O TikTok lançou nesta terça-feira (3) o TikTok para Artistas, uma nova plataforma voltada a músicos e suas equipes, com foco em análises e ferramentas de gestão de presença na plataforma. A novidade já está disponível no Brasil e em outros 25 países e foi projetada para oferecer dados sobre desempenho de músicas, publicações e público-alvo, com o objetivo de orientar decisões de conteúdo e ampliar o engajamento no app.
A plataforma reúne recursos como painéis analíticos diários, informações demográficas dos seguidores e um sistema de campanhas de pré-lançamento de álbuns que se conectam ao Spotify e Apple Music. A proposta é fornecer aos artistas mais clareza sobre como seu conteúdo circula no TikTok, além de auxiliar no relacionamento com a comunidade de usuários.
Ferramentas para monitoramento e planejamento
Entre os principais recursos estão os painéis de desempenho de músicas, que mostram número de visualizações, publicações e interações por faixa, além do desempenho das postagens com métricas como curtidas, comentários, compartilhamentos e taxa de conclusão. Também são oferecidos dados autodeclarados sobre o público, como idade, idioma e gênero.
A ferramenta permite que os artistas compartilhem o acesso com equipes de gestão e gravadoras. Para utilizar o serviço, é necessário ter uma Conta de Artista certificada no TikTok. A empresa também disponibiliza guias explicativos e materiais de apoio para quem deseja aprofundar o uso das ferramentas da plataforma.
Segundo Tracy Gardner, responsável global pelo desenvolvimento de negócios musicais do TikTok, a iniciativa busca oferecer informações que possam ser aplicadas diretamente nas estratégias dos artistas.
“O TikTok já é reconhecido como a melhor plataforma do mundo para promoção e descoberta musical, mas o lançamento do TikTok para Artistas vai fornecer a artistas de todos os tamanhos as informações necessárias para levar suas carreiras a um novo patamar. Construímos a plataforma para oferecer a eles acesso transparente a dados úteis e acionáveis sobre suas músicas e seguidores, ajudando-os a se conectar melhor com a comunidade do TikTok e impulsionar suas carreiras dentro e fora da plataforma”, disse.
Campanhas de pré-lançamento e integração com streaming

Um dos recursos disponibilizados com o lançamento é a funcionalidade de pré-lançamento de álbuns, que permite ao artista divulgar o lançamento antecipadamente no TikTok. Os usuários podem salvar os lançamentos futuros em suas bibliotecas do Spotify ou Apple Music. A campanha do cantor Luan Pereira foi usada como exemplo de como essa funcionalidade pode ser aplicada no contexto nacional.
Embora recursos semelhantes já existam em outras plataformas — como Spotify for Artists e SoundCloud for Artists — o TikTok aposta na integração com a própria dinâmica de uso do aplicativo para diferenciar sua proposta. A presença da ferramenta no ambiente onde o conteúdo é originalmente publicado busca facilitar o cruzamento entre produção, publicação e acompanhamento.
Primeiras experiências e contexto de mercado
Durante a fase de testes, que começou em abril em mercados da Ásia e Oceania, artistas selecionados puderam experimentar a ferramenta. A australiana Cyril Riley relatou que ela e sua equipe consultam os dados com frequência para ajustar as estratégias.
“Minha equipe e eu usamos o TikTok para Artistas diariamente, às vezes até a cada hora. Em uma indústria que evolui tão rápido, é fundamental monitorar e revisar constantemente as análises da minha conta”.
Já o britânico Jordan Adetunji destacou a utilidade das informações para orientar campanhas de divulgação.
“O TikTok para Artistas mudou o jogo. Ele traz muitas informações sobre minha música, meus seguidores e como estão usando minhas faixas nas publicações. E é ótimo poder dar acesso à minha equipe, que também pode usar esses dados para nos ajudar a planejar nossas campanhas”.
Além das funcionalidades analíticas, o TikTok também tem investido em ações promocionais voltadas a lançamentos musicais, como eventos presenciais e ativações in-app com artistas como Miley Cyrus, Selena Gomez, Billie Eilish e Post Malone. A nova plataforma se insere nesse conjunto de iniciativas voltadas ao setor musical, que já tem no TikTok um dos principais espaços de descoberta e viralização.
A ferramenta chega em um momento de crescente interesse do setor musical por dados em tempo real e estratégias baseadas em comportamento de audiência. Ao consolidar esses recursos dentro de sua própria plataforma, o TikTok tenta ampliar seu papel na cadeia de valor da música digital, para além da viralização pontual de trechos de músicas.
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