Fenômeno global, Tiny Desk Concert ganha versão brasileira

No Brasil, o Tiny Desk será liderado pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto
Foto de Láisa Naiane
Láisa Naiane
Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil
Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil. Foto: Divulgação/YouTube

O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet, com mais de 3,5 bilhões de views, ganhará uma versão oficial 100% brasileira ainda em 2025. A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, e pelo YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto.

Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1.000 shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube. Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator, Billie Eilish e Bad Bunny, além dos brasileiros Milton Nascimento, Liniker, entre tantos outros.

“O Tiny Desk não é um fenômeno por acaso. Ver alguns dos grandes nomes da música em apresentações cruas, muito mais próximas e conectadas com a audiência, é o que o torna tão especial e marca seu sucesso internacional. O Brasil já é o segundo país que mais assiste ao projeto – e faz isso pelo YouTube. Então, nada mais natural que termos uma versão só nossa, que tem a plataforma não apenas como a casa do projeto, mas como um parceiro estratégico”, destaca Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil.

Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil
Bárbara Teixeira, CEO da Anonymous Content Brazil. Foto: Reprodução/LinkedIn

A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando  experiências sonoras únicas e autênticas.

A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.

Seguindo a proposta do Tiny Desk original, as gravações serão realizadas ao vivo, com público presente, dentro do escritório do Google, em São Paulo. A filosofia do formato também está presente na escolha dos artistas convidados, com a qualidade sonora em primeiro lugar, visando a relevância e a excelência musical ao vivo. A curadoria será realizada pelos times de Anonymous Content Brazil e Amabis, junto ao crivo artístico da própria NPR. Já as exibições acontecerão em um canal exclusivo no YouTube.

“O YouTube se consolidou como o epicentro da cultura e a música tem papel fundamental nessa dinâmica. A chegada do Tiny Desk Concerts ao Brasil reforça nosso compromisso em oferecer conteúdo premium e relevante para o público brasileiro, especialmente por meio de um projeto que já se tornou icônico. Estamos animados para amplificar as vozes da nossa rica cena musical e proporcionar aos espectadores brasileiros e globais uma experiência única, diretamente do YouTube, onde a música vive e respira”, revela Sandra Jimenez, diretora de Parcerias de Música para o YouTube na América Latina e US-Latin.

Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do YouTube para a América Latina (Crédito: Divulgação)
Sandra Jimenez, diretora de parcerias musicais do YouTube para a América Latina (Crédito: Divulgação)

Tiny Desk Concert Brasil: duas temporadas confirmadas

O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul. Neste primeiro ano, o planejamento engloba a realização de duas temporadas, patrocinadas por Volkswagen do Brasil e Heineken, respectivamente, cada uma com cinco apresentações. Já em andamento, o processo de produção chega à etapa de filmagens neste mês de setembro, com estreia a partir de outubro no canal @TinyDeskBrasil no YouTube.

“A Volkswagen do Brasil acredita no poder da música enquanto linguagem universal que conecta, emociona e cria momentos inesquecíveis e é por isso que estamos tão presentes nesse território. Apoiar o Tiny Desk em sua estreia no Brasil celebra essa conexão, porque ele traduz o que mais valorizamos: a autenticidade de encontros musicais, potencializados agora por incríveis vozes brasileiras, e a força das experiências que ficam na memória. É exatamente isso que queremos oferecer aos fãs da nossa marca e da música”, diz Livia Kinoshita, diretora de marketing da Volkswagen para o Brasil e América Latina.

“A Heineken sempre acreditou no poder da música como um conector genuíno entre as pessoas. Apoiar a chegada do Tiny Desk ao Brasil é uma maneira de celebrar essa conexão de forma autêntica e com alto padrão de qualidade. Criar experiências únicas e inesquecíveis está no nosso DNA como marca — e essa parceria representa exatamente esse propósito. É uma honra integrar um projeto que exalta o talento brasileiro e entrega momentos de socialização que ultrapassam a tela e ficam na memória”, afirma Igor de Castro, diretor de comunicação e branding da marca Heineken no Brasil.

  • Leia Mais: