A Deezer lançou oficialmente a nova fase do Deezer Next 2025, seu programa original de apoio a artistas emergentes. Com uma reformulação estrutural, a iniciativa ganha agora o Canal Next, um espaço editorial fixo e atualizado mensalmente, voltado exclusivamente à promoção de novos talentos da música brasileira. O canal traz ainda playlists segmentadas por gênero, com curadoria humana e foco em diversidade.
Desde sua criação, o Deezer Next já contribuiu para acelerar a carreira de nomes como Pedro Sampaio, Rachel Reis, Melly, Diego e Victor Hugo e Cynthia Luz. Agora, o novo formato amplia a abrangência e visa consolidar a plataforma como referência na descoberta de vozes brasileiras ainda em ascensão.
Curadoria humana como diferencial
Em um momento de intensa disputa entre plataformas de streaming, o diferencial da Deezer está na aposta declarada na curadoria feita por pessoas, não algoritmos. A equipe editorial da empresa é responsável pela seleção dos artistas e gêneros que compõem o canal.
“Na Deezer, estamos constantemente em busca de novas maneiras de dar visibilidade e impulsionar artistas em ascensão. Em 2025, com o lançamento do Next, enxergamos a oportunidade ideal para ampliar o apoio oferecido pelo programa e alcançar ainda mais talentos promissores. O canal contará com atualizações frequentes ao longo do ano e nossa expectativa é que ele se torne um espaço onde nossos usuários possam descobrir — e se encantar por — seus próximos artistas favoritos”, afirmou Romar Sattler, editor-chefe da Deezer na América Latina.
A estrutura reformulada inclui a criação de mais de dez playlists, que contemplam desde gêneros populares como funk, pop e sertanejo, até nichos como gospel, R&B, forró e MPB alternativa.
“Nossos editores acompanham de perto as novidades do cenário musical nacional, sempre atentos a todos os gêneros. Por isso, a criação dessas playlists aconteceu de forma bastante orgânica, com o objetivo de contemplar desde os estilos mais populares até aqueles que, mesmo com menos visibilidade, têm um papel fundamental na movimentação da cena independente e na diversidade cultural do país”, explicou Romar.
Diversidade e representatividade no centro da proposta

A primeira artista destacada da nova fase é a dupla Irmãs de Pau, que representa os gêneros pop e funk com letras provocativas e forte presença cênica. Com discurso voltado às pautas LGBTQIAPN+, a escolha da dupla indica a direção editorial do novo Deezer Next.
“Cada artista tem uma trajetória única ao iniciar sua carreira, e isso é um fator que consideramos com cuidado ao selecionar os nomes que farão parte do programa. A Deezer já promove, ao longo do ano, diversas ações voltadas à diversidade e à inclusão — valores que também estão no coração do Next. Nosso objetivo é refletir, por meio dessa curadoria, toda a pluralidade e riqueza da arte brasileira”, acrescentou Romar.
Além do destaque editorial, os artistas participantes também podem ser convidados para festivais e campanhas de parceiros. A Deezer já viabilizou presenças no MITA Festival e no Circuito Sertanejo, e pretende expandir essas oportunidades em 2025.
Audiovisual como ferramenta de engajamento

O lançamento da nova edição também marca o encerramento da temporada de 2024, celebrada com a publicação de dois mini documentários sobre as artistas Thauane e Ajuliacosta, disponíveis no canal oficial da Deezer no YouTube.
“Os artistas nunca são só suas obras, mas são também grandes histórias. Como eles sonharam, como lutaram, como foi o processo – sempre cheio de altos e baixos – para ‘chegar lá’… tudo isso merece ser contado. Todos eles têm muito o que dizer e foi com o nosso desejo de jogar isso ‘para o público’ que nasceu a ideia de fazer os mini documentários”, explicou Laura Capanema, senior creative content strategist LATAM e diretora dos mini docs Deezer Next.
“Ainda que seja necessário fazer vários cortes nas entrevistas (afinal, são apenas 5 minutos de vídeo), esse material é muito importante para compor o mosaico diverso e rico que é a nossa própria seleção dos Deezer Nexts, com toda sua pluralidade de gênero musical, contexto, raça e inserção social. Sendo assim, esse tipo de conteúdo complementa a estratégia de forma semântica, pois compõe as histórias que queremos contar, como também numérico: é uma forma de usarmos o YouTube como plataforma de divulgação e alcançarmos mais pessoas. Na temporada anterior do Deezer Next percebemos que as pessoas querem, sim, assistir a vídeos mais ‘longos e robustos’, já que colecionamos centenas de milhares de views em cada vídeo”, complementou.
Conexão com o futuro da plataforma
Ao ampliar o programa e investir em ações dentro e fora do digital, a Deezer busca se posicionar como uma plataforma que valoriza não apenas o consumo, mas o desenvolvimento artístico e cultural no Brasil.
“Nosso propósito é gerar um impacto positivo na vida das pessoas — seja por meio dos artistas e campanhas com os quais escolhemos nos envolver ao longo do ano, seja no dia a dia dos nossos usuários. Essa missão está diretamente conectada com o futuro que enxergamos para a Deezer: ser uma plataforma que oferece experiências inesquecíveis, tanto no ambiente digital quanto fora dele”, disse Romar Sattler.
A nova fase do Deezer Next também responde à crítica frequente de que o mercado prioriza algoritmos e rankings em detrimento de trajetórias artísticas mais complexas ou com menos visibilidade imediata.
“Com o novo Next, reforçamos nossa crença de que a curadoria humana tem um papel fundamental na valorização de artistas que, muitas vezes, não encontrariam espaço apenas por métricas de consumo. Porque, no fim das contas, música é expressão, identidade — e não só números ou posições nos charts. Diante de um cenário musical em constante transformação, o programa busca ir além do digital, oferecendo oportunidades concretas dentro e fora das plataformas. Isso inclui desde a participação em grandes festivais — como já fizemos com o MITA e o Circuito Sertanejo — até colaborações com parceiros comerciais, sempre que fizer sentido para o artista e sua trajetória”, completou o editor-chefe.
Com mais de uma centena de artistas já apoiados desde o início do projeto, o Deezer Next consolida sua nova fase com ambição editorial, aposta em diversidade e um modelo de apoio artístico que pretende ir além do streaming.
- Leia mais:
- MICBR 2025 registra número recorde de inscrições com destaque para música, audiovisual e artesanato
- Claudia Leitte leva ‘Intemporal’ aos palcos com turnê intimista pelo Brasil
- Deezer Next 2025 lança nova fase com playlists segmentadas e curadoria de talentos em ascensão
- MC Hariel inaugura “Zaori”, produtora cultural com foco no desenvolvimento de jovens talentos da periferia
- Veigh quebra recordes com “Eu Venci o Mundo” e inaugura fase do Spotify no Brasil