Festival Dupla de Três leva encontros inéditos e gratuitos à CAIXA Cultural no Rio

Dupla de Três celebra a canção brasileira com trios formados por artistas de diferentes gerações entre 12 e 15 de agosto.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Festival Dupla de Três

O Festival Dupla de Três estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro com apresentações gratuitas e encontros inéditos entre artistas da nova geração e nomes consagrados da música brasileira. Em formato intimista, o projeto ocupa o palco do Teatro Nelson Rodrigues de 12 a 15 de agosto, sempre às 19h, com distribuição de senhas uma hora antes de cada show. O Mundo da Música é parceiro de mídia oficial desta primeira edição.

Idealizado para valorizar a arte do encontro, o festival propõe formações acústicas e inéditas, sem banda de apoio, compostas por dois artistas contemporâneos que convidam um nome veterano para dividir o palco. A cada noite, o público assiste a um trio que mistura repertórios, gerações e estilos, com foco na escuta, na presença e na troca artística.

Formação dos trios privilegia o encontro entre gerações

Ana Cañas, Rodrigo Suricato e Zé Renato - Festival Dupla de Três
Ana Cañas, Rodrigo Suricato e Zé Renato (Crédito: Divulgação)

A abertura do Dupla de Três acontece em 12 de agosto com Suricato, Ana Cañas e Zé Renato. No segundo dia (13), o palco recebe Mahmundi, Cícero e Letrux. Em 14 de agosto, o trio é formado por Marcelo Jeneci, Tiê e Joyce Moreno. O encerramento, no dia 15, reúne Juliana Linhares, Vanessa Moreno e Fernanda Takai.

Com curadoria da jornalista e apresentadora Fabiane Pereira, o festival busca destacar artistas que constroem suas carreiras com autonomia, afetividade e consistência. 

“O festival nasceu do desejo de celebrar o que a música brasileira sempre teve de mais bonito: a arte do encontro. É um evento minimalista no formato, mas imenso na troca, na escuta e na potência de cada artista”, afirma Fabiane.

Formato intimista

Cícero, Mahmundi e Letrux - Festival Dupla de Três
Cícero, Mahmundi e Letrux (Crédito: Divulgação)

As apresentações dispensam banda ou grandes produções, apostando apenas na voz, nos instrumentos e na conexão entre os artistas. Para Fabiane, a ideia é reconhecer quem carrega sua arte nas próprias mãos. 

“Queremos reconhecer quem canta e toca, quem carrega sua arte nas próprias mãos, e criar momentos únicos, que só existem quando três mundos se encontram num mesmo palco. Cada show é um abraço. Um trio que se faz no agora, diante do público, e deixa uma marca que vai muito além da música”, diz a curadora.

Artistas celebram parcerias inéditas

Na estreia do Dupla de Três, o cantor e compositor Zé Renato, um dos fundadores do Boca Livre, divide o palco com Ana Cañas e Suricato. 

“Foi uma honra receber o convite da Ana e do Rodrigo, artistas da nova geração que admiro muito, com quem terei o prazer de dividir o palco pela primeira vez”, afirma o artista, que celebra 50 anos de carreira.

Letrux, que se apresenta no segundo dia ao lado de Cícero e Mahmundi, destaca a afinidade artística entre os três: 

“Estou muito animada para participar do evento, com dois artistas cariocas que eu admiro imensamente. Cícero e Mahmundi fazem parte da minha história musical. Crescemos juntos, eu um tiquinho antes, mas sempre nos esbarrando em shows e festivais, estrada afora. Gosto das suas composições, suas letras… Acho que vamos armar uma bagunça gostosa e astral!”

Para Joyce Moreno, que toca no dia 14 com Jeneci e Tiê, o convite é uma oportunidade de troca entre gerações.

Marcelo Jeneci, Joyce Moreno e Tiê - Festival Dupla de Três
Marcelo Jeneci, Joyce Moreno e Tiê (Crédito: Divulgação)

“Marcelo Jeneci e Tiê estão no meu radar faz tempo, são dois jovens e talentosos artistas, com quem vou ficar muito feliz em trocar sons e experiências. Aguardando com alegria este encontro!”

No dia 15, Fernanda Takai encerra a edição carioca ao lado de Juliana Linhares e Vanessa Moreno. 

“Cantar com Juliana Linhares e Vanessa Moreno será uma linda oportunidade para eu me conectar mais de perto com esses dois enormes talentos do cenário brasileiro. Estou muito feliz!”

Festival Dupla de Três também passará por São Paulo em setembro

Vanessa Moreno, Fernanda Takai e Juliana Linhares - Festival Dupla de Três
Vanessa Moreno, Fernanda Takai e Juliana Linhares (Crédito: Divulgação)

Após a temporada no Rio de Janeiro, o Festival Dupla de Três segue para São Paulo, com mais quatro encontros musicais previstos para setembro. A programação paulista ainda não foi divulgada, mas manterá o mesmo formato de trios inéditos, presença direta dos artistas no palco e entrada gratuita.

Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, o evento faz parte da programação da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, localizada no Centro da capital fluminense. O espaço tem se consolidado como um ponto de valorização da música brasileira em formatos acessíveis e inovadores.

SERVIÇO

[Música] FESTIVAL DUPLA DE TRÊS

Datas: 12 a 15 de agosto de 2025 (terça a sexta-feira)

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

Endereço: Av. República do Paraguai 230 – Centro, Rio de Janeiro / RJ

Horário: 19h

Distribuição de senhas na bilheteria do teatro 1h antes do show.

Informações: (21) 3083-1785 | @uhuuu_music l @canalpapodemusica| caixacultural.gov.br

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência e acessos especiais

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal


PROGRAMAÇÃO

12/08 (terça) | Suricato + Ana Cañas convidam Zé Renato

13/08 (quarta) | Mahmundi + Cícero convidam Letrux

14/08 (quinta) | Marcelo Jeneci + Tiê convidam Joyce Moreno

15/08 (sexta) | Juliana Linhares + Vanessa Moreno convidam Fernanda Takai


EVENTO GRATUITO

  • Leia mais: