Quais as diferenças entre versão, releitura, regravação e cover?
Afinal, quais as diferenças entre versão, releitura, regravação e cover? Se buscarmos na Internet, uma série de interpretações podem ser encontradas, mas, quais os pontos oficiais que caracterizam esses termos da música? Analisando esses elementos, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com Marcel Klemm, Diretor Geral da Editora Warner Chappell Brasil, que explicou detalhadamente ...
Por Redação···2 min de leitura·
Afinal, quais as diferenças entre versão, releitura, regravação e cover? Se buscarmos na Internet, uma série de interpretações podem ser encontradas, mas, quais os pontos oficiais que caracterizam esses termos da música?
Marcel Klemm, Diretor Geral da Warner Chappell Brasil Foto: Acervo Pessoal/Sérgio Zalis
O que é uma Versão Musical?
Do ponto de vista Editorial, Versão é quando você “versiona” para outra língua, de uma forma técnica. Popularmente, as pessoas falam “vou fazer uma versão samba, uma versão rock”. Nesses casos, seriam arranjo e adaptação e não versão, de acordo com Klemm.
“Quando você não altera a letra da música e apenas os ritmos, estilo e o arranjo, isso não é versão. Versão é quando há alteração de letra, normalmente para outra língua”, destaca Klemm.
O que é uma Releitura Musical?
A Releitura é quando acontece a mudança no arranjo e na adaptação da música. “Por exemplo, vou fazer uma releitura em samba, vou pegar uma música, como a do Sambô, por exemplo, pegar U2 e colocar em Samba. O que eles fizeram, não foi uma versão, mas, uma Releitura”, diz Klemm.
O que é uma Regravação Musical?
Já para a Regravação, Klemm afirma que tem a ver com a fixação mecânica de um fonograma.
“Quando você fixa, grava algo em um formato físico, palpável, você gera um ISRC, tem a ver com a gravação, não tem a ver com a obra; tem a ver com a fixação daquele fonograma, então, quantas vezes você gravar, significa a quantidade de regravações. Mas, ela está diretamente ligada a um aspecto físico, de fixação”, aponta Klemm.
Para o Cover, Klemm afirma que há a expressão “Straight Cover” (Cover Direto). É quando há uma regravação de algo ou um artista interpreta algo, porque o Cover não está ligado à regravação, o cover está ligado com a Interpretação, “então eu posso em um show, que não tem nenhuma fixação mecânica, fazer um cover”, exemplifica Klemm.
“O cover é quando é quando um artista canta exatamente igual a interpretação original: mesmo tom, mesmo andamento, mesmo ritmo, mesma instrumentação”, diz Klemm.
Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram,LinkedIn, Facebook e Twitter.
coverguiammmarcel klemmregravaçãoreleituraversãoWarner ChappellWarner Chappell Brasil
Vítima de um câncer do sistema linfático, Netinho fez história como vocalista da Banda Beijo e cravou seu nome na axé music e no Carnaval de Salvador com sucessos solo como “Milla”