O TikTok lançou a quinta edição do seu relatório “TikTok What’s Next Report 2025“, a previsão anual de tendências, criada com o objetivo de fornecer aos profissionais de marketing insights profundos sobre a evolução dos desejos e necessidades da comunidade da plataforma. O estudo promete ajudar a capacitar as marcas e profissionais do mercado não apenas a navegar pelo novo ano, mas também a moldá-lo, criando maneiras de se conectar, envolver e inspirar.
De acordo com o TikTok, em 2025, a comunidade da plataforma se unirá para criar um conteúdo exclusivo e transformador que definirá o ano, reformulando a maneira como o setor pensa sobre marketing e o futuro do crescimento dos negócios – um movimento que está sendo chamado pela empresa de “Química das Marcas“.
Segundo o estudo, o antigo modelo em que marcas diziam aos consumidores o que eles precisavam acabou. Essa nova era exige que as marcas unam forças com criadores e comunidades, trabalhando lado a lado para criar conteúdo que repercuta, gere impacto e, por fim, redefina a relevância cultural.
“Em 2024, vimos as marcas ultrapassarem os limites criativos, se ligarem a tendências e se conectarem com suas comunidades de maneiras poderosas, mas 2025 é o ano para levar isso a um novo patamar”, comenta Sofia Hernandez, Diretora Global de Marketing Empresarial do TikTok.
“As oportunidades de contar histórias criativas no TikTok são infinitas, e este ano as marcas e os criadores se unirão para continuar a moldar a cultura, gerar novas ideias e acelerar o crescimento dos negócios, explorando diretamente o que é importante para a comunidade do TikTok”, complementa.
Esse relatório se concentra nas tendências mais impactantes e sustentáveis, chamadas de Indicadores de Tendência. Essas indicações refletem padrões de conteúdo em evolução que destacam comportamentos e interesses emergentes. As marcas podem aproveitar esses padrões para moldar uma estratégia de conteúdo voltada para o futuro. Esses Indicadores de Tendência foram categorizados em três grupos principais:
- Fusão de Marcas
- Osmose de Identidade
- Catalisadores Criativos
TikTok: Fusão de Marcas
À medida que o TikTok se torna uma plataforma de referência para insights confiáveis, as marcas estão descobrindo o valor de colaborar com diversos criadores – de formadores de opinião discretos a personalidades mais dinâmicas – por meio do TikTok Creator Marketplace.
Em vez de depender de um único criador, as marcas agora podem se conectar com sua comunidade em escala, alcançando públicos exclusivos e possibilitando uma narrativa autêntica. Inclusive, 2 em cada 3 usuários do TikTok gostam quando as marcas firmam parcerias com uma ampla variedade de criadores. A adição de códigos personalizados e ofertas exclusivas amplia ainda mais esse alcance, permitindo que as marcas criem conexões impactantes e personalizadas e, ao mesmo tempo, tenham resultados de negócios.
Recentemente, a Supercell lançou seu novo jogo “Squad Busters”, projetado tanto para jogadores experientes quanto para novatos. A Supercell impulsionou o lançamento do novo título integrando branding, estratégias de desempenho, engajamento orgânico e soluções criativas inovadoras. Por meio de uma Branded Mission com criadores gamers e não gamers, eles alcançaram novas comunidades e obtiveram um alcance global de destaque, envolvendo 261 milhões de pessoas em todo o mundo.
Indo além do conteúdo autêntico para construir um relacionamento genuíno, as marcas devem encontrar suas comunidades onde elas estão e compartilhar conteúdo variado sem edições, como entrevistas de rua, momentos de bastidores ou insights ponderados. Ao fazer isso, as marcas podem promover a confiança e a união da comunidade e, ao mesmo tempo, incentivar o envolvimento do público.
Dos usuários do TikTok, 40% consideram mais relevantes as marcas que demonstram personalidade, enquanto 45% dos usuários de mídias sociais e plataformas de vídeo acham que a relevância da marca vem do sentimento de ser compreendido enfatizando a importância de um conteúdo consistente, solidário e alegre. Por meio do TikTok Creative Exchange, as marcas podem fazer parcerias estratégicas com especialistas em criação de nichos especializados, tornando suas conexões com o público ainda mais significativas.
TikTok: Osmose de Identidade
As comunidades do TikTok estão redefinindo a representatividade ao abraçar perspectivas diversas e autênticas e ao celebrar perspectivas de públicos diferentes. De perspectivas culturais bem-humoradas a vídeos provando que pessoas com deficiência podem fazer tudo, os usuários do TikTok estão criando uma comunidade global mais inclusiva e empática.
As marcas também estão mudando a forma como se apresentam para suas comunidades no TikTok, interagindo com os usuários diretamente nos comentários e respondendo ao feedback dos fãs.
Ao se adaptarem às novas tendências e se apoiarem nessas perspectivas autênticas, as marcas podem se conectar em um nível mais profundo com suas comunidades, expandindo o alcance e o valor. Para se ter uma ideia, o estudo aponta que 81% dos usuários dizem que o TikTok os apresentou a novos tópicos e tendências que eles não sabiam que gostavam, criando uma comunidade globalmente conectada e engajada.
O TikTok está transformando as conversas sobre estágios da vida e identidade. A plataforma ajudou a mudar os ideais em torno da Feminilidade, que antes era um conceito restrito, para um espaço de narrativas diversas em que as mulheres abraçam o fenômeno feminino do TikTok e ouvem as experiências em primeira mão umas das outras.
De transparência salarial aos penteados “asmr”, o TikTok promove uma irmandade digital em que 72% das mulheres no TikTok sentem que é fácil se conectar e criar laços com novas comunidades em torno de experiências de vida compartilhadas na plataforma. Essa evolução está levando as marcas a reconsiderarem suas mensagens e consagrarem a inclusão feminina, em parte aproveitando comunidades de amplificadores, como a #MulheresNaCiência no TikTok.
Outros tópicos profundamente pessoais que foram transformados pelas conversas no TikTok são finanças pessoais e bem-estar. O TikTok está ajudando a redefinir marcos tradicionais em meio a uma era de mudanças econômicas, estimulando a comunidade a se interessar mais por educação financeira.
As conversas sobre dívidas estudantis, saúde mental e felicidade pessoal refletem uma mudança no sentido de valorizar experiências autênticas e relacionáveis, com 50% dos usuários de plataformas sociais/vídeo buscando conteúdo que espelhe suas vidas.
Catalisadores Criativos
A Inteligência Artificial está se tornando uma fonte de entusiasmo no TikTok, onde usuários e marcas exploram seu potencial em tarefas cotidianas, como estilizar roupas, visitar reformas ou escrever scripts com o Symphony Assistant.
De acordo com o estudo, os usuários do TikTok estão 1,4 vezes mais propensos do que os usuários de outras plataformas a esperar pela IA generativa nos anúncios, destacando esse entusiasmo crescente. Com o Symphony Assistant, as marcas podem usar dados em tempo real sobre tendências de conteúdo e transformá-los em conceitos criativos e prontos para filmagem.
Com o aumento da demanda de conteúdo, as marcas estão mudando de conteúdo de marketing de curta duração para estratégias de narrativa multifacetadas. Com o declínio das estações tradicionais e as tendências de compras sob demanda, as marcas podem experimentar várias mensagens e modelos sem cansar o público.
Formatos como os anúncios de imagem permitem que as marcas entrem rapidamente nas tendências e contem novas histórias, mudando o formato. Essa abordagem está alinhada com a base de usuários do TikTok, na qual 84% dos usuários do TikTok, na América Latina, gostam de ver um mix de imagens e vídeos, o que permite que as marcas mantenham a relevância e envolvam o público constantemente.
O feedback em tempo real nas seções de comentários do TikTok aprimora ainda mais essa estratégia, permitindo que as marcas inovem junto com os consumidores com 68% dos usuários dizendo que as marcas devem aproveitar os comentários para entender melhor seu público. Ferramentas como o TikTok Spotlight permitem que as marcas aproveitem as microtendências, promovendo a colaboração e a confiança ao transformar os usuários em participantes ativos no desenvolvimento de produtos e na narração de histórias.
Uma observação sobre a metodologia What’s Next
Este relatório é fortemente apoiado por dados da equipe da Global TikTok Marketing Science reunidos em vários estudos de pesquisa encomendados por terceiros, utilizando abordagens de métodos mistos, muitas vezes incluindo pesquisas on-line quantitativas, exposição a estímulos em um ambiente simulado do TikTok e/ou análises avançadas. Neste relatório, estão concentrados estudos de 2022 a 2024, que são os mais relevantes e inovadores, e refletem as tendências mais poderosas em ação em 2025. Confira o relatório completo do “TikTok What’s Next Report 2025” acessando aqui.
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