Provoke Edutainment Club passa a gerir projetos de Learning Experience da Rock World
A partir de outubro deste ano os projetos de Learning Experience da Rock World passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club. A empresa foi fundada e é presidida por Agatha Arêas, que atuou por mais de 20 anos pela Rock World, somando 20 edições de Rock in Rio e uma de The Town. Com ...
Por Redação···6 min de leitura·
A partir de outubro deste ano os projetos de Learning Experience da Rock World passam a ser geridos pela Provoke Edutainment Club. A empresa foi fundada e é presidida por Agatha Arêas, que atuou por mais de 20 anos pela Rock World, somando 20 edições de Rock in Rio e uma de The Town.
Com um currículo robusto na empresa criada por Roberto Medina, que conta com cargos como Diretora de Marketing e VP da LExU, com a liderança de projetos como Rock in Rio Academy e The Town Learning Journey, Agatha Arêas assume um novo desafio na Provoke, onde também vai atuar com a educação e entretenimento e seguir trabalhando ao lado da Rock World. No entanto, agora como parceira direta da marca neste segmento.
“Sou privilegiada por ser formada por essa ‘grande escola’ Roberto Medina, que me ensinou na prática a arte de sonhar e fazer acontecer, que mais do que a cultura de uma empresa, é uma filosofia de vida. E serei sempre uma multiplicadora dessa filosofia, levando às pessoas a crença de que o impossível não existe e que todos somos capazes de fazer acontecer os nossos sonhos”, disse a Agatha Arêas, presidente e fundadora da Provoke Edutainment Club.
Agatha Arêas. Foto: @fredericonceptual
Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, é natural que a unidade de experiências de aprendizagem ganhe vida própria sob a batuta de Agatha.
“Estamos juntos há muitos anos. Agatha faz parte do grupo que liderou o crescimento da empresa até aqui, tendo feito parte da internacionalização do Rock in Rio – de Lisboa, passando por Madri e Vegas. É uma criativa como nós, partilhando o DNA empreendedor. Aquele que nos leva a realização dos sonhos. E, na verdade, a chegada da Provoke traz inúmeras possibilidades não só para a Agatha mas para a própria Rock World de pensarmos outros projetos em parceria. E tenho certeza de que vem muita coisa boa por aí. Podem aguardar”, comenta Roberta Medina.
Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World. Foto: Divulgação.
A unidade de negócios foi oficialmente criada em abril de 2019, mas como explica Agatha, “a centelha para a criação da LExU foi sem dúvida o Rock in Rio Academy, criado em 2015, quando eu ainda era a Diretora de Marketing do Rock in Rio e identifiquei a oportunidade de criação de um programa formativo com base no estudo do caso Rock in Rio, na voz de seus executivos, no local onde o festival acontece e durante a sua realização. Para dar forma à ideia pioneira que se transformou no método de Live Case Study, juntamo-nos com a HSM, grande referência em formação executiva no Brasil e fizemos com sucesso, naquele ano, a primeira de 7 edições do programa que já formou mais de 3.600 alunos entre Brasil e Portugal”.
Durante os últimos quatro anos, Agatha Arêas liderou a unidade de negócios, colecionando projetos relevantes como o próprio Rock in Rio Academy; o festival de conversas sobre temas importantes da sociedade – Rock in Rio Humanorama; a masterclass How to Rock in Rio; o primeiro livro de negócios do Rock in Rio, ‘A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer’; o summit de inovação humana realizado em Portugal, Rock in Rio Innovation Week; e o recente The Town Learning Journey.
Esses projetos foram consumidos por mais de 47 mil pessoas – maioritariamente do Brasil e de Portugal – entre alunos dos programas de formação e participantes dos eventos de desenvolvimento de habilidades humanas.
“Desde a primeira edição do Academy, fui mordida pelo bichinho da Educação. Mergulhei nos vários possíveis caminhos para a transformação da Educação e conheci o conceito de ‘Edutainment’, termo cunhado por Walt Disney, em 1954, quando ele já acreditava que seus musicais, parques e filmes eram conteúdos edificantes, que passavam mensagens inspiradoras, mas também educativas, embaladas em grandes doses de emoção e diversão. E aí, pensei: “o Rock in Rio é uma das maiores marcas de entretenimento do mundo. E tanto do que fazemos inspira e transforma vidas. Temos diversos projetos que objetivam levar maior letramento social e ambiental às pessoas. Os milhares de profissionais que passam pela nossa empresa são extremamente valorizados pelo mercado. Ora, então vamos estruturar todo esse conhecimento e dividir com o mundo o legado da marca. E vamos fazer isso unindo o Entretenimento à Educação”, disse Agatha Arêas.
Agatha Arêas. Foto: @fredericonceptual
Após estes anos de operação da LExU, ficou claro que há muito mais o que fazer e mais pessoas a alcançar com as experiências de aprendizagem inspiradas na cultura das marcas Rock World, cujo core business está na realização dos festivais de música. E que, aproveitando a crescente demanda do mercado por formatos inovadores para a educação B2C e B2B, esse seria o momento certo para a criação de uma empresa independente e inteiramente focada no negócio da educação.
“Os projetos criados pela área de Learning Experience da Rock World nos orgulham imensamente, porque têm contribuído de forma relevante para o fortalecimento do legado das nossas marcas. Percebemos que o business tem espaço para crescer e por isso encorajamos a Agatha a abrir sua própria empresa, ganhando foco e agilidade”, disse Luis Justo, CEO da Rock World.
Luis Justo, CEO da Rock World. Foto: Divulgação.
Provoke começa operação com duas verticais: Co-branded e Originals
Com sede em São Paulo, a nova empresa conta com um time inicial de 12 colaboradores, que serão responsáveis pelas duas verticais de negócio da empresa: a de ‘Co-branded’, onde estão os produtos criados em parceria com a Rock World, e também com outras marcas que desejem partilhar sua cultura e modelo de negócios com o mercado em forma de experiências de aprendizagem.
Já a segunda vertente, a de ‘Originals’, estarão contemplados projetos que trazem soluções para demandas do mercado como a formação de novos líderes, o conflito de gerações no ambiente de trabalho, diversidade e inclusão na gestão de pessoas e criação de experiências memoráveis para o cliente e para o colaborador.
“A Provoke já nasce com oito anos de uma história de sucesso que foi escrita com a Rock World, empresa composta de pessoas empreendedoras, criativas, ousadas e do bem. Não poderíamos ter tido uma incubadora melhor!”, reconhece Agatha Arêas.
O primeiro projeto a ser realizado sob a gestão da Provoke é o ‘Rock your Team’, MBA em gestão de equipes, com base nos pilares da cultura Rock in Rio e concebido em parceria com a HSM, que foi lançado na terça-feira (5), exclusivamente para os participantes do The Town Learning Journey e que estará disponível no mercado a partir de novembro. E a empresa seguirá anunciando novidades, como o primeiro produto da sua plataforma de Liderança que será lançado em janeiro de 2024.
#capabizAgatha ArêasEdutainmentluis justomercado da músicaProvoke Edutainment Clubroberta medinaRock in Rio
Vítima de um câncer do sistema linfático, Netinho fez história como vocalista da Banda Beijo e cravou seu nome na axé music e no Carnaval de Salvador com sucessos solo como “Milla”