O funk brasileiro acaba de ganhar um reforço de peso no mercado global. A Virgin Music Group anunciou a assinatura de uma parceria com a Walk Records, selo fundado por Gustavo da Lima Silva, marcando uma nova fase de expansão do gênero no Brasil e fora dele. O primeiro resultado desse acordo já está no ar: o single “Deixa o Cavalo Correr 2”, lançado no início de setembro e que reúne grandes nomes da cena.
A faixa dá continuidade ao projeto “Deixa o Cavalo Correr”, lançado em 2024 e que se consolidou como um sucesso imediato, acumulando mais de 40 milhões de reproduções somente no Spotify.
O impacto da primeira versão abriu caminho para que a Walk transformasse a canção em um projeto de longo prazo. Agora, com o apoio da Virgin, a sequência chega para reforçar a proposta de unir artistas em colaborações de destaque e aproximar ainda mais o funk de um público diversificado.
Virgin aposta na cena independente
A Virgin tem ampliado sua atuação no Brasil e na América Latina com foco em selos e artistas independentes. A estratégia busca oferecer estrutura global, mantendo a autonomia criativa de cada parceiro.
Para a empresa, o funk é um dos gêneros com maior potencial de crescimento por refletir diretamente a realidade das ruas e ao mesmo tempo alcançar milhões de ouvintes nas plataformas digitais. Segundo Cris Falcão, Diretora Geral de Estratégia de Artistas e Selos e General Manager da América Latina para a Virgin Music Group, a chegada da Walk reforça esse posicionamento.
“Os principais objetivos da Virgin Music Group são de firmar parcerias com selos independentes e empoderar empreendedores como Gustavo Silva, um verdadeiro visionário no gênero do Funk que tem descoberto novos talentos e lhes dá a estrutura necessária para que obtenham sucesso e crescimento profissional. Estou animada com a oportunidade de trabalhar com a equipe da Walk e com as conquistas que alcançaremos juntos”, afirmou.
Continuidade de um projeto de rua

A Walk Records tem como característica investir em projetos que nascem da conexão direta com o público. “Deixa o Cavalo Correr” foi um exemplo desse processo: uma faixa criada no ambiente urbano que se transformou em fenômeno digital, viralizando nas redes sociais e ocupando espaço nas playlists de funk mais ouvidas do país. O segundo capítulo mantém essa essência, mas agora com alcance ampliado pela parceria com a Virgin.
Para o fundador da Walk, a escolha de começar a colaboração com a sequência do projeto reforça a identidade da gravadora.
“Esta oportunidade de assinar com a Virgin, levando em conta o tamanho da empresa e o nome da marca mundialmente, proporcionará um crescimento ainda maior da Walk. Tem muita coisa por vir e, para marcar o início desta parceria, escolhi ‘Deixa o Cavalo Correr’, um projeto da rua, que conversa com a rua e tem muito a ver com a música urbana também. ‘Deixa o Cavalo Correr 2’ é a continuidade deste projeto que demos início no ano passado e que teve um grande sucesso. A ideia é seguir dando continuidade a ele, fazer a versão 3, 4 e assim em diante”, disse Gustavo da Lima Silva.
Lançamento e impacto digital
“Deixa o Cavalo Correr 2” reúne um time de artistas que representa diferentes vertentes do funk atual: Leonne, MC Luuky, MC Ryan SP, Oldilla, MC IG, TrapLaudo, Gabb MC, MC Tato e Boladin 211. A reunião desses nomes coloca o projeto como um retrato da cena, mesclando artistas já consolidados com vozes em ascensão.
Antes mesmo de chegar às plataformas, a prévia da faixa já tinha movimentado as redes sociais. Foram mais de 3 mil vídeos publicados com trechos do single, incluindo os dos próprios intérpretes, que juntos somam milhões de seguidores e plays em suas páginas pessoais. Esse engajamento antecipado indicou o potencial do lançamento, confirmando o impacto do projeto quando o videoclipe oficial foi disponibilizado.
O clipe, já disponível no YouTube, amplia a visibilidade da faixa e reforça a estética de rua que marca a identidade do projeto. A produção segue a linha do funk audiovisual, valorizando a energia coletiva dos artistas envolvidos e conectando-se diretamente ao público que acompanha a cena.
Próximos passos da parceria
A colaboração entre a Walk e a Virgin não se limita a este lançamento. Estão previstos novos singles, projetos audiovisuais e parcerias estratégicas que vão ampliar a presença do funk no catálogo global do Virgin Music Group. A ideia é que a Walk siga funcionando como um polo criativo, enquanto a Virgin oferece a estrutura de distribuição, marketing e expansão internacional.
Com a força digital já demonstrada por “Deixa o Cavalo Correr 2” e a expectativa de novas versões do projeto, a parceria chega para consolidar o funk em um patamar ainda mais competitivo no mercado da música.
- Leia mais:
- Exclusivo: Vitão firma parceria com LongPlay Music e ForMusic para nova fase da carreira
- Exclusivo: Virgin anuncia parceria com a Walk Records em projeto voltado ao funk
- DJ Glenner chega ao Latin Grammy com MC Tuto e reforça ascensão do funk nas premiações
- Whitney Houston tem voz recriada com tecnologia de IA da Moises em experiência sinfônica
- Sony fecha novo acordo de licenciamento direto com o Spotify nos Estados Unidos