O Rio2C 2025 divulgou os cinco artistas mais votados pelo público para integrar a programação do PitchingShow, iniciativa que reúne novos nomes da música autoral brasileira e tem como objetivo aproximar artistas em ascensão de profissionais do mercado. Com mais de dois mil votos cada, Gabriel Gonti, Papôla, Forró da Taylor, Calena e Anna Suav garantiram vaga nas apresentações que acontecem entre os dias 27 e 30 de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Os nomes selecionados foram definidos após votação online realizada entre 26 de março e 4 de abril. Cada artista fará um pocket show de 30 minutos no Rio2C Stage, espaço dedicado ao PitchingShow dentro do evento. A cada dia, dois artistas se apresentam no final da tarde, em horários abertos ao público e a convidados da indústria.
Artistas escolhidos pelo público
Gabriel Gonti, do Rio de Janeiro, foi o mais votado, com 2.654 votos. O cantor é conhecido por seu trabalho autoral que mistura pop e MPB. Em segundo lugar ficou Papôla, de Pernambuco, representante do rock independente, com 2.442 votos.
A terceira posição ficou com Forró da Taylor, também do Rio de Janeiro, com 2.138 votos, levando para o palco uma releitura irreverente do forró tradicional. Calena, com 2.120 votos, completa o grupo com sua sonoridade voltada ao R&B. Fechando a lista, Anna Suav, do Amazonas, foi escolhida com 1.943 votos. A artista atua no cruzamento entre rap, hip hop e trap.
A votação foi realizada no site oficial do Rio2C e estava aberta ao público geral. A organização limitou as inscrições para o PitchingShow a 300 artistas, por ordem de chegada, com participação gratuita. Após triagem da curadoria, 20 nomes foram habilitados para a etapa de votação, dos quais cinco foram eleitos.
Curadoria completa o lineup
Além dos cinco artistas mais votados, outros três foram escolhidos diretamente pela curadoria do evento, liderada pelo diretor artístico Zé Ricardo. São eles: Eloá Puri, do Espírito Santo, com um repertório que mescla MPB com música indígena contemporânea; Mericia, do Rio de Janeiro, que transita entre R&B, jazz e MPB; e Yan Paiva, da Bahia, com trabalho centrado na nova MPB.
Todos os oito artistas selecionados se apresentam no Rio2C Stage e participam de uma rodada de escuta promovida por um comitê de profissionais da indústria musical. As apresentações são abertas ao público do evento e também funcionam como vitrines para executivos de gravadoras, selos, festivais, veículos de comunicação e plataformas de streaming.
Os artistas escolhidos também são candidatos a participar das Rodadas de Negócios de Música, que acontecem entre os dias 28 e 30 de maio. Nessa etapa, os artistas podem agendar reuniões individuais de 20 minutos com representantes de empresas como Virgin Music Group, Universal Music Publishing, Som Livre, Warner Music Brasil e outras.
Conexão com o mercado

Segundo o regulamento do PitchingShow, os artistas participantes podem ser convidados para futuras negociações, projetos de licenciamento, distribuição e contratação, dependendo da avaliação dos profissionais que acompanham os shows. A proposta do programa é promover conexões reais entre novos talentos e agentes estratégicos do setor musical.
O evento também oferece programação formativa, com workshops, masterclasses e mentorias individuais sobre temas como gestão de carreira, direitos autorais, produção musical e estratégias digitais. Os artistas interessados em participar dessas atividades precisam se inscrever previamente por meio da plataforma do evento.
A edição de 2025 do Rio2C acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes. Considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina, o Rio2C reúne profissionais de música, audiovisual, games, tecnologia e comunicação, em uma agenda de painéis, rodadas de negócios, encontros e apresentações.
O PitchingShow integra a área de música do evento e se consolidou nos últimos anos como uma das principais portas de entrada para novos artistas no circuito profissional. Além da visibilidade, a participação no programa pode impulsionar colaborações, contratações e convites para festivais e projetos.
- Leia mais:
- Suyanne Keidel fala sobre a estratégia da Casa Natura Musical e o novo projeto Jazz na Casa
- Cota por stream: entenda a política de pagamentos que faz alguns artistas ganharem mais que outros
- Thiago Carvalho firma contrato com a Warner Music e passa a ser empresariado por Leonardo e Wesley Safadão
- Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia indicados de 2025
- BOA Música e UBC promovem encontro inédito entre supervisores musicais internacionais e autores brasileiros