TikTok apresenta as principais tendências e soluções criativas da plataforma em 2025

A quinta edição do relatório "TikTok What's Next Report 2025", revela a previsão anual de tendências, com insights profundos sobre os desejos e necessidades dos usuários da plataforma
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Láisa Naiane
Conheça as principais tendências e dicas do TikTok para 2025
Conheça as principais tendências e dicas do TikTok para 2025. Foto: Divulgação

O TikTok lançou a quinta edição do seu relatório TikTok What’s Next Report 2025, a previsão anual de tendências, criada com o objetivo de fornecer aos profissionais de marketing insights profundos sobre a evolução dos desejos e necessidades da comunidade da plataforma. O estudo promete ajudar a capacitar as marcas e profissionais do mercado não apenas a navegar pelo novo ano, mas também a moldá-lo, criando maneiras de se conectar, envolver e inspirar.

De acordo com o TikTok, em 2025, a comunidade da plataforma se unirá para criar um conteúdo exclusivo e transformador que definirá o ano, reformulando a maneira como o setor pensa sobre marketing e o futuro do crescimento dos negócios – um movimento que está sendo chamado pela empresa de “Química das Marcas“.

Segundo o estudo, o antigo modelo em que marcas diziam aos consumidores o que eles precisavam acabou. Essa nova era exige que as marcas unam forças com criadores e comunidades, trabalhando lado a lado para criar conteúdo que repercuta, gere impacto e, por fim, redefina a relevância cultural.

“Em 2024, vimos as marcas ultrapassarem os limites criativos, se ligarem a tendências e se conectarem com suas comunidades de maneiras poderosas, mas 2025 é o ano para levar isso a um novo patamar”, comenta Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing Empresarial do TikTok

Sofia Hernandez Diretora Global de Marketing Empresarial do TikTok
Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing Empresarial do TikTok. Foto: Reprodução/LinkedIn

“As oportunidades de contar histórias criativas no TikTok são infinitas, e este ano as marcas e os criadores se unirão para continuar a moldar a cultura, gerar novas ideias e acelerar o crescimento dos negócios, explorando diretamente o que é importante para a comunidade do TikTok”, complementa.

Esse relatório se concentra nas tendências mais impactantes e sustentáveis, chamadas de Indicadores de Tendência. Essas indicações refletem padrões de conteúdo em evolução que destacam comportamentos e interesses emergentes. As marcas podem aproveitar esses padrões para moldar uma estratégia de conteúdo voltada para o futuro. Esses Indicadores de Tendência foram categorizados em três grupos principais:

  1. Fusão de Marcas
  2. Osmose de Identidade
  3. Catalisadores Criativos

TikTok: Fusão de Marcas

À medida que o TikTok se torna uma plataforma de referência para insights confiáveis, as marcas estão descobrindo o valor de colaborar com diversos criadores – de formadores de opinião discretos a personalidades mais dinâmicas – por meio do TikTok Creator Marketplace.

Em vez de depender de um único criador, as marcas agora podem se conectar com sua comunidade em escala, alcançando públicos exclusivos e possibilitando uma narrativa autêntica. Inclusive, 2 em cada 3 usuários do TikTok gostam quando as marcas firmam parcerias com uma ampla variedade de criadores. A adição de códigos personalizados e ofertas exclusivas amplia ainda mais esse alcance, permitindo que as marcas criem conexões impactantes e personalizadas e, ao mesmo tempo, tenham resultados de negócios.

Tabela, criada pelo TikTok, com as principais tendências de marketing da plataforma para 2025
TikTok apresenta as principais tendências da plataforma para 2025. Foto: Divulgação

Recentemente, a Supercell lançou seu novo jogo “Squad Busters”, projetado tanto para jogadores experientes quanto para novatos. A Supercell impulsionou o lançamento do novo título integrando branding, estratégias de desempenho, engajamento orgânico e soluções criativas inovadoras. Por meio de uma Branded Mission com criadores gamers e não gamers, eles alcançaram novas comunidades e obtiveram um alcance global de destaque, envolvendo 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

Indo além do conteúdo autêntico para construir um relacionamento genuíno, as marcas devem encontrar suas comunidades onde elas estão e compartilhar conteúdo variado sem edições, como entrevistas de rua, momentos de bastidores ou insights ponderados. Ao fazer isso, as marcas podem promover a confiança e a união da comunidade e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento do público. 

Dos usuários do TikTok, 40% consideram mais relevantes as marcas que demonstram personalidade, enquanto 45% dos usuários de mídias sociais e plataformas de vídeo acham que a relevância da marca vem do sentimento de ser compreendido enfatizando a importância de um conteúdo consistente, solidário e alegre. Por meio do TikTok Creative Exchange, as marcas podem fazer parcerias estratégicas com especialistas em criação de nichos especializados, tornando suas conexões com o público ainda mais significativas.

TikTok: Osmose de Identidade

As comunidades do TikTok estão redefinindo a representatividade ao abraçar perspectivas diversas e autênticas e ao celebrar perspectivas de públicos diferentes. De perspectivas culturais bem-humoradas a vídeos provando que pessoas com deficiência podem fazer tudo, os usuários do TikTok estão criando uma comunidade global mais inclusiva e empática.

As marcas também estão mudando a forma como se apresentam para suas comunidades no TikTok, interagindo com os usuários diretamente nos comentários e respondendo ao feedback dos fãs.

TikTok What's Next Report 2025 apresenta dados para impulsionar estratégias de conteúdo na plataforma
TikTok What’s Next Report 2025 apresenta dados para impulsionar estratégias de conteúdo na plataforma. Foto: Divulgação

Ao se adaptarem às novas tendências e se apoiarem nessas perspectivas autênticas, as marcas podem se conectar em um nível mais profundo com suas comunidades, expandindo o alcance e o valor. Para se ter uma ideia, o estudo aponta que 81% dos usuários dizem que o TikTok os apresentou a novos tópicos e tendências que eles não sabiam que gostavam, criando uma comunidade globalmente conectada e engajada.

O TikTok está transformando as conversas sobre estágios da vida e identidade. A plataforma ajudou a mudar os ideais em torno da Feminilidade, que antes era um conceito restrito, para um espaço de narrativas diversas em que as mulheres abraçam o fenômeno feminino do TikTok e ouvem as experiências em primeira mão umas das outras.

De transparência salarial aos penteados “asmr”, o TikTok promove uma irmandade digital em que 72% das mulheres no TikTok sentem que é fácil se conectar e criar laços com novas comunidades em torno de experiências de vida compartilhadas na plataforma. Essa evolução está levando as marcas a reconsiderarem suas mensagens e consagrarem a inclusão feminina, em parte aproveitando comunidades de amplificadores, como a #MulheresNaCiência no TikTok.

Outros tópicos profundamente pessoais que foram transformados pelas conversas no TikTok são finanças pessoais e bem-estar. O TikTok está ajudando a redefinir marcos tradicionais em meio a uma era de mudanças econômicas, estimulando a comunidade a se interessar mais por educação financeira.

As conversas sobre dívidas estudantissaúde mental e felicidade pessoal refletem uma mudança no sentido de valorizar experiências autênticas e relacionáveis, com 50% dos usuários de plataformas sociais/vídeo buscando conteúdo que espelhe suas vidas.

Catalisadores Criativos

A Inteligência Artificial está se tornando uma fonte de entusiasmo no TikTok, onde usuários e marcas exploram seu potencial em tarefas cotidianas, como estilizar roupasvisitar reformas ou escrever scripts com o Symphony Assistant.

De acordo com o estudo, os usuários do TikTok estão 1,4 vezes mais propensos do que os usuários de outras plataformas a esperar pela IA generativa nos anúncios, destacando esse entusiasmo crescente. Com o Symphony Assistant, as marcas podem usar dados em tempo real sobre tendências de conteúdo e transformá-los em conceitos criativos e prontos para filmagem.

Com o aumento da demanda de conteúdo, as marcas estão mudando de conteúdo de marketing de curta duração para estratégias de narrativa multifacetadas. Com o declínio das estações tradicionais e as tendências de compras sob demanda, as marcas podem experimentar várias mensagens e modelos sem cansar o público.

TikTok apresenta dados das comunidades emergentes da plataforma em 2025
TikTok apresenta dados das comunidades emergentes da plataforma em 2025. Foto: Divulgação

Formatos como os anúncios de imagem permitem que as marcas entrem rapidamente nas tendências e contem novas histórias, mudando o formato. Essa abordagem está alinhada com a base de usuários do TikTok, na qual 84% dos usuários do TikTok, na América Latina, gostam de ver um mix de imagens e vídeos, o que permite que as marcas mantenham a relevância e envolvam o público constantemente.

feedback em tempo real nas seções de comentários do TikTok aprimora ainda mais essa estratégia, permitindo que as marcas inovem junto com os consumidores com 68% dos usuários dizendo que as marcas devem aproveitar os comentários para entender melhor seu público. Ferramentas como o TikTok Spotlight permitem que as marcas aproveitem as microtendências, promovendo a colaboração e a confiança ao transformar os usuários em participantes ativos no desenvolvimento de produtos e na narração de histórias.

Uma observação sobre a metodologia What’s Next

Este relatório é fortemente apoiado por dados da equipe da Global TikTok Marketing Science reunidos em vários estudos de pesquisa encomendados por terceiros, utilizando abordagens de métodos mistos, muitas vezes incluindo pesquisas on-line quantitativas, exposição a estímulos em um ambiente simulado do TikTok e/ou análises avançadas. Neste relatório, estão concentrados estudos de 2022 a 2024, que são os mais relevantes e inovadores, e refletem as tendências mais poderosas em ação em 2025. Confira o relatório completo do TikTok What’s Next Report 2025” acessando aqui.

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