[gtranslate]

Warner Music assina contrato com empresa que cria álbuns musicais através de algoritmos

Picture of Redação
Redação
Reprodução

A relação entre música e tecnologia é um diálogo que dura anos: há os que defendem a simbiose, outros, que condenem a territorialização da tecnologia da música afirmando que além de limitar a criatividade, fortalece o crescimento da ‘produção em série’ que objetiva apenas os resultados comerciais ao invés da valorização da arte.

Mesmo com essas discussões, o mercado está diante da dinâmica do mundo digital e os milhares de dados que são analisados em tempo real. Estamos conectados a redes invisíveis que fornecem muito conteúdo e distribuem canções em uma proporção que há apenas 15 anos, apresentava uma dinâmica completamente diferente.

Com informações do Music Business Worldwide, a Warner Music Group assinou contrato com a Endel, uma empresa de aplicativo de som para redução do estresse. A empresa lançará 20 álbuns ao longo de 2019.

Por meio da parceria de distribuição (originalmente assinada em janeiro) com a divisão Art Music do WMG, a Endel já lançou os cinco primeiros álbuns da série ‘Sleep’ intitulada ‘Clear Night’, ‘Rainy Night’, ‘Cloudy Afternoon’, ‘Cloudy Night’ e ‘Foggy Morning’ no Apple Music, Spotify, Google Play e Deezer.

 

 

A Warner lançará os álbuns restantes da Endel para os modos ‘Focus’, ‘Relax’ e ‘On-the-Go’ até o final do ano.

“Esta nova integração na interseção de interfaces de voz, sondas adptativas e neurociência é outro passo-chave na expansão do nosso ecossistema de múltiplos dispositivos”, diz Oleg Stavitsky, fundador e CEO da Endel.

Endel é descrito como um aplicativo que “produz sons personalizados para ajudá-lo a se concentrar e relaxar”, usa entradas pessoais como hora do dia, localização, frequência cardíaca e clima para criar freqüências de som personalizadas para melhorar o humor de uma pessoa em relação ao sono, relaxamento e foco.

Kevin Gore, presidente da Divisão de Artes da Warner Music Group, disse em janeiro: “Sou fã da Endel desde que a Techstars Music chamou a atenção da empresa.”

O Techstars Music é um acelerador de startups liderado pela Techstars e por grandes empresas do mundo da música: Warner Music Group, Peloton, Silva Artist Management, Bill Silva Entertainment, QPrime Management, Concord Music, Avex Inc., Royalty Exchange e RecoChoku.

A empresa investiu US$ 120 mil em 10 consideradas melhores startups relacionadas à música de todo o mundo. Eles fornecem escritórios em Los Angeles e acesso a mentores e investidores do mundo da música.

“Suas composições inovadoras fornecem experiências de audição únicas que serão apresentadas a um público maior por meio do amplo alcance dos recursos de marketing e distribuição da divisão Arts Music.Tenho certeza de que os ouvintes que curtem esses novos álbuns se beneficiarão com a redução da ansiedade e a melhoria do humor.”, diz Gore.

O aplicativo alcançou o primeiro lugar no ranking de aplicativos gratuitos para dispositivos iOS no Japão e foi lançado em novembro.