[gtranslate]

YouTube lança novo ‘Analytics for Artists’ com dados de desempenho mais completos

 O Analytics for Artists está disponível no YouTube Studio e o painel inclui vários recursos que prometem monitorar o ecossistema do YouTube em tempo real. Saiba mais.
Picture of Redação
Redação

O YouTube lançou hoje (7) uma nova ferramenta de dados chamada “Analytics for Artists”, que permite que os artistas e suas equipes monitorem dados de público, alcance global e desempenho em todo o ecossistema do YouTube em tempo real.

O YouTube descreve o Analytics for Artists como a “visão mais abrangente e completa do público, alcance e desempenho globais de um artista” em toda a plataforma e promete que “dotará os artistas e suas equipes com o conhecimento necessário para tornar as informações e planos estratégicos de lançamento ”. O Analytics for Artists está disponível no YouTube Studio e o painel inclui vários recursos.

Em primeiro lugar, o YouTube diz que a ferramenta “Alcance total” proporcionará aos artistas e suas equipes “a visão mais abrangente de como sua música está alcançando o público” em toda a plataforma.

Isso inclui vídeos enviados para o canal oficial de um artista, mas também vídeos criados e compartilhados por fãs, formadores de opinião e colaboradores que contêm a maioria das gravações do artista.

Enquanto isso, o novo recurso “Detalhes da música” mostra todos os vídeos criados para uma música específica no catálogo de um artista e que contêm a maior parte da gravação de uma música.

Isso inclui envios oficiais, mas também vídeos de letras criados por fãs, versões de capa, vídeos de dança etc.

Em média, de acordo com o YouTube, os 1.000 principais artistas da plataforma obtêm mais de 20% de suas visualizações elegíveis no gráfico a partir de vídeos criados por usuários.

No último ano, o YouTube divulgou uma série de estudos falando sobre o papel do “Ecossistema Musical” e as diferentes formas de consumo de uma música no YouTube, principalmente, pela Geração Z. Clique aqui e saiba mais.

Em entrevista ao Music Business Worldwide, Chris Clark, gerente de produto do YouTube, disse: “Desenvolvemos o [Analytics for Artists] a partir dos primeiros princípios sobre como um artista experimenta o YouTube. A maneira como os criadores divulgam as coisas e a maneira como os artistas divulgam as coisas são realmente diferentes.

Se você pensar na jornada dos trabalhos criativos de um artista, há o áudio e o upload para o YouTube. Temos o YouTube Music e, em seguida, há o videoclipe premium que é obviamente um trabalho criativo realmente importante para o artista.

Mas vamos dizer que a gravadora faz um lyric video, ou algum tipo de vídeo teaser e [o artista] pode fazer colaborações ou trabalhar com um canal de criadores de opinião. Depois, há vídeos de fãs e o ecossistema de listas de reprodução que está no YouTube.

Nós realmente queríamos criar um produto com isso em mente, apesar de respeitarmos o entendimento do que o YouTube é nativo. Eu acho que é do conhecimento geral que no YouTube você tem um canal e nesse canal você tem vídeos.

[Queríamos] garantir que possamos dar aos artistas o melhor dos dois mundos; o poder de possuir seu próprio canal no YouTube, além de entender que existe um ecossistema inteiro de criadores trabalhando com sua música e ampliando isso. Queríamos criar algo super abrangente, mas também acionável, uma vez que os artistas têm seus próprios canais”, afirma Clark.

O YouTube afirma que os recursos adicionais do Analytics for Artists serão lançados em breve.

Confira abaixo todas as funcionalidades da nova plataforma: