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Sony 360 Reality Audio: saiba detalhes da tecnologia de áudio espacial com instrumentos e vocais vindos de diferentes direções

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Redação
Divulgação/Sony

Em diálogo com as novas formas de consumo e produção de música, como o digital pode interferir na experiência musical? E, principalmente, na vivência de consumo aliada aos fones de ouvido ou alto-falantes inteligentes?

Com um ambiente ilimitado de inovações provenientes do digital, a Sony pretende investir em tecnologia para ajudar a criar um novo capítulo no mercado da música.

A Sony anunciou na quarta-feira (16) que sua nova tecnologia 360 Reality Audio será lançada no final do dezembro com vários parceiros.

O formato envolve um áudio espacial baseado em objetos que coloca vários elementos de uma faixa de música em torno do ouvinte, em um ambiente esférico virtual.

A experiência foi projetada para reproduzir música ao vivo, com instrumentos e vocais vindos de diferentes direções.

Assista abaixo como a experiência 360 Reality Audio funciona. E clique aqui, para ouvir o som.

 

 

Presente em alguns vídeos no YouTube, somente com o áudio ou vinculados aos vídeos de 360 graus ou de Realidade Virtual (RV), aos poucos essa tecnologia passou a ser propagada no meio.

De acordo com o Google, em um vídeo em 360 graus ou de RV, o áudio espacial permite que o som ouvido pelo espectador mude conforme ele movimenta a cabeça e olha ao redor.

Esse formato de áudio é chamado ambissônico de primeira ordem. Além disso, os produtores de vídeos no YouTube também podem adicionar áudio estéreo de ponto fixo aos seus vídeos para que o som não mude de acordo com os movimentos que o espectador faz com a cabeça.

A faixa de áudio estéreo de ponto fixo geralmente é usada em narrações ou para música de fundo.

Para conhecer todos os detalhes de configurações para vídeos com áudio espacial no YouTube, clique aqui. 

 

360 Reality Audio

 

No lançamento, haverá cerca de 1.000 músicas disponíveis no 360 Reality Audio, incluindo faixas de artistas como Pharrell Williams, Bob Dylan e Billy Joel.

A Sony também capturou performances ao vivo de artistas como Charlie XCX e Kodaline e as converteu para o novo formato.

Além das músicas de sua própria gravadora, a empresa diz que também está trabalhando com a Universal Music, Warner Music e Live Nation para adicionar mais conteúdo.

Veja a experiência do produtor musical Mark Ronson ao ouvir sua música com essa tecnologia:

 

 

A Sony participou da Amazon Music HD, Deezer e TIDAL

“O 360 Reality Audio é um ponto de prova de que a inovação nunca para”, disse o presidente e COO da Sony Electronics (América do Norte), Mike Fasulo, em comunicado à imprensa.

“A confluência de raízes técnicas profundas, artistas incansáveis ​​e parceiros de hardware e semicondutores com visão de futuro ilustra o tremendo atrativo dessa nova maneira radical de tornar a música ainda mais emocionante.

Juntamente com os valiosos parceiros do setor, a Sony arquitetou a experiência musical mais poderosa e realista para os ouvintes e um novo meio para os artistas criarem”, afirma.

A Sony fez uma parceria com a Amazon Music HD, Deezer, Tidal e nugs.net. E além disso, a Sony chama o novo Echo Studio da Amazon como uma maneira de reproduzir essa música nativamente.

Outros alto-falantes exigirão o decodificador 360 Reality Audio da Sony, juntamente com “várias unidades de alto-falante e tecnologia de processamento de sinal”, por isso é improvável que isso funcione para muitas configurações existentes, de acordo com o The Verge.

No entanto, no lançamento, o único suporte a aplicativos móveis virá através de “fones de ouvido da maioria dos fabricantes” quando usados ​​com os aplicativos iOS e Android nas plataformas Tidal, Deezer e nugs.net.

Certos fones de ouvido Sony mais recentes também poderão produzir um “campo musical imersivo personalizado” por meio do aplicativo Headphones Connect, embora não esteja claro como exatamente isso funcionará com o conteúdo externo.

O lançamento da Sony traz novas perspectivas sobre a influência do digital na música e, principalmente, sobre os meios de consumo seja por fones de ouvido (headphones) ou alto-falantes inteligentes (smart spearkers).

O Mundo da Música realizou um especial sobre o mercado de alto-falantes inteligentes e você pode conferir mais sobre esse universo, clicando aqui.