Com intercâmbio entre Brasil e Portugal, UBC e SPA lançam 2ª temporada da série ‘Songcamp Por Elas Que Fazem A Música’

O projeto, que estreia nesta quinta-feira, 18 de setembro, traz novas vozes, histórias e composições, além de um reencontro emocionante com as artistas que participaram da primeira edição do Songcamp Por Elas Que Fazem a Música
Foto de Láisa Naiane
Láisa Naiane
UBC e Sociedade Portuguesa de Autores lançam segunda temporada da série Songcamp Por Elas Que Fazem A Música, com intercâmbio Brasil - Portugal
UBC e Sociedade Portuguesa de Autores lançam segunda temporada da série Songcamp Por Elas Que Fazem A Música, com intercâmbio Brasil - Portugal. Foto: Isabelle Índia/Divulgação

A União Brasileira de Compositores (UBC) e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) lançam a segunda temporada da série “Songcamp Por Elas Que Fazem A Música”, que estreia nesta quinta-feira (18) e seguirá com novos episódios até outubro, no canal do YouTube da UBC e redes sociais da SPA. O projeto traz novas vozes, histórias e composições, além de um reencontro emocionante com as artistas que participaram da primeira edição do projeto.

Songcamp Por Elas que Fazem a Música: reencontro com as artistas da primeira edição

No dia 16 de setembro, estreou o episódio Reencontro – Songcamp Por Elas Que Fazem A Música, registrando a volta ao Sonastério, em Minas Gerais, das dez artistas que fizeram parte da primeira temporada da série: King Saints, Luiza Brina, Letícia Fialho, Lio Soares, Nath Rodrigues, Livia Nery, Coral, Ju Strassacapa, Larissa Umaytá e Bruna Souza. No episódio, elas compartilham como o projeto impactou suas carreiras, as parcerias profissionais e pessoais que surgiram a partir dele e gravam, em clima de celebração, uma versão acústica da música “Deixa Florescer”, criada e lançada na primeira edição do Songcamp Por Elas que Fazem A Música.

Segunda temporada: intercâmbio Brasil-Portugal

Dois dias depois, nesta quinta-feira, 18 de setembro, vai ao ar o primeiro episódio da segunda temporada do Songcamp Por Elas que Fazem a Música, desta vez realizado em parceria inédita com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). O projeto nasceu como desdobramento do relatório “Por Elas Que Fazem a Música”, criado em 2018 pela UBC para mapear a presença das mulheres no mercado musical brasileiro.

Após a primeira edição em 2024 no Sonastério, o projeto ganhou novas dimensões em São Paulo ao reunir artistas brasileiras — Aiyra, Neila Kadhí, Dandara Manoela, Cristal, Kaê Guajajara, Bixarte e Pri Azevedo — e portuguesas — Jéssica Pina, Nayr Faquirá e Sofia Hoffmann — para um intercâmbio cultural e criativo.

Ao longo do encontro, as participantes transformaram experiências, afetos e perspectivas em um repertório autoral e diverso. O resultado foi um mosaico musical potente, que vai além de qualquer viés comercial e reflete a pluralidade das vivências femininas, celebrando a arte como espaço de encontro e expressão.

Paula Lima, Presidente da UBC, comemora a continuidade do projeto e a importância da sua existência:

“O Song Camp Por Elas Que Fazem a Música é um orgulho para a UBC! Criado para dar visibilidade ao talento feminino no mercado fonográfico, o projeto é guiado por empoderamento, criatividade e representatividade. O single lançado é a prova de que união e força feminina geram músicas potentes, emocionantes e transformadoras. Parabéns a todas as associadas que fizeram história!”

Paula Lima, Presidente da UBC
Paula Lima, Presidente da UBC. Foto: Victor Affaro/Divulgação

“No ano em que a SPA comemora o seu centenário, é uma alegria a concretização deste projecto a convite da UBC, sociedade de autores com quem partilhamos o desígnio da Lusofonia e celebramos o papel das mulheres na Cultura”, comemora Paula Martins Cunha, CEO da Sociedade Portuguesa de Autores.

Paula Martins Cunha, CEO da Sociedade Portuguesa de Autores
Paula Martins Cunha, CEO da Sociedade Portuguesa de Autores. Foto: Reprodução/LinkedIn

Mila Ventura, coordenadora do projeto, celebra a realização da segunda temporada:

“O Por Elas Que Fazem a Música é um projeto pioneiro porque ele começou como um levantamento inédito sobre a presença feminina na música e rapidamente se tornou referência para o mercado. Mas entendemos que era preciso ir além, e por isso criamos o Songcamp Por Elas Que Fazem a Música: primeiro reunindo dez artistas para um processo criativo coletivo e, agora, promovendo uma segunda edição com a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), ampliando o projeto para um intercâmbio cultural entre brasileiras e portuguesas.”

Mila Ventura, Head de Comunicação e Marketing da UBC
Mila Ventura, Head de Comunicação e Marketing da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação

Com essa nova edição, a UBC reafirma o compromisso com a valorização do talento feminino e com a criação de pontes culturais que ultrapassam fronteiras, fortalecendo o protagonismo das mulheres na música e ampliando o espaço para suas vozes, histórias e composições.

Lançamentos dos episódios da segunda temporada ‘Songcamp Por Elas que Fazem a Música

A segunda temporada da série contará com quatro episódios e uma estreia especial a cada semana, sempre no canal de YouTube da UBC:

  • 16/09 | Reencontro – Songcamp Por Elas Que Fazem A Música
  • 18/09 | Episódio 1
  • 25/09 | Episódio 3
  • 02/10 | Episódio 2
  • 09/10 | Episódio 4
  • 10/10 | Lançamento do clipe e da música criada pelas participantes da segunda temporada