O AFROPUNK Brasil realiza sua quinta edição nos dias 8 e 9 de novembro, em Salvador, com expectativa de repetir o impacto econômico do ano anterior, quando movimentou mais de R$ 50 milhões na cidade. O evento reúne 19 atrações e deve contar com público vindo de todos os estados brasileiros e de mais de 25 países.
De acordo com a organização, cerca de 40% das pessoas que compraram ingressos são de fora da Bahia, o que reforça o peso do festival para o turismo e a economia local.
“O AFROPUNK é muito mais que um festival. É uma grande plataforma de cultura e turismo. Em 2025, além de, novamente, ter pessoas vindo de todos os estados brasileiros, batemos o recorde com estrangeiros vindos de mais de 25 países. Isto comprova a posição do AFROPUNK Brasil ser este grande encontro global e ser o festival fora do Sudeste que mais recebe pessoas de fora da cidade anfitriã”, afirma Potyra Lavor, CEO da IDW Company.
Público e impacto econômico
A produção aponta que os estados com maior presença fora da Bahia são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. Entre os países com mais visitantes estão Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Chile e Uruguai.
“Pelo terceiro ano consecutivo, temos fãs vindo de todos os estados do Brasil, além de um grande número de pessoas vindo dos Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, França e outros. O impacto econômico na cidade é enorme gerando crescimento, majoritariamente, para empreendedores negros da Bahia”, diz Potyra.
A executiva explica que a equipe realiza levantamentos e estudos com o público para compreender o perfil dos visitantes e aprimorar as próximas edições.
“Fazemos uma pesquisa com cada pessoa que compra o ingresso deixando a experiência ainda mais completa e para termos todos esses dados para ampliar nossa visão sobre nosso público. Sentimos que a cada ano a procura só aumenta e creditamos isso à nossa curadoria que a cada festival traz algo que o público realmente quer ver”, completa.
Além do público diverso, o AFROPUNK movimenta mais de 5 mil trabalhadores a cada edição. Segundo a IDW, destes, 87% são pessoas negras.
Programação e estrutura

O line-up de 2025 conta com Coco Jones, ÀTTØØXXÁ, BK’, Budah & Wyclef Jean, Boneka, Núbia convida Muzenza e Péricles no sábado (8). No domingo (9), se apresentam Tems, Baianasystem & Sister Nancy, Liniker, Mc Luanna, Tatau convida Márcia Short & Lazzo Matumbi, Os Garotin e Umiranda.
A curadoria reúne artistas nacionais e internacionais de diferentes gêneros, como R&B, rap, samba, afrobeats e pagode. O festival é apresentado pelo Banco do Brasil, com patrocínio do Governo Federal, Ourocard, Visa, Heineken e Coca-Cola, além do apoio de Salon Line, SEBRAE, Salvador Shopping, OEI, White Horse e New Era.
A companhia aérea oficial é a Gol Smiles, e o player oficial é o Spotify, em parceria institucional com o British Council / Ano Brasil Reino Unido. A realização é da IDW Company, com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS).
Turismo e economia criativa
Com presença crescente de turistas nacionais e estrangeiros, o AFROPUNK Brasil tem movimentado setores ligados à economia criativa de Salvador, como hospedagem, transporte, alimentação e serviços. O festival também tem contribuído para inserir a cidade em agendas culturais globais e consolidar eventos de grande porte fora do eixo Rio–São Paulo.
A expectativa da organização é manter o público fiel e fortalecer a participação de pequenos empreendedores locais, aumentando o alcance econômico das próximas edições.
Serviço
AFROPUNK Brasil 2025
Datas: 8 e 9 de novembro de 2025
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingressos: afropunk.byinti.com
Sábado – 08 de novembro
Coco Jones
ÀTTØØXXÁ
BK’
Budah & Wycleff Jean
Boneka
Núbia convida Muzenza
Péricles
Domingo – 09 de novembro
Tems
Baianasystem & Sister Nancy
Liniker
Mc Luanna
Tatau convida Márcia Short & Lazzo Matumbi
Os Garotin
Umiranda
Leia mais:
- Alok é destaque da revista Time entre os 100 líderes climáticos mais influentes do mundo
- AFROPUNK Brasil projeta impacto de R$ 50 milhões e presença internacional em Salvador
- Exclusivo: FM O Dia movimenta mais de 10 mil empregos com a Maratona da Alegria neste sábado (08)
- Vinil volta a crescer e consolida retomada global do formato físico mais estável da música
- Exclusivo: MC J Mito assina com a Som Livre e inicia nova fase na carreira









