O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet, com mais de 3,5 bilhões de views, ganhará uma versão oficial 100% brasileira ainda em 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1.000 shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator, Billie Eilish e Bad Bunny, além dos brasileiros Milton Nascimento, Liniker, entre tantos outros.
“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.

A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas.
A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações serão realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria será realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.
“O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica. A chegada do Tiny Desk Concerts ao Brasil reforça nosso compromisso em oferecer conteúdo premium e relevante para o público brasileiro, especialmente por meio de um projeto que já se tornou icônico. Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin.

Tiny Desk Concert Brasil: duas temporadas confirmadas
O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul. Neste primeiro ano, o planejamento engloba a realização de duas temporadas, patrocinadas por Volkswagen do Brasil e Heineken, respectivamente, cada uma com cinco apresentações. Já em andamento, o processo de produção chega à etapa de filmagens neste mês de setembro, com estreia a partir de outubro no canal @TinyDeskBrasil no YouTube.
“A Volkswagen do Brasil acredita no poder da música enquanto linguagem universal que conecta, emociona e cria momentos inesquecíveis e é por isso que estamos tão presentes nesse território. Apoiar o Tiny Desk em sua estreia no Brasil celebra essa conexão, porque ele traduz o que mais valorizamos: a autenticidade de encontros musicais, potencializados agora por incríveis vozes brasileiras, e a força das experiências que ficam na memória. É exatamente isso que queremos oferecer aos fãs da nossa marca e da música”, diz Livia Kinoshita, diretora de marketing da Volkswagen para o Brasil e América Latina.
“A Heineken sempre acreditou no poder da música como um conector genuíno entre as pessoas. Apoiar a chegada do Tiny Desk ao Brasil é uma maneira de celebrar essa conexão de forma autêntica e com alto padrão de qualidade. Criar experiências únicas e inesquecíveis está no nosso DNA como marca — e essa parceria representa exatamente esse propósito. É uma honra integrar um projeto que exalta o talento brasileiro e entrega momentos de socialização que ultrapassam a tela e ficam na memória”, afirma Igor de Castro, diretor de comunicação e branding da marca Heineken no Brasil.
- Leia Mais:
- Fenômeno global, Tiny Desk Concert ganha versão brasileira
- PL da Inteligência Artificial mobiliza setores culturais em defesa de direitos autorais
- One Take Show estreia no Globoplay e Canal Bis com performances musicais em plano sequência
- ‘Blinding Lights’, de The Weeknd, é a primeira canção a atingir 5 bilhões de streams no Spotify
- Suno reforça defesa em ação judicial e argumenta que músicas geradas não usam samples