A União Brasileira de Compositores (UBC) convida mulheres do mercado musical para participarem até esta sexta-feira, dia 14 de fevereiro, de um importante mapeamento que busca compreender a participação feminina na indústria da música. Utilizando como referência a base de dados da UBC, o objetivo da associação é fomentar um debate ainda mais amplo sobre o equilíbrio de gênero na música. Os dados coletados na pesquisa serão divulgados na oitava edição do relatório “Por Elas Que Fazem a Música”. Participe da pesquisa acessando aqui.
O último relatório do “Por Elas Que Fazem a Música”, evidenciou a necessidade de continuar promovendo mudanças, dando destaque tanto ao crescimento quanto aos desafios enfrentados pelas mulheres na música.
“Este relatório foi criado inicialmente com o objetivo de analisar o mercado da música para as mulheres e fomentar o debate na indústria musical. Desde 2018, é possível notar um avanço significativo, porém lento, nas conquistas de intérpretes, autoras, músicas acompanhantes e produtoras fonográficas. Hoje, enxergamos que, além de divulgar números que evidenciam a disparidade de gênero no mercado musical, a UBC tem a responsabilidade e o potencial necessário para colaborar com a mudança do cenário. A UBC abraça e apoia diversas ações em prol da igualdade de gênero, não só no mês de março, mas durante todo o ano. Mais que um compromisso, é um dos nossos valores”, aponta a UBC.
Para participar da pesquisa “Por Elas Que Fazem a Música” 2025, acesse aqui.
Relatório UBC – Por Elas Que Fazem a Música
A edição de 2024 do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela União Brasileira de Compositores (UBC), destaca o desafio contínuo para alcançar a igualdade de gênero no setor musical. O relatório fornece uma análise detalhada sobre a participação feminina na indústria fonográfica, revelando um dado alarmante: apesar do aumento na quantidade de mulheres associadas à entidade, o rendimento destinado às mulheres permaneceu em meros 10% do total de direitos autorais distribuído entre todos os titulares.
Entre os 100 associados com maior rendimento no último ano, apenas 13 são mulheres, evidenciando a persistente disparidade de gênero. Destas, a que registrou o maior recebimento ocupa a somente 21ª posição na lista, sublinhando a luta pela igualdade na distribuição de direitos autorais. A participação financeira das mulheres na música reflete uma preocupante estagnação, apesar do significativo aumento no número de mulheres associadas à UBC, que viu um crescimento de 186% em sete anos.
A análise comparativa com os dados entre 2022 e 2023 mostra uma dinâmica variada nos rendimentos de mulheres e homens nos diferentes segmentos do mercado musical. Especificamente, a participação das mulheres nos rendimentos totais por rubrica foi de 10% para o Digital, 14% para Rádio, 10% para Show, 6% para TV aberta, 8% para TV fechada e 15% para Outros.
Nas áreas Digital (incluindo as plataformas de streaming), Rádio e Outros (contemplando casas de festas, Carnaval, Festa Junina, entre outros), a participação feminina em comparação aos homens diminuiu em 1 ponto percentual. Por outro lado, no segmento de shows, houve um aumento de 1 ponto percentual, enquanto nos segmentos de TV aberta e TV fechada, os números permaneceram estáveis. Confira o estudo completo da edição 2024 acesse aqui.
Hoje, a UBC conta com uma equipe em que 58% dos colaboradores são mulheres, evidenciando uma presença significativa dentro da organização. Essa representatividade se estende aos cargos de liderança, onde elas compõem 63% do quadro, inclusive ocupando a gerência em todas as filiais (SP, BA, PE, MG, RS e GO).
Para o relatório da edição 2025, participe da pesquisa criada pela UBC, até o dia 14 de fevereiro de 2025, cessando aqui.
- Leia Mais:
- Calor extremo e tempestades exigem mudanças no planejamento de shows e eventos
- IFPI divulga lista dos artistas mais populares do mundo em 2024
- Matuê atinge 1 bilhão de streams, marca inédita no trap, com “Máquina do Tempo”
- De Olho na Gig: envie a sua vaga de trabalho aberta no Mundo da Música
- Sony registra crescimento de 14% na receita do segmento de música no último trimestre de 2024