Ecad distribui R$ 30,8 milhões em direitos autorais no Carnaval 2025

Segundo o Ecad, o valor representa crescimento de 35% em relação a 2024, apesar da inadimplência de organizadores de eventos.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Olodum leva Axé Music ao Carnaval de Salvador (Crédito: Agência Brasil)
Olodum leva Axé Music ao Carnaval de Salvador (Crédito: Agência Brasil)

“Ô abre alas que eu quero passar.” O pedido entoado por Chiquinha Gonzaga em 1899 segue atual para os criadores de música no Brasil, que seguem em busca de espaço e reconhecimento. Em maio deste ano, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) anunciou a distribuição de R$ 30,8 milhões em direitos autorais referentes ao Carnaval 2025, beneficiando mais de 11 mil compositores e artistas.

A folia é um dos momentos mais importantes para a arrecadação da música ao vivo e de rua no país, e os dados mostram que os criadores seguem no centro da festa. O valor distribuído representa um crescimento de 35% em relação a 2024, mesmo diante de um cenário marcado pela inadimplência de organizadores públicos e privados em várias regiões.

Inadimplência e direitos garantidos

Carnaval em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação)
Carnaval em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação)

Apesar da alta nos valores repassados, o Ecad alertou para o grande número de eventos carnavalescos que deixaram de pagar os direitos autorais devidos neste ano. A instituição, responsável por fiscalizar e distribuir a remuneração por execução pública de música no país, identificou diversas inadimplências entre festas de rua, desfiles e blocos.

“É nossa obrigação defender compositores, que fazem parte da gestão coletiva da música e têm os seus direitos garantidos pela legislação no Brasil. Já passou da hora de promotores de eventos compreenderem que não há mais espaço para esse tipo de inadimplência. Os autores de músicas tocadas nos eventos muitas vezes não estão no palco, como os intérpretes e músicos acompanhantes, e, por sua vez, não recebem cachês, destinado a quem participa dos shows”, declarou a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.

O Ecad é uma instituição privada e sem fins lucrativos, com atuação exclusiva no Brasil para arrecadar e distribuir direitos autorais de execução pública musical. Essa atuação cobre desde transmissões em rádio e TV até festas populares, shows, blocos de rua e estabelecimentos comerciais.

As músicas que embalaram a folia

O carnaval de rua de São Paulo cresce um pouco mais a cada ano. Fotos de: Paulo Guereta/SECOM
O carnaval de rua de São Paulo cresce um pouco mais a cada ano. Fotos de: Paulo Guereta/SECOM

A cada ano, o Ecad divulga também o ranking das músicas mais tocadas durante o Carnaval, com base na captação de áudio e nas listas enviadas por promotores de eventos. Em 2025, a campeã foi “Eva”, composta por Cartavetrata, UMTO e Ficarelli, sucesso de axé consagrado por bandas como Banda Eva e que segue popular em trios elétricos e blocos.

Outras músicas clássicas completam a lista: “Mamãe eu quero” (de Jararaca e Vicente Paiva), “Não quero dinheiro” (de Tim Maia) e “País tropical” (de Jorge Ben Jor) seguem firmes no imaginário do folião. Também entraram no top 10 faixas como “Me dá um dinheiro aí”, “Arerê”, “A jardineira”, “Baianidade nagô”, “Praieiro” e “Allah-lá-ô”.

A presença dessas obras mostra como o repertório de Carnaval combina tradição e renovação, com músicas lançadas há décadas ainda disputando espaço com composições mais recentes. A longevidade de certas faixas reforça o papel da festa como um dos principais palcos da música popular brasileira.

Valorização da cadeia criativa

Ecad lista compositores mais tocados no Brasil em 2024 - Dia do Compositor
Dia do Compositor: Ecad lista compositores mais tocados no Brasil em 2024 (Crédito: Freepik)

O Carnaval é uma das principais janelas de visibilidade para compositores e autores que, diferentemente dos intérpretes, muitas vezes não estão diretamente no palco, mas têm suas criações executadas repetidamente. Para esse grupo, a remuneração via Ecad é uma das únicas formas de reconhecimento financeiro.

A distribuição dos valores é baseada em registros de execução feitos durante a folia. As músicas tocadas em desfiles, blocos, shows e transmissões são monitoradas por tecnologia de captação e por listas enviadas por promotores de eventos. Quanto mais vezes uma música é executada, maior tende a ser o valor repassado aos seus autores.

Com o aumento de 35% na arrecadação e distribuição em 2025, mesmo com inadimplência de parte dos eventos, o Ecad reforça a importância da fiscalização e da conscientização sobre o respeito à lei do direito autoral. A expectativa é de que mais eventos passem a se regularizar nos próximos anos, garantindo que a cadeia criativa da música continue sendo sustentada também fora dos palcos.

Ranking das músicas mais tocadas no Carnaval 2025 segundo o Ecad

  1. Eva – Cartavetrata / UMTO / Ficarelli
  2. Mamãe eu quero – Jararaca / Vicente Paiva
  3. Não quero dinheiro – Tim Maia
  4. País tropical – Jorge Ben Jor
  5. Me dá um dinheiro aí – Ivan Ferreira / Homero Ferreira / Glauco Ferreira
  6. Arerê – Gilson Babilonia / Alaim Tavares
  7. A jardineira – Benedito Lacerda / Humberto Carlos Porto
  8. Baianidade nagô – Evandro Rodrigues
  9. Praieiro – Manno Góes
  10. Allah-lá-ô – Haroldo Lobo / Antonio Nássara
  • Leia mais: