[gtranslate]

Conheça 5 passos do planejamento de Daniel Boaventura que impulsionam seu sucesso internacional

O Mundo da Música analisou a estratégia de Daniel Boaventura e seu case sólido de sucesso internacional em entrevista com seu empresário, Marcelo Maia. Saiba mais.
Picture of Redação
Redação

Diante de uma infinidade de sotaques e ritmos que a música é capaz de propagar, o mercado brasileiro está cada vez mais realizando intercâmbios de artistas na indústria musical global, seja com exemplos populares ou artistas das ‘rádios adultas’.

O cantor Daniel Boaventura foi indicado ao Las Lunas del Auditorio, no México, como o melhor show de 2018 na categoria Jazz & Blues, premiação que aconteceu na última quarta-feira (30). 

Além disso, o seu novo CD/DVD “From Russia With Love” chegou ao topo das paradas da Amprofon, a Associação Mexicana de Produtores de Fonogramas e Videogramas, que representa a indústria musical mexicana, como o CD/DVD de idioma inglês mais vendido em todo o país.

Com a boa fase do cantor e popularidade no mercado do México e internacional e após a gravação do seu recente trabalho audiovisual na Rússia, o Mundo da Música conversou com Marcelo Maia, empresário do artista e que acompanha e gerencia o seu desempenho.

Além de Boaventura, Maia é o empresário da cantora Paula Fernandes e gerencia a carreira do artista Chal que concorre na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa” do Grammy Latino com o disco “O Céu Sobre a Cabeça”.

Por meio de uma base estratégica sólida, o MM pontuou os 5 passos principais do planejamento de Daniel que impulsionam a sua carreira no exterior.

Em tempo, Daniel Boaventura apresenta o seu mais novo trabalho ao público baiano nos dias 09 e 10 de novembro, respectivamente às 21h e 20h,  no Teatro Castro Alves, em Salvador. Clique aqui para mais informações sobre os ingressos.

Confira sua estratégia abaixo:

 

1- Planejamento Estratégico

De acordo com Marcelo Maia, a carreira de Daniel sempre foi projetada para o mercado internacional.

“O projeto do Daniel já nasceu visando o mercado internacional. Ele é um crooner que canta músicas em inglês e espanhol, basicamente, esse é o segmento oficial dele. Ele é um artista influenciado por Frank Sinatra, Elvis Presley, Elton John, são os ídolos dele, especialmente Frank Sinatra.

Ele gosta de cantar, ouvir a sonoridade das grandes orquestras e o projeto dele nasceu há cerca de 10 anos”, diz. O primeiro CD foi lançado em 2010 foi o “Song 4 You”.

“Começamos o trabalho naturalmente no Brasil, e aos poucos, prospectar a carreira dele internacional a partir do desempenho dele como cantor aqui no país”, aponta Marcelo.

 

 
 
O primeiro trabalho audiovisual “Daniel Boaventura (Ao Vivo)” foi gravado em 2012, o que possibilitou a expansão do seu projeto musical.
 
 O Daniel Boaventura é um artista da Sony Music. Com o estabelecimento do seu planejamento desde os primeiros lançamentos, a Sony Music México realizou o início do teste da sua internacionalização no mercado do país.
 
“Em 2014, a Sony colocou alguns vídeos do Daniel do DVD de 2012 pra passar de forma randômica, junto com todos os outros artistas; nas duas das maiores cadeias de discos do exterior. As pessoas começaram a perguntar ‘Quem é esse cara? Cadê o disco dele?’
 
Com isso, o DVD passou a ser vendido e encerramos o nosso estoque em 2 meses. Por meio desse sucesso, gravamos o DVD no Teatro Bradesco do Rio de Janeiro, ‘Your Song’ que contou com a presença do cantor mexicano Carlos Rivera e a italiana Filippa Giordano“, afirma Maia.
 
A direção musical foi assinada por André Vasconcelos. “O Carlos Rivera é um fenômeno na America Latina, um grande cantor, com muita técnica vocal. Foi impressionante a empatia que tivemos quando nos conhecemos e acredito que transformamos essa identificação em energia ao cantarmos ‘Perhaps, Perhaps, Perhaps’.
 
A Filippa é uma grandiosa estrela na Itália, uma artista que admiro bastante e que cantou lindamente ‘Come Fly With Me’ e ‘Smile’”, conta Daniel.
 
Esse DVD vendeu mais de 25 mil cópias no México. E, atualmente, a música mais escutada do Daniel nas plataformas digitais é a música gravada com o cantor mexicano, ‘Perhaps, Perhaps, Perhaps (Quizás, Quizás, Quizás)’, com mais de 4.462.953 milhões visualizações no YouTube.
 
 
 
 

2- Shows

 
Com os resultados positivos nas vendas físicas, Daniel começou a fazer shows no México.
 
“Fizemos no Teatro Metropolitan pra sentir o que aconteceria e foi ‘sould out.’ A partir daí, a companhia mexicana passou a trabalhar o Daniel de uma forma mais agressiva e nós fazemos shows no México, desde 2015, em média duas ou três vezes ao ano.
 
Com isso, gravamos um DVD no México em 2017 no Teatro Metropolitan, ‘Daniel Boaventura Ao Vivo no México’ e esse DVD realmente ‘explodiu’ e o Daniel ficou bastante conhecido no México.
 
Em 2019 foi o grande ‘boom’ e a nossa primeira turnê nacional no México, nós fizemos 6 shows em 5 cidades: Teatro Diana em Guadalajara; os nossos dois shows na Cidade do México, no Teatro Metropolitan; e o último em Puebla, no Auditório Metropolitano, todos com ingressos esgotados”, afirma Marcelo.
 
Após a turnê no México, Daniel retornou para o Brasil e no final de outubro, relacionou a presença no prêmio Las Lunas México com agenda promocional em cidades que não realizou shows anteriormente.
“O objetivo é que Daniel esteja no meio do ano que vem, ainda mais popular e forte, do que esteve esse ano”, revela Maia.
 
Em tempo, Daniel Boaventura apresenta o seu mais novo trabalho,  “From Russia With Love”, ao público baiano nos dias 09 e 10 de novembro, respectivamente às 21h e 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador. 
 
Daniel viajou para a Rússia em dezembro e se apresentou em duas datas no Moscow Internacional House of Music, ao lado da Moscow City Symphony “Russian Philharmonic”. As apresentações resultaram no CD e DVD “From Russia With Love” 
 
Este show mostrará toda versatilidade do cantor, ator e músico, que gravou o novo álbum em Moscou na Rússia. Boaventura estará acompanhado da Orquestra Castro Alves (OCA), uma das principais formações do programa NEOJIBA.

“Lançar esse novo trabalho na minha terra natal com regência do maestro Marcos Rangel e acompanhado por 80 jovens músicos residentes de um projeto social tão importante e respeitado na Bahia e no mundo, quanto o NEOJIBA, do qual meu pai, Dr. Edivaldo Boaventura, foi conselheiro, realmente não tem preço”, explica Daniel. 

 
Marcelo Maia celebra a possibilidade de fazer um show ainda maior do que o realizado na Rússia, na cidade natal do Daniel:
 
“A viabilidade de reproduzir um show com 80/90 músicos é muito difícil. Então, nós entramos em contato com o nosso parceiro local que é o Fábio Liger e desenvolvemos um projeto com a OCA e o Neojibá juntamente com o Daniel. E nós conseguimos desenvolver um espetáculo maior”, comemora.
 
Clique aqui para saber mais informações sobre os ingressos.
 
 
 
 

3 – Repertório

 

Boaventura passeia entre os repertórios clássicos e músicas mais populares em seus shows, uma estratégia que atrai uma diversidade de públicos em seus espetáculos.
 
“Daniel tem como base os grandes crooners americanos, ele é barítono e isso traz pra ele um conforto muito grande em cantar as músicas desses artistas.
 
No decorrer do show, ele gosta muito, que as pessoas dancem, levantem e, então, começa o nosso repertório com as músicas dos anos 70, 80, 90, que fazem o Teatro e os shows serem uma grande festa.
 
O conceito é ser um show para a família inteira, você vê casais, idosos, crianças, 30, 40, 50 anos a faixa etária e é um show realmente para a família.
 
Na primeira parte ele demonstra os grandes arranjos, a grande voz que ele tem e os grandes clássicos de Frank Sinatra, Tony Bennett e Tom Jobim, às vezes.
 
E num certo momento ele migra para algumas canções, inclusive, de musicais; para que o show seja uma experiência marcante e o público saia dos shows muito feliz”, afirma Marcelo.
 
 
 

4- Digital 

 

Através da presença do Daniel no digital, em especial, o audiovisual que abriram portas para o artista na Rússia.
 
“Recebemos o convite para o Daniel fazer dois shows na Rússia, Moscow City Symphony , como solista para cantar o repertório dele com a ‘Russian Philharmonic’.
 
Esse convite veio através dos vídeos que o Daniel tem no canal dele, no YouTube, e o que chamou atenção foi uma versão de ‘Besame Mucho’, que inclusive, foi tema de novela aqui no Brasil. Eles adoraram, contrataram o Daniel e a relação evoluiu para a gravação do DVD”, revela Marcelo.
 
 
 
 
“Nós somos bastante focados no digital. Os fãs dos artistas adultos ainda não são tão ‘digital friendly’ quanto os artistas populares e jovens, mas é dali sim (digital) que o nosso público vai crescer e que vamos ser conhecidos.
 
Daniel nas redes dele tem incentivado bastante às pessoas irem para o Spotify, Deezer, YouTube, que possuem o material dele completo.
 
Todo o show que nós fazemos nós investimos em mídia (anúncios) de Facebook, Instagram para a divulgação do show. Essa estratégia paralelamente nos leva ao público que, eventualmente ainda não tenha conhecido o Daniel, seja impactado através das mídias que envolvem a carreira dele.”
 
A Jangada, Agência de Marketing Digital, é a responsável pelos resultados do planejamento digital do Daniel Boaventura.
 

5- Imagem

 

Além do repertório e toda a estratégia para ampliação da sua carreira e realização dos shows, Maia revela a atenção para correlacionar o seu case artístico com a imagem.
 
“Daniel é um artista que tem imagem e isso é muito importante. Por isso que gravamos todos esses DVD’s até hoje, porque a imagem é diferencial positivo na carreira dele.
 
É um cantor que tem uma voz poderosa, uma imagem bacana, é um crooner e cada vez mais a gente vai perseguir esse caminho.
 
O México é a resposta para o nosso planejamento inicial que era buscar o mercado internacional. E a gente planeja que a partir do próximo ano, vamos ampliar a estratégia para toda a América Latina.
 
Agora que nós temos Brasil e México, nós temos as duas pontas e portanto, já recebemos propostas de shows na Argentina, Chile, Peru, mas, nós só queremos ir nesses lugares locais após um trabalho de planejamento no país
 
Para que quando a gente venha lançar um show, o show já esteja no tamanho que tem sido feito nos outros locais.
 
Mas, 2020 com certeza o planejamento é crescer para a América Latina e também nos EUA. No primeiro momento, no mercado latino dentro dos EUA, uma vez que o México influencia muito o mercado latino dentro dos EUA, esse é o nosso planejamento”, revela.