Movimento ADT lança o EP “Rua Expressa” com jovens talentos impactados pelo projeto

Trabalho realizado pelo Movimento ADT e produzido a partir de oficinas musicais dentro do Degase-RJ apresenta cinco faixas inéditas e reforça o potencial da arte como ferramenta de transformação.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Movimento ADT lança o EP “Rua Expressa” (Crédito: Divulgação)
Movimento ADT lança o EP “Rua Expressa” (Crédito: Divulgação)

O Movimento ADT, iniciativa que utiliza a música urbana como meio de engajamento e educação para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, lança nesta quinta-feira (20) o EP “Rua Expressa”. O projeto é resultado de oficinas realizadas dentro do Degase-RJ (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), reunindo quatro jovens talentos para um trabalho que traduz suas vivências e trajetórias por meio do hip hop, rap, trap, funk e R&B.

O EP traz cinco faixas inéditas e conta com a produção musical de Nobru (Oriente), CMK, Gabriel Maré e FLHdaPXT. Entre os destaques, a obra apresenta sonoridades que passam pelo Boombap, R&B, TrapSoul e Rap Clássico, refletindo a diversidade da cena musical carioca. 

Além disso, a iniciativa tem o apoio dos artistas Mathiolo Caminha (Oriente e 1Kilo), DJ Saci (Oriente), Knust e MZ (ex-integrantes do coletivo 1Kilo), que lideram o Movimento ADT desde sua criação em 2021.

A formação do EP e os jovens artistas

“Rua Expressa” é composto por quatro faixas solo e um cypher, valorizando tanto a individualidade dos jovens músicos quanto a coletividade do projeto. Cada artista traz sua própria identidade para as composições, resultando em um trabalho autêntico e representativo.

Entre os participantes, Souzza, MC natural de Niterói, assina a faixa “Melhor Que Ontem”, em parceria com Knust e MZ, trazendo referências do trap e letras que resgatam sua trajetória. Já MG Fox, reconhecido por sua habilidade com as palavras, apresenta “Hey Jhow”, música que evidencia seu domínio das metáforas e um flow marcante.

A artista Indy, de Rio das Ostras, traz um olhar autêntico em “Queen B”, composta em colaboração com Knust. Suas letras refletem sua visão de mundo, mantendo um tom sincero e direto. 

Por fim, Dafé, do Morro do Chapadão, expressa suas aspirações e vivências com intensidade em sua interpretação, apostando na construção de letras que refletem seus objetivos e sonhos.

Movimento ADT e a transformação pela música

Indy Souzza Dafe e MG Fox Movimento ADT
Indy, Souzza, Dafé e MG Fox – Movimento ADT (Crédito: Divulgação)

Desde sua criação, o Movimento ADT tem como foco usar a música como ferramenta de resgate social e expressão artística. A iniciativa nasceu a partir das experiências de Mathiolo Caminha, que começou realizando palestras no Degase-RJ e identificou a necessidade de um trabalho mais estruturado dentro das unidades. Com a colaboração de DJ Saci, Knust e MZ, o projeto tomou forma e se consolidou como uma plataforma de formação e desenvolvimento de novos talentos.

“Nosso objetivo com ‘Rua Expressa’ é mostrar a concretização do caminho percorrido por esses jovens durante as oficinas das quais eles participaram de forma ativa, contribuindo com suas ideias e debatendo sobre música, artes e cidadania. Eles foram impactados por uma cultura que já faz parte de seu cotidiano, mas que nunca olharam para ela como forma de falar sobre aquilo que estavam sentindo, sobre os seus diferenciais, as características que fazem deles únicos. Tudo no EP tem um pedacinho de cada um deles. Da construção das melodias à produção. Estamos aqui para impulsionar e mostrar ao mercado que a autenticidade da rua segue viva e, além de tudo, profissional”, destaca DJ Saci, correalizador do Movimento ADT.

Além das oficinas dentro do Degase-RJ, o Movimento ADT também promove ações voltadas à música, cidadania e arte, criando espaços de diálogo e oportunidades para jovens talentos que, muitas vezes, não teriam acesso ao mercado musical.

Lançamento e impacto na cena musical

O EP “Rua Expressa” já está disponível nas plataformas de streaming. O evento de lançamento acontece nesta quinta-feira, às 19h, na Embrazza Casa Criativa, em Botafogo, Rio de Janeiro, e contará com participações especiais de artistas da cena urbana, como Knust, MZ, Nissin (Oriente), Lis MC, Realleza, Chris Beats, DJ Gabs, Daniel Shadow, DJ Saci (Oriente) e Marechal.

Com a proposta de unir arte, identidade e transformação social, o Movimento ADT segue fortalecendo sua atuação na cena musical e abrindo portas para jovens artistas. O lançamento do EP reforça como a música pode ser um canal acessível e potente para a expressão de novas narrativas, conectando talento, cultura e possibilidades de futuro.

Leia mais: