Exclusivo: Awal, distribuidora da Sony Music, encerra operações no Brasil

Adquirida pela Sony Music em 2021, a Awal utiliza a tecnologia de distribuição da The Orchard e possui atuação voltada para artistas e selos independentes
Picture of Láisa Naiane
Láisa Naiane
Logos da Sony Music e AWAL, representando a conexão entre a gravadora e a plataforma de distribuição musical. Essenciais para artistas em busca de visibilidade.
Awal, distribuidora do grupo Sony Music, encerra atuação no Brasil. Foto: Divulgação

A Awal, distribuidora musical adquirida pela Sony Music em 2021, encerrou as suas operações no Brasil. Segundo fontes próximas, o anúncio foi recebido com surpresa pelos artistas e suas equipes que utilizavam os serviços da empresa. Procurada, a Sony Music Brasil não quis se pronunciar sobre o caso.

Atualmente, fazem parte do grupo Sony Music com atuação no Brasil: The Orchard, Som Livre, Altafonte, Sony Music Publishing além da própria gravadora, a Sony Music Brasil. A Awal permanece com sua atuação presente em outros países, com escritórios globais em 12 localidades, incluindo Nova York, Londres, Madrid e Paris. No Brasil, a companhia possuía sede em São Paulo.

Histórico da parceria Awal e Sony Music

Em fevereiro de 2021, a Sony Music Entertainment (SME) firmou um acordo definitivo com a Kobalt Music Group Ltd (Kobalt) para adquirir as operações de música gravada da Kobalt, incluindo a AWAL, uma provedora de serviços para artistas independentes, e a Kobalt Neighbouring Rights, uma agência de cobrança de direitos de execução para artistas e gravadoras independentes em todo o mundo.

Com o acordo, a AWAL e a Kobalt Neighbouring Rights se tornaram uma nova divisão dentro do conjunto de ofertas de serviços para artistas e gravadoras independentes da Sony Music Entertainment e passaram a utilizar a tecnologia e rede da empresa de distribuição musical independente da Sony Music Enterainment, a The Orchard. O executivo Lonny Olinick permaneceu como CEO da AWAL.

A AWAL — criada para fornecer serviços globais para artistas independentes, ao mesmo tempo em que oferece acordos exclusivos e flexíveis — continuou, após o acordo com a Sony Music, a assinar, desenvolver e comercializar seus próprios artistas. Os serviços da AWAL incluem marketing global, parcerias criativas, de sincronização e de marca, promoção e distribuição de rádio, bem como acesso a análises musicais abrangentes em tempo real.

Ao fazer o anúncio em 2021, Rob Stringer, presidente do Sony Music Group, disse:

“Nosso investimento no crescimento contínuo da AWAL nos dá outro nível de serviço para oferecer à comunidade musical independente. Com suas soluções flexíveis para construir carreiras artísticas, juntos ofereceremos aos criadores escolhas mais interessantes para se conectar com seu público em todo o mundo.”

Rob Stringer CEO da Sony Music
Rob Stringer, CEO da Sony Music. Foto: Divulgação

Brad Navin, CEO da The Orchard, comentou: “As ofertas abrangentes, a presença global e a tecnologia da The Orchard contribuirão para o sucesso contínuo da AWAL. Daremos a mais artistas uma solução global transparente e acesso a vários pontos de contato para lançar suas músicas da maneira que escolherem.”


Por fim, Lonny Olinick, CEO da AWAL, disse: “A equipe da AWAL permitiu que artistas entregassem sua visão criativa de forma futurística desde o início. Agora, como parte do ecossistema global da Sony, podemos expandir drasticamente essa visão para eles. Também estamos animados para desenvolver nossos direitos vizinhos inovadores, bem como plataformas DIY com suporte estendido da The Orchard.”

  • Leia Mais