[gtranslate]

Mais tocadas: Relatório da Crowley expõe discrepâncias entre streaming e rádios

Diferenças entre os rankings das mais tocadas da Crowley e das plataformas digitais revelam dinâmicas do mercado musical brasileiro
Picture of Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Gusttavo Lima e Simone Mendes estão entre os artistas com músicas mais tocadas nas rádios
Gusttavo Lima e Simone Mendes estão entre os artistas mais ouvidos nas rádios (Crédito: Divulgação)

O relatório da Crowley das músicas mais executadas nas rádios em 2024 revelou diferenças consideráveis entre as músicas mais tocadas nas estações brasileiras e aquelas que dominam as plataformas de streaming. De um lado, as rádios seguem com uma forte presença do sertanejo, consolidado como o gênero mais popular entre os ouvintes tradicionais. Do outro, os rankings do streaming destacam o funk e o trap como favoritos entre as audiências mais conectadas – conforme as múltiplas plataformas revelaram em suas retrospectivas de fim de ano. 

No relatório da Crowley, no entanto, o primeiro registro de um artista não-sertanejo acontece apenas na posição 44 – o grupo de pagode Pixote. Outros nomes do gênero aparecem ao longo da lista, como Thiaguinho, Péricles, Sorriso Maroto e Menos é Mais. Do pop, apenas Gloria Groove furou a bolha, com “Nosso Primeiro Beijo” – curiosamente, gravação que integra o disco “Serenata da GG, Vol 1 (Ao Vivo)” e marcada por um mergulho no pagode noventista.

Essas disparidades entre as mais tocadas não são apenas uma questão de preferência musical, mas também refletem comportamentos de consumo influenciados por regiões, acesso à internet e dinâmicas culturais distintas. Curiosamente, não há nenhuma música internacional entre as 100 faixas mais tocadas nas rádios. Além disso, apenas 11 das 100 músicas listadas em 2024 estão fora do universo do sertanejo ou forró, mostrando como esses estilos ainda dominam o mercado tradicional.

Rádio resiste como termômetro nacional das mais tocadas

O levantamento anual da Crowley posiciona o sertanejo como líder absoluto nas rádios, em especial considerando o forte monitoramento das estações do Sudeste e Centro-Oeste. Artistas como Gusttavo Lima, Simone Mendes e Zé Neto & Cristiano aparecem repetidamente no ranking das mais tocadas, indicando uma audiência fiel às emissoras locais.

Isso porque os dados apontam que o rádio continua relevante para 80% dos brasileiros, alcançando públicos em todas as regiões. De acordo com informações da Agência Brasil, em 2022 o Brasil já tinha cerca de 10 mil emissoras homologadas com concessão pública, sendo 4 mil estações FM, 1.700 AM e outras 4 mil Rádios Comunitárias. Essa capilaridade é crucial para levar música a áreas onde o acesso à internet ainda é limitado. 

Esse formato também ajuda a explicar a permanência de alguns artistas e gêneros no topo do ranking das rádios. O consumo mais linear e menos dinâmico das emissoras contrasta com a flexibilidade do streaming, onde as escolhas dos usuários são moldadas por algoritmos e playlists personalizadas.

Streaming reflete novas tendências urbanas

Enquanto as rádios mantêm o foco no sertanejo, o streaming revela um universo diferente. Em 2024, gêneros como funk e trap dominaram as listas, com faixas como “The Box Medley Funk 2” e “Let’s Go 4” alcançando o topo. Esses estilos se conectam fortemente com as periferias urbanas e com a juventude, que valoriza a instantaneidade das plataformas.

O streaming também evidencia uma pluralidade de gostos. Além do funk e do trap, o gospel teve destaque com “Bênçãos Que Não Têm Fim”, de Isadora Pompeo. Essa diversidade reflete como as plataformas atendem a diferentes nichos de público, permitindo que artistas de gêneros variados encontrem espaço para crescer.

A ausência de músicas internacionais no top 100 das rádios, comparada à sua presença nas playlists digitais, é outro ponto de contraste. No streaming, hits globais têm espaço garantido, enquanto as rádios se concentram no repertório nacional, refletindo a preferência por gêneros regionais. A exclusão de faixas em outras línguas não chega a surpreender — afinal, o brasileiro é conhecido como um público que consome a própria música.

Outro aspecto importante é como as bolhas digitais afetam o alcance de determinados gêneros. No streaming, os algoritmos tendem a reforçar preferências pessoais, criando audiências segmentadas. Isso permite que artistas independentes cresçam em nichos, mas também limita a exposição a outros estilos.

Implicações para o mercado musical

Rádio no carro

Para artistas, gravadoras e produtores, essas discrepâncias representam tanto desafios quanto oportunidades. O alcance das rádios é essencial para consolidar hits em escala nacional, enquanto o streaming permite que artistas independentes alcancem nichos e ampliem sua base de fãs.

Um exemplo dessa interseção é Simone Mendes, que aparece com destaque tanto no relatório da Crowley quanto nas plataformas de streaming. Sua capacidade de dialogar com diferentes públicos ilustra como transitar entre esses formatos pode aumentar o impacto de um artista.

Essa dualidade também desafia as gravadoras a ajustarem suas estratégias de marketing. Enquanto a presença no rádio ainda é vista como essencial para conquistar audiências amplas, o streaming exige campanhas mais segmentadas e dinâmicas, adaptadas aos hábitos de consumo digitais.

E o futuro?

O mercado musical brasileiro segue evoluindo em meio a essas dinâmicas complementares. As rádios permanecem relevantes, especialmente em regiões onde a internet tem limitações. Já o streaming redefine o consumo, promovendo interatividade e diversificação.

Compreender essas diferenças é vital para gravadoras e artistas planejarem lançamentos, campanhas e turnês. O sertanejo e os gêneros emergentes mostram que, no Brasil, há espaço para todos os estilos.

Ao mesmo tempo, é importante reconhecer que as preferências musicais dos brasileiros podem mudar rapidamente, especialmente com a chegada de novas tecnologias e a evolução dos hábitos de consumo. Investir em formatos mistos e entender as especificidades de cada mídia será essencial para garantir o sucesso a longo prazo.

Confira abaixo a lista completa das mais tocadas nas rádios brasileiras em 2024, segundo a Crowley:

  1. Relação Errada (Live) – Gusttavo Lima part. Bruno e Marrone
  2. Dois Tristes (Live) – Simone Mendes
  3. Bem Mais Que Eu (Live) – Diego e Victor Hugo
  4. Daqui Pra Sempre – Manu part. Simone Mendes
  5. Morena (Live) – Clayton e Romario
  6. Chorosa (Live) – Guilherme e Benuto
  7. A Noite (La Notte) – Gusttavo Lima
  8. Vazou Na Braquiara (Live) – Hugo e Guilherme
  9. Aproveita (Live) – Clayton e Romario
  10. Chave (Live) – Thiago e Samuel part. Gustavo Mioto, Os Parazin
  11. Amor Diferente (Live) – Thiago e Samuel part. Simone Mendes, Os Parazin
  12. Mulher Segura (Live) – Luan Santana
  13. Deu Moral (Live) – Zé Neto e Cristiano
  14. Fivela Com Fivela (Live) – Rionegro e Solimões
  15. Olho Encharcado (Live) – Heitor e Murilo
  16. Corpo Sexy (Live) – Guilherme e Benuto part. Maiara e Maraisa
  17. Nem a Pau (Live) – Yasmin Santos part. Simone Mendes
  18. Greve de Beijo (Live) – Israel e Rodolffo
  19. Nem Pra Ser Solteiro Eu Presto (Live) – Thiago Carvalho part. Hugo e Guilherme
  20. Anestesiado (Live) – Murilo Huff
  21. Nega Veia (Live) – João Neto e Frederico part. Eduardo Costa
  22. Dois Fugitivos (Live) – Simone Mendes
  23. Morena de Goiânia (Live) – Hugo e Guilherme part. Maiara e Maraisa
  24. Equivocada (Live) – Traia Veia part. Gusttavo Lima
  25. Não Recomendo (Live) – Matheus e Kauan
  26. Experiência (Live) – Henrique Casttro part. Marília Mendonça
  27. Gosta de Rua (Live) – Felipe e Rodrigo
  28. Isso é Coisa de Quem Quer Voltar (Live) – Rionegro e Solimões part. Maiara e Maraisa
  29. Haverá Sinais (Live) – Jorge e Mateus part. Lauana Prado
  30. Depois do Amor – Gustavo Mioto
  31. Barulho do Foguete (Live) – Zé Neto e Cristiano
  32. Cronômetro (Live) – Matheus e Kauan
  33. Voltando Pra Mim – Gustavo Mioto
  34. Me Caiu Tão Bem (Live) – Murilo Huff part. Gustavo Mioto
  35. Casal de Solteiro (Live) – Marcos e Belutti part. Matheus Fernandes
  36. Torre Eiffel (Live) – Manu part. Guilherme e Benuto
  37. Minha Herança – Ana Castela
  38. Dói – Jorge e Mateus
  39. Solteiro Forçado – Ana Castela
  40. Última Noite (Live) – Felipe Araújo part. Luan Santana
  41. Como Um Beijo (Heaven) (Live) – Marcos e Belutti part. Nadson O Ferinha
  42. Amor Não Dá em Copo (Live) – Israel e Rodolffo part. Hugo e Guilherme
  43. Entregador de Flor (Live) – Diego e Victor Hugo
  44. Mania Boba (Live) – Pixote
  45. Aproveita (Live) – Elis Justi
  46. Escrito nas Estrelas (Live) – Lauana Prado
  47. Narcisista (Live) – Maiara e Maraisa
  48. Cerveja e Socorro (Live) – Bruno Rosa part. Clayton e Romario
  49. Sujeito Homem – Guilherme e Benuto
  50. Aí o Homem Chora (Live) – Emílio e Eduardo part. Fred e Fabrício
  51. Pai, Por Que? – Enzo Rabelo part. Bruno
  52. Péssima Hora (Live) – Jefferson Moraes
  53. Saudade Sem Educação (Live) – João Neto e Frederico part. Hugo e Guilherme
  54. Apaga Apaga Apaga (Live) – Danilo e Davi
  55. Deja Vu – Luan Santana part. Ana Castela
  56. Erro Gostoso (Live) – Simone Mendes
  57. Matadinha de Saudade (Live) – Grupo Menos é Mais part. Xand Avião
  58. Leão – Marília Mendonça
  59. Vai Lá (Live) – Maiara e Maraisa
  60. Fumo da Noite (Live) – Danilo e Davi part. Marcos e Belutti
  61. Por Te Amar Assim – Edson e Hudson
  62. O Lugar Mais Triste do Mundo – Traia Veia
  63. Trenzão (Live) – Bruno e Barretto
  64. Mentira Estampada (Live) – Wesley Safadão part. Natanzinho Lima
  65. Vai Por Mim (Live) – Emílio e Eduardo
  66. Água de Sal – Marília Tavares
  67. Se Eu Beber uma Lata (Live) – Pedro Paulo e Alex part. Murilo Huff
  68. Promessas (Live) – Sorriso Maroto, Grupo part. Thiaguinho
  69. Saudade Matada – Vini Drumond
  70. Pátio do Posto (Live) – Zé Neto e Cristiano
  71. Canudinho (Live) – Gusttavo Lima part. Ana Castela
  72. Vou Querer de Novo (Live) – Thiaguinho
  73. Mesmo Pedido (Live) – Pedro Paulo e Alex
  74. Coração de Favela (Vampira) (Live) – Max e Luan
  75. Boa Noite (Live) – Sorriso Maroto, Grupo
  76. Página de Ex (Live) – Mari Fernandez
  77. Halls de Menta – Victor Miranda part. MC Paiva ZS
  78. Desejo Imortal (It Must Have Been Love) – Gusttavo Lima
  79. Poder de Mentir (Live) – Fred e Fabrício part. Traia Veia
  80. Eu Sou Sentimento – Luan Santana part. Luan Pereira
  81. Cortando as BR (Live) – Fiduma e Jeca part. Fernando e Sorocaba
  82. Milionário (Live) – Guilherme e Benuto part. Wesley Safadão
  83. Muito Estranho (Cuida Bem de Mim) (Live) – Cleber e Cauan
  84. Quase a Mesma Coisa – Kelvin e Gustavo
  85. Me Ama (Live) – Falamansa part. Maneva
  86. Me Leva Pra Casa / Escrito nas Estrelas / Saudade – Lauana Prado
  87. Desconhecido (Live) – Diego e Arnaldo part. Lauana Prado
  88. O Que é Que Eu Sou Pra Você (Live) – Thiago Carvalho
  89. Apenas Mais Uma de Amor (Live) – Pixote
  90. Nosso Primeiro Beijo (Live) – Gloria Groove
  91. Apaguei Pra Todos (Live) – Ferrugem part. Sorriso Maroto
  92. Nosso Quadro – Agroplay part. Ana Castela
  93. Gotejou no Celular (Live) – Fred e Fabrício part. Clayton e Romario
  94. Xonei – Jorge e Mateus part. Henrique e Juliano
  95. Rastro – Patrycia e Manuela
  96. Coração Partido (Corazon Partio) (Live) – Grupo Menos é Mais
  97. Não Sou Brinquedo – Turma do Pagode part. MC Don Juan
  98. Em Busca da Minha Sorte (Live) – Thiaguinho part. Billy SP
  99. Daquele Jeitão (Live) – Péricles

Leia mais: