram as listas, com faixas como “The Box Medley Funk 2” e “Let’s Go 4” alcançando o topo. Esses estilos se conectam fortemente com as periferias urbanas e com a juventude, que valoriza a instantaneidade das plataformas.
O streaming também evidencia uma pluralidade de gostos. Além do funk e do trap, o gospel teve destaque com “Bênçãos Que Não Têm Fim”, de Isadora Pompeo. Essa diversidade reflete como as plataformas atendem a diferentes nichos de público, permitindo que artistas de gêneros variados encontrem espaço para crescer.
A ausência de músicas internacionais no top 100 das rádios, comparada à sua presença nas playlists digitais, é outro ponto de contraste. No streaming, hits globais têm espaço garantido, enquanto as rádios se concentram no repertório nacional, refletindo a preferência por gêneros regionais. A exclusão de faixas em outras línguas não chega a surpreender — afinal, o brasileiro é conhecido como um público que consome a própria música.
Outro aspecto importante é como as bolhas digitais afetam o alcance de determinados gêneros. No streaming, os algoritmos tendem a reforçar preferências pessoais, criando audiências segmentadas. Isso permite que artistas independentes cresçam em nichos, mas também limita a exposição a outros estilos.
Implicações para o mercado musical
Para artistas, gravadoras e produtores, essas discrepâncias representam tanto desafios quanto oportunidades. O alcance das rádios é essencial para consolidar hits em escala nacional, enquanto o streaming permite que artistas independentes alcancem nichos e ampliem sua base de fãs.
Um exemplo dessa interseção é Simone Mendes, que aparece com destaque tanto no relatório da Crowley quanto nas plataformas de streaming. Sua capacidade de dialogar com diferentes públicos ilustra como transitar entre esses formatos pode aumentar o impacto de um artista.
Essa dualidade também desafia as gravadoras a ajustarem suas estratégias de marketing. Enquanto a presença no rádio ainda é vista como essencial para conquistar audiências amplas, o streaming exige campanhas mais segmentadas e dinâmicas, adaptadas aos hábitos de consumo digitais.
E o futuro?
O mercado musical brasileiro segue evoluindo em meio a essas dinâmicas complementares. As rádios permanecem relevantes, especialmente em regiões onde a internet tem limitações. Já o streaming redefine o consumo, promovendo interatividade e diversificação.
Compreender essas diferenças é vital para gravadoras e artistas planejarem lançamentos, campanhas e turnês. O sertanejo e os gêneros emergentes mostram que, no Brasil, há espaço para todos os estilos.
Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que as preferências musicais dos brasileiros podem mudar rapidamente, especialmente com a chegada de novas tecnologias e a evolução dos hábitos de consumo. Investir em formatos mistos e entender as especificidades de cada mídia será essencial para garantir o sucesso a longo prazo.
Confira abaixo a lista completa das mais tocadas nas rádios brasileiras em 2024, segundo a Crowley:
- Relação Errada (Live) – Gusttavo Lima part. Bruno e Marrone
- Dois Tristes (Live) – Simone Mendes
- Bem Mais Que Eu (Live) – Diego e Victor Hugo
- Daqui Pra Sempre – Manu part. Simone Mendes
- Morena (Live) – Clayton e Romario
- Chorosa (Live) – Guilherme e Benuto
- A Noite (La Notte) – Gusttavo Lima
- Vazou Na Braquiara (Live) – Hugo e Guilherme
- Aproveita (Live) – Clayton e Romario
- Chave (Live) – Thiago e Samuel part. Gustavo Mioto, Os Parazin
- Amor Diferente (Live) – Thiago e Samuel part. Simone Mendes, Os Parazin
- Mulher Segura (Live) – Luan Santana
- Deu Moral (Live) – Zé Neto e Cristiano
- Fivela Com Fivela (Live) – Rionegro e Solimões
- Olho Encharcado (Live) – Heitor e Murilo
- Corpo Sexy (Live) – Guilherme e Benuto part. Maiara e Maraisa
- Nem a Pau (Live) – Yasmin Santos part. Simone Mendes
- Greve de Beijo (Live) – Israel e Rodolffo
- Nem Pra Ser Solteiro Eu Presto (Live) – Thiago Carvalho part. Hugo e Guilherme
- Anestesiado (Live) – Murilo Huff
- Nega Veia (Live) – João Neto e Frederico part. Eduardo Costa
- Dois Fugitivos (Live) – Simone Mendes
- Morena de Goiânia (Live) – Hugo e Guilherme part. Maiara e Maraisa
- Equivocada (Live) – Traia Veia part. Gusttavo Lima
- Não Recomendo (Live) – Matheus e Kauan
- Experiência (Live) – Henrique Casttro part. Marília Mendonça
- Gosta de Rua (Live) – Felipe e Rodrigo
- Isso é Coisa de Quem Quer Voltar (Live) – Rionegro e Solimões part. Maiara e Maraisa
- Haverá Sinais (Live) – Jorge e Mateus part. Lauana Prado
- Depois do Amor – Gustavo Mioto
- Barulho do Foguete (Live) – Zé Neto e Cristiano
- Cronômetro (Live) – Matheus e Kauan
- Voltando Pra Mim – Gustavo Mioto
- Me Caiu Tão Bem (Live) – Murilo Huff part. Gustavo Mioto
- Casal de Solteiro (Live) – Marcos e Belutti part. Matheus Fernandes
- Torre Eiffel (Live) – Manu part. Guilherme e Benuto
- Minha Herança – Ana Castela
- Dói – Jorge e Mateus
- Solteiro Forçado – Ana Castela
- Última Noite (Live) – Felipe Araújo part. Luan Santana
- Como Um Beijo (Heaven) (Live) – Marcos e Belutti part. Nadson O Ferinha
- Amor Não Dá em Copo (Live) – Israel e Rodolffo part. Hugo e Guilherme
- Entregador de Flor (Live) – Diego e Victor Hugo
- Mania Boba (Live) – Pixote
- Aproveita (Live) – Elis Justi
- Escrito nas Estrelas (Live) – Lauana Prado
- Narcisista (Live) – Maiara e Maraisa
- Cerveja e Socorro (Live) – Bruno Rosa part. Clayton e Romario
- Sujeito Homem – Guilherme e Benuto
- Aí o Homem Chora (Live) – Emílio e Eduardo part. Fred e Fabrício
- Pai, Por Que? – Enzo Rabelo part. Bruno
- Péssima Hora (Live) – Jefferson Moraes
- Saudade Sem Educação (Live) – João Neto e Frederico part. Hugo e Guilherme
- Apaga Apaga Apaga (Live) – Danilo e Davi
- Deja Vu – Luan Santana part. Ana Castela
- Erro Gostoso (Live) – Simone Mendes
- Matadinha de Saudade (Live) – Grupo Menos é Mais part. Xand Avião
- Leão – Marília Mendonça
- Vai Lá (Live) – Maiara e Maraisa
- Fumo da Noite (Live) – Danilo e Davi part. Marcos e Belutti
- Por Te Amar Assim – Edson e Hudson
- O Lugar Mais Triste do Mundo – Traia Veia
- Trenzão (Live) – Bruno e Barretto
- Mentira Estampada (Live) – Wesley Safadão part. Natanzinho Lima
- Vai Por Mim (Live) – Emílio e Eduardo
- Água de Sal – Marília Tavares
- Se Eu Beber uma Lata (Live) – Pedro Paulo e Alex part. Murilo Huff
- Promessas (Live) – Sorriso Maroto, Grupo part. Thiaguinho
- Saudade Matada – Vini Drumond
- Pátio do Posto (Live) – Zé Neto e Cristiano
- Canudinho (Live) – Gusttavo Lima part. Ana Castela
- Vou Querer de Novo (Live) – Thiaguinho
- Mesmo Pedido (Live) – Pedro Paulo e Alex
- Coração de Favela (Vampira) (Live) – Max e Luan
- Boa Noite (Live) – Sorriso Maroto, Grupo
- Página de Ex (Live) – Mari Fernandez
- Halls de Menta – Victor Miranda part. MC Paiva ZS
- Desejo Imortal (It Must Have Been Love) – Gusttavo Lima
- Poder de Mentir (Live) – Fred e Fabrício part. Traia Veia
- Eu Sou Sentimento – Luan Santana part. Luan Pereira
- Cortando as BR (Live) – Fiduma e Jeca part. Fernando e Sorocaba
- Milionário (Live) – Guilherme e Benuto part. Wesley Safadão
- Muito Estranho (Cuida Bem de Mim) (Live) – Cleber e Cauan
- Quase a Mesma Coisa – Kelvin e Gustavo
- Me Ama (Live) – Falamansa part. Maneva
- Me Leva Pra Casa / Escrito nas Estrelas / Saudade – Lauana Prado
- Desconhecido (Live) – Diego e Arnaldo part. Lauana Prado
- O Que é Que Eu Sou Pra Você (Live) – Thiago Carvalho
- Apenas Mais Uma de Amor (Live) – Pixote
- Nosso Primeiro Beijo (Live) – Gloria Groove
- Apaguei Pra Todos (Live) – Ferrugem part. Sorriso Maroto
- Nosso Quadro – Agroplay part. Ana Castela
- Gotejou no Celular (Live) – Fred e Fabrício part. Clayton e Romario
- Xonei – Jorge e Mateus part. Henrique e Juliano
- Rastro – Patrycia e Manuela
- Coração Partido (Corazon Partio) (Live) – Grupo Menos é Mais
- Não Sou Brinquedo – Turma do Pagode part. MC Don Juan
- Em Busca da Minha Sorte (Live) – Thiaguinho part. Billy SP
- Daquele Jeitão (Live) – Péricles