Palcos Soundbeats e Soundbeats II no Rio2C reúnem Iza, Criolo, Gaby Amarantos e debates sobre música independente, rádio e intercâmbios culturais

Painéis entre os dias 27 e 30 de maio abordam criatividade, sustentabilidade artística, exportação da música brasileira e futuro do rádio híbrido no Rio2C.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Fabiane Pereira, Kamilla Fialho, Sandra Jimenez e Cris Falcão
Fabiane Pereira, Kamilla Fialho, Sandra Jimenez e Cris Falcão

O Rio2C 2025 reserva para os palcos Soundbeats e Soundbeats II uma série de encontros que conectam artistas, especialistas da indústria e jornalistas em torno de temas essenciais para o presente e o futuro da música. 

Com curadoria focada em diversidade estética, inovação e circulação de ideias, a programação traz destaques como Iza, Criolo, Gaby Amarantos, Ana Cañas e Pedro Sampaio, além de profissionais do Spotify, YouTube e Universal, entre outros.

A ideia em construção e a mente criativa de Iza

No dia 27/05, às 15h, o palco Soundbeats abre sua programação com o painel “Por Onde Anda Sua Cabeça?”, dirigido por Raoni Carneiro e protagonizado por Iza. A proposta é investigar o ponto de partida da criação artística, colocando em questão se uma ideia nasce como símbolo, impulso ou imagem. O encontro propõe uma reflexão sobre como se traduzem os sentimentos em conceito e forma artística.

A tensão entre delírio e controle, entre impulso e intenção, atravessa a conversa, que explora os bastidores do pensamento criativo de uma das vozes mais proeminentes da música brasileira atual. O painel se alinha a outras propostas do evento que buscam entender o processo artístico como experiência mental e sensorial.

Independência, redes e sustentabilidade artística no Rio2C

No dia 28/05, às 10h30, o palco Soundbeats recebe o painel “O Novo Modelo de Carreira Independente”, com Carolina Alzuguir (Spotify Brasil), Felippe Llerena (ABMI), Kamilla Fialho (K2L) e Alana Leguth (KondZilla e HERvolution). O encontro debate como os artistas estão redesenhando seus caminhos fora dos modelos tradicionais da indústria, articulando redes, plataformas e autonomia criativa.

O painel aborda ainda os diferentes perfis de artistas independentes, desde os que atuam em nichos até os que alcançam grande visibilidade. A troca entre representantes de plataformas, empresárias e agentes culturais busca desenhar um mapa possível de sustentabilidade no cenário atual.

Gaby Amarantos, Criolo, IZA e Pedro Sampaio estrão no Rio2C
Gaby Amarantos, Criolo, IZA e Pedro Sampaio

A mente no fluxo da criação musical

Também no dia 28, às 16h, o Soundbeats será palco do painel “O Estado Flow da Criatividade”. Participam Criolo, Duda Beat, o mentor Cadu Lemos (Projeto FLOW) e a musicoterapeuta Marly Chagas (UFRJ), numa conversa que une arte, ciência e percepção para explorar os estados de fluxo durante o processo criativo.

A proposta é entender o que acontece no cérebro no momento exato da criação, analisando o transe artístico a partir de vivências musicais e conhecimento técnico. O painel no Rio2C reúne diferentes olhares para refletir sobre o que impulsiona o ato criativo e como ele pode ser cultivado e compreendido.

Intercâmbios entre Brasil e América Latina

O palco Soundbeats II no Rio2C recebe no dia 28/05, às 14h30, o painel “A Consolidação da Relação da Música Brasileira e Latino-Americana”, com Pedro Sampaio, Mariana Madjarof (Access Mídia), Juan Manuel Rotulo (Spotify) e Ludmilla Correia (Billboard Brasil). A conversa se propõe a mapear os caminhos que artistas, plataformas e selos vêm trilhando para ampliar o intercâmbio entre mercados musicais do continente.

Além de oportunidades comerciais, o painel discute os desafios culturais e estruturais que ainda impedem uma circulação mais fluida entre artistas latinos e brasileiros. A proposta é pensar formas concretas de colaboração, promoção cruzada e fortalecimento mútuo.

Visibilidade do Norte no pós-COP 30

No dia 29/05, às 14h30, o painel “O Futuro da Música do Norte Pós COP 30” será apresentado no palco Soundbeats. A conversa reúne Gaby Amarantos, Marcelo Damaso (Se Rasgum) e Silvio Essinger (O Globo) para discutir como o evento climático, que acontecerá em Belém, pode impactar a visibilidade da cultura nortista.

O painel parte da ideia de que eventos globais como a COP 30 podem gerar atenção não apenas ambiental, mas também cultural. O encontro busca traçar estratégias para aproveitar esse momento de projeção internacional e construir políticas e iniciativas de longo prazo para os artistas da região.

Estratégias de exportação da música brasileira

Também no dia 29/05, às 11h45, no palco Soundbeats II, o painel “O Que Temos de Novo Sobre Exportação da Música Brasileira” reúne Sandra Jimenez (YouTube Music), Lucas Sorgini (Universal Music Publishing), Cris Falcão (Virgin Music Group) e Felipe Martinez (Stellar Music). O tema central é como conectar o Brasil com o mercado latino e global de forma estratégica e eficaz.

A discussão passa por playlists editoriais, acordos de publishing, redes internacionais de distribuição e branding. Os convidados apresentam cases e soluções que vêm sendo aplicadas para ampliar o alcance da música brasileira no exterior, tanto em nichos quanto no mainstream.

O rádio híbrido e as novas audiências

Encerrando a programação, o painel “Rádio Híbrido — Conteúdo e Interatividade para Novas Audiências” acontece no dia 30/05, às 11h45, no palco Soundbeats. Com mediação da jornalista Fabiane Pereira, participam a cantora Ana Cañas, o compositor Jorge Vercillo e a especialista em marketing Marcela Maia (Biscoito Fino).

A proposta é discutir como a junção de rádio tradicional, digital e internet tem mudado a forma como artistas se conectam com o público. O chamado rádio híbrido oferece uma experiência mais interativa, com possibilidades de segmentação e conteúdo em tempo real, aproximando os ouvintes das novas produções musicais.

Serviço

Todos os painéis do Soundbeats e Soundbeats II acontecem no Rio2C 2025, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 e 30 de maio. A programação completa, local dos palcos e detalhes sobre credenciamento estão disponíveis no site oficial do evento: rio2c.com.

Painéis destacados:

  • 27/05, 15h – “Por Onde Anda Sua Cabeça?” – Palco Soundbeats
  • 28/05, 10h30 – “O Novo Modelo de Carreira Independente” – Palco Soundbeats
  • 28/05, 14h30 – “Música Brasileira e Latino-Americana” – Palco Soundbeats II
  • 28/05, 16h – “O Estado Flow da Criatividade” – Palco Soundbeats
  • 29/05, 11h45 – “Exportação da Música Brasileira” – Palco Soundbeats II
  • 29/05, 14h30 – “Música do Norte Pós COP 30” – Palco Soundbeats
  • 30/05, 11h45 – “Rádio Híbrido” – Palco Soundbeats
  • Leia mais: