[gtranslate]

Salvador é eleita a ‘Melhor Cidade Global da Música’ em premiação internacional

Salvador foi contemplada na premiação internacional, organizada pela plataforma global Music Cities Events, que celebra cidades que utilizam a música como ferramenta de transformação social, econômica e cultural
Picture of Láisa Naiane
Láisa Naiane
Imagem do Salão da Cidade de Salvador, Bahia, destacando seu título como Melhor Cidade de Música Global em 2024. Premiação Music Cities Awards.
Imagem do museu Cidade da Música da Bahia, em Salvador, destacando seu título como Melhor Cidade de Música Global em 2024. Premiação Music Cities Awards. Foto: Divulgação

A cidade de Salvador, na Bahia, foi laureada com o prêmio Music Cities Awards na categoria “Melhor Cidade Global da Música”, durante uma cerimônia realizada em Riyadh, na Arábia Saudita, na última semana (7). A premiação internacional, organizada pela plataforma global Music Cities Events, celebra cidades que utilizam a música como ferramenta de transformação social, econômica e cultural.

Com mais de 300 candidaturas de 19 países de seis continentes, o concurso deste ano destacou o papel vital que a música desempenha na formação do tecido cultural, econômico e social das cidades. O processo de seleção foi liderado por um júri global de alto nível composto por 10 especialistas que trabalham na vanguarda da música e do desenvolvimento urbano. Além de Salvador, a Orquestra Sinfônica Brasileira foi premiada na categoria “Melhor Iniciativa de Apoio à Educação Musical e Desenvolvimento de Carreira”.

Com informações da Prefeitura de Salvador, o subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Walter Júnior, celebrou a honraria como uma conquista coletiva.

“Receber este prêmio não é apenas um reconhecimento para a nossa gestão, mas também para todos os músicos, compositores, produtores, técnicos e amantes da música que fazem parte da nossa história. Este prêmio pertence a cada jovem que toca um instrumento na comunidade, a cada percussionista que mantém vivas as tradições dos blocos afro, a cada cantor que leva o nome de Salvador para palcos nacionais e internacionais. É uma vitória coletiva, construída por gerações que fizeram e continuam fazendo da música o maior patrimônio imaterial de nossa cidade”, declarou.

Walter Pinto Junior Subsecretario de Cultura e Turismo de Salvador
Walter Pinto Júnior, Subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador. Foto: Reprodução/LinkedIn

O gestor destacou ainda como a música transcende o campo artístico na cidade.

“São expressões de resistência, criatividade e identidade, que representam uma herança cultural riquíssima, nos impulsionam para o futuro e nos tornam um ícone reconhecido e admirado internacionalmente”, completou.

Salvador e o potencial como Cidade Criativa 

No Music Cities Awards, Salvador competiu com 300 cidades de 19 países, abrangendo seis continentes, e destacou-se na disputa pelo primeiro lugar contra Londres e Brampton. O processo de seleção foi conduzido por um júri global de alto nível, composto por dez especialistas renomados no desenvolvimento de música e cidades.

A participação de Salvador foi articulada pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Prefeitura, com curadoria da Diretoria de Cultura da Secult. Desde 2016, Salvador carrega o título de “Cidade Criativa da Música” pela Unesco, reafirmando a importância global da capital baiana no campo cultural e musical.