Anna Suav leva cultura hip-hop amazônida à França e lança single “Barril 092”

A cantora Anna Suav estreia seu primeiro show internacional no Festival Trópix de Été, em Marseille, no Dia da Amazônia.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Anna Suav (Crédito: Alex Costa)
Anna Suav (Crédito: Alex Costa)

Voz potente da cena afro amazônida contemporânea, Anna Suav apresenta hoje o single “Barril 092”, um lançamento que mistura beats de Rap, R&B, Drill e UK Garage, com forte apelo pop. O trabalho chega acompanhado de um videoclipe repleto de referências visuais icônicas e gravado em Belém, exaltando as paisagens e a estética urbana do Norte.

O momento é certeiro. Isso porque a artista se prepara para um marco importante na carreira: será a representante brasileira no Festival Trópix de Été, em Marseille, no dia 5 de setembro, data em que se comemora o Dia da Amazônia. A apresentação integra uma programação dedicada às expressões artísticas amazônidas no espaço cultural Friche la Belle de Mai, um dos mais emblemáticos da Europa.

Anna Suav estreia na gringa

Falando com exclusividade ao Mundo da Música, Anna Suav destacou a relevância desse momento. 

“O que eu gostaria de enfatizar é que esse é o meu primeiro show internacional, é a primeira vez que eu estou saindo do Brasil e é muito significativo para mim estar fazendo isso por meio do meu trabalho, levando a cultura hip-hop brasileira, amazônida para esse outro espaço. Acho que isso é muito significativo, é uma expansão de público, é uma expansão de vivência, por isso é significativo.”

A rapper explicou que a oportunidade foi possível graças a dois caminhos. 

“Esse ano de 2025 é o ano do Brasil na França, então estão acontecendo várias iniciativas nessa perspectiva de incentivo público, fiscal, etc. E aí, por meio da FUNART, tem um edital de premiação, que é de intercâmbio, o qual eu me inscrevi e fui contemplada. Então, esses dois processos estão oportunizando para que eu chegue em Marseille para fazer esse primeiro show internacional na França.”

Representatividade e Dia da Amazônia

Para Anna Suav, a coincidência da data do show com o Dia da Amazônia reforça o simbolismo da participação. 

“Para mim, é muito simbólico que ele vai acontecer no Dia da Amazônia. Eu acho que isso amarra bem todo esse conceito da própria questão política dessa ação do Brasil na França, que tem a ver com diversidade, que tem a ver com sustentabilidade, tem a ver com levar novos protagonistas para estar comunicando a cultura brasileira, Brasil afora. Então eu acho que é muito simbólico e é um check na minha lista de realizações muito importante, num dia que para mim é super especial e significativo estar fazendo meu trabalho num território, rompendo fronteiras.”

O evento, realizado pela associação Trópix, celebra a diversidade e a força da produção artística brasileira contemporânea, com apresentações e performances que dialogam com o repertório tradicional e a cena urbana.

Novo single e videoclipe com estética pop

Anna Suav - Crédito Bruno Belchior
Anna Suav (Crédito: Bruno Belchior)

Embora o lançamento de “Barril 092” coincida com o iminente embarque para a frança, Anna Suav começou a desenvolver a faixa há três anos, traduzindo uma mensagem de autonomia e ambição. 

“Essa música é sobre não esperar a validação de ninguém pra existir, pra sonhar alto ou pra conquistar o que é meu. É sobre ambição sim, mas uma ambição que nasce da vontade de mudar minha realidade e abrir caminho pra quem vem junto”, explicou a artista.

O videoclipe, dirigido pela própria artista, incorpora elementos da cultura pop mundial, como a latinha no cabelo em referência ao clipe “Telephone”, de Lady Gaga e Beyoncé, e a cena em galpão que remete ao Black Eyed Peas. Ao mesmo tempo, reforça a valorização do território, com locações em Belém e figurinos que dialogam com a estética amazônida.

Trajetória e novos caminhos

Nascida em Manaus e radicada em Belém, Anna Suav é uma das principais apostas do rap feminino no Brasil. Sua obra reflete vivências como mulher preta, amazônida e LGBTQIA+, com trabalhos como o EP “Eva Grão” (2021) e o álbum visual “Ritual das Candeias” (2022). Já passou por festivais como Rio2C, Sons da Rua, Se Rasgum, Latinidades, Boogie Week e Primavera Sound, e se apresentou em casas como Manouche, Circo Voador e Cine Joia.

Em 2024, seu nome ganhou ainda mais projeção ao ser reconhecida pela Academia Latina da Gravação, responsável pelo Latin Grammy, como uma das dez rappers femininas que estão “dando nome” ao hip-hop brasileiro.

Com o novo single e a estreia internacional, Anna Suav inicia um ciclo de expansão artística, consolidando sua presença na cena nacional e abrindo caminhos no exterior. 

“Vim do Norte e sigo construindo meu próprio corre, com verdade, coragem e visão”, resume.

  • Leia mais: