Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Facebook Twitter Youtube
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

Catálogos, a bola da vez

Foto de Redação
Redação
  • 31/03/2021
  • 12:07
  • Tempo de leitura: 2 min

Tenho visto tantas negociações sobre catálogos e acho um movimento interessante para a indústria criativa. Mas, afinal, o que estamos vendendo e para quem?

Sou uma fã de catálogos pelo meu histórico à frente de uma das maiores Editoras Independentes do Brasil e de tudo que vivenciei nesse projeto. E o que mais carrego é a importância que um catálogo representa.

As vezes reflito sobre a dificuldade em quantificar e precificar devido a “intangibilidade” desse ativo, afinal não é commodity e o mundo atual, com a democratização da exploração dos conteúdos, trouxe infinitas possibilidades de comercialização, mas ainda sem uma garantia real de resultados.

Em tempos de “lançamentos”, “novidades” e “posições em charts”, a porção mais valiosa do nosso ativo cultural virou moeda de troca. Está errado? Não. Mas vender um catálogo pode ser uma oportunidade de monetização imediata em tempos obscuros. Respeito quem compra, respeito quem vende, mas quando me consultam sempre coloco lado A e lado B.

Estamos fazendo esse valuation em uma situação atípica, tudo pode mudar num futuro próximo, novos acordos, possível ajuste em monetização, então calma. Avalie, analise, consulte, repense. A musica é o ativo dos compositores e dos artistas + produtores fonográficos, negociar na crise é sempre arriscado. Afinal, a regra básica que aprendi na faculdade de Economia, lei da oferta e procura, não é Jean-Baptiste Say?

Viva a música atemporal! E que bons negócios aconteçam respeitando direitos de quem as criou.

Quer saber mais sobre Cris Falcão?

Clica aqui para ler a entrevista completa com a executiva no quadro Gente.Biz, que traz histórias e cases de grandes nomes da indústria da música. Durante a entrevista, Cris revela detalhes sobre como vem transformando desafios em grandes oportunidades durante a sua trajetória e como se tornou referência no meio da música.

____________
Cris Garcia Falcão é executiva da Indústria Musical há mais de 15 anos. Atualmente é Diretora Administrativa da Ingrooves Music Group Brasil.

Compartilhe

Leia também...

Coca-Cola lança selo musical ‘real thing records’ em parceria com a Universal Music Group

Marina Sena ganha destaque na plataforma global Spotify for Artists

Algohits investe em blockchain, merch e expansão territorial para fortalecer o mercado independente

Sony Music Brasil forma jovens de comunidades para o mercado da música em parceria com o Camp Mangueira

Galinha Pintadinha completa 100 semanas no Top 10 da Netflix
  • Acontece no Mercado

Galinha Pintadinha entra para a história como o único conteúdo brasileiro com 100 semanas no Top 10 da Netflix

Relevação do pagode, BG assina contrato com a Warner Music Brasil
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Relevação do pagode, BG assina contrato com a Warner Music Brasil

Escult oferece curso de Sonorização - Crédito Pixabay
  • Acontece no Mercado

Curso gratuito ensina produção musical digital com inscrições até 13 de agosto

Jonatha e Cristiano
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Altafonte assina com Jonatha e Cristiano para distribuição e estratégia de lançamentos

'Petra Zuca A Casa da Música Brasileira, iniciativa de Talita Morais e Marina Sena, lança edital para descobrir novos talentos musicais
  • Mundo Da Música

Edital Petra Zuca 2025 encerra inscrições com mais de 1000 artistas participantes

Brian Wilson (Crédito: Wonker)
  • Acontece no Mercado

Adeus a Brian Wilson: entenda como o ‘Beach Boy’ mudou a música para sempre

Lagum com a equipe da The Orchard (Crédito: Divulgação)
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Lagum assina com a The Orchard e anuncia nova fase com disco inédito e turnê internacional

Logo Paralogy
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Paralogy estreia no mercado como nova distribuidora musical digital com foco em estratégia, tecnologia e transparência

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram Facebook X-twitter Youtube

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por