Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia indicados de 2025

Lista de artistas concorrentes ao prêmio foi revelada em São Paulo, com homenagens a Chitãozinho & Xororó e novos projetos de incentivo.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira

Na noite da última quarta-feira (9), o MASP recebeu pela primeira vez o anúncio oficial dos indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira. Em sua 32ª edição, a premiação revelou os nomes concorrentes nas 17 categorias, que incluem artistas como Emicida, Liniker, Lauana Prado, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, João Bosco, Black Pantera e Dona Onete. A cerimônia de premiação será realizada no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O evento marcou também a abertura oficial do edifício Pietro Maria Bardi, novo espaço do MASP, e trouxe um tributo musical à dupla Chitãozinho & Xororó, homenageada da edição de 2025. Jovens nomes da nova geração interpretaram clássicos da dupla sertaneja, reafirmando a proposta de valorização da música brasileira em suas múltiplas vertentes.

Homenagem à música sertaneja

A apresentação especial reuniu artistas como Marina Sena, Jota.Pê, Agnes Nunes, Juliana Linhares, Fitti, Mari Jasca e Daíra. Cada um deles interpretou uma canção marcante do repertório de Chitãozinho & Xororó. 

Entre os destaques, Juliana Linhares abriu a sequência com “Coração Sertanejo”, seguida de Daíra com “Nuvem de Lágrima”, e Marina Sena que trouxe sua versão de “Vá pro inferno com seu amor”.

Campanha para o segundo lote de ingressos do Rio2C, principal evento de criatividade da América Latina, garanta já a sua vaga!

Jota.Pê emocionou o público ao cantar “Fio de Cabelo”, enquanto Mari Jasca levou sua interpretação para “Fogão de Lenha”. Fitti ficou com o clássico “Galopeira”, e Agnes Nunes apresentou “Se Deus me ouvisse”

O encerramento foi feito em conjunto, com todos os artistas no palco ao lado da dupla homenageada, interpretando “Evidências”, composta por Paulo Sérgio Valle e José Augusto.

Curadoria e propósito cultural

A escolha dos artistas e do repertório foi feita por Zé Maurício Machline, idealizador do prêmio. Segundo ele, a intenção foi homenagear a música sertaneja e de raiz, mostrando sua relevância cultural e a variedade de caminhos possíveis dentro do gênero. 

“São mais de quatro décadas dedicadas à valorização da música brasileira, seus artistas e criadores. O Prêmio da Música Brasileira, ao longo de 37 anos, se transformou em uma plataforma viva de celebração, memória e inovação. Agora, com a chegada do BTG Pactual, damos um passo decisivo para ampliar nosso impacto com projetos que oferecem estrutura, visibilidade e formação para os artistas. Essa parceria nos permite olhar para o futuro com ainda mais potência, colocando a música brasileira no centro das atenções que ela merece”, afirmou Machline durante o evento.

Além da homenagem, esta edição marca uma ampliação do escopo do Prêmio da Música Brasileira, que passa a incorporar novos projetos de incentivo à classe artística, refletindo um movimento de fortalecimento da cadeia produtiva da música nacional.

Agnes Nunes, Juliana Linhares, Daíra, Jota.pê, Mari Jasca, Fitti e a dupla Chitãozinho e Xororó (Crédito: Patrícia Devoraes) Prêmio da Música Brasileira anuncia indicados
Agnes Nunes, Juliana Linhares, Daíra, Jota.pê, Mari Jasca, Fitti e a dupla Chitãozinho e Xororó (Crédito: Patrícia Devoraes)

Novos projetos de fomento

Durante o evento, foram apresentados três novos programas: “Incubadora de Talentos da Música”, “Te Vejo no Palco” e “Música é Negócio”. As iniciativas têm o objetivo de apoiar artistas em diferentes momentos de suas carreiras. 

Campanha para o segundo lote de ingressos do Rio2C, principal evento de criatividade da América Latina, garanta já a sua vaga!

A Incubadora de Talentos da Música oferecerá mentoria e consultoria especializada em áreas como captação de recursos, marketing, comunicação e finanças. Já o Te Vejo no Palco será um programa de gravação audiovisual de apresentações ao vivo, focado em artistas que ainda buscam visibilidade para seus trabalhos. 

Os participantes serão selecionados por meio de edital, com avaliação de critérios como relevância artística e impacto cultural. Serão 30 artistas contemplados ao longo dos próximos cinco anos.

O terceiro projeto, Música é Negócio, tem como objetivo oferecer formação prática em gestão de carreira, direitos autorais, marketing, finanças e contratos. As aulas serão ministradas por especialistas em parceria com a unidade educacional da Exame + Saint Paul Escola de Negócios. A proposta é ampliar a visão dos artistas sobre a indústria da música e transformá-los também em empreendedores culturais.

Fortalecimento da música como ativo cultural

O sócio-sênior e presidente do Conselho do BTG Pactual, André Esteves, também esteve presente na cerimônia. Ele destacou a relevância histórica da premiação como instrumento de valorização da cultura brasileira. 

“Fiquei profundamente impressionado quando assisti à última edição do Prêmio da Música Brasileira, em homenagem a Tim Maia. A grandiosidade, a emoção e a relevância cultural daquele espetáculo foram marcantes. Percebi ali a importância histórica que o Prêmio tem para a valorização da nossa música e da nossa identidade. Foi por isso que decidimos apoiar não apenas a cerimônia em si, mas toda a estrutura de projetos que o Prêmio promove ao longo do ano, em apoio aos artistas e ao fortalecimento da música brasileira como ativo cultural e econômico do país”, declarou.

A diretora do prêmio, Giovanna Machline, reforçou que os novos programas são parte fundamental dessa nova fase. 

“Essa nova fase do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira nos permite ir além da celebração. Por meio da parceria com o BTG, conseguimos viabilizar projetos como a Incubadora de Talentos da Música, o Te Vejo no Palco e o Música é Negócio. Essas iniciativas foram pensadas para ampliar o apoio aos artistas em diferentes momentos de suas trajetórias, oferecendo desde formação e mentoria até oportunidades reais de visibilidade e profissionalização. É um passo fundamental para garantir que a música brasileira siga forte, diversa e protagonista no nosso país”, explicou.

A lista completa dos indicados nas 17 categorias do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira pode ser consultada no site oficial da premiação e logo abaixo. A cerimônia de entrega dos troféus acontece no dia 4 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Veja lista completa dos artistas indicados para as 17 categorias do prêmio BTG Pactual da música brasileira:

RAP / TRAP – Artista

BNegão

Duquesa

Emicida

Mv Bill

Yago Oproprio

RAP / TRAP – Lançamento

Criolo, Dino d’Santiago, Amaro Freitas – Esperança (Produzido por: Criolo e Nave)

Emicida – Acabou, mas tem… (Produzido por: Emicida e Damien Seth)

Marcelo D2, SambaDrive – Direct-to-Disc (Produzido por: Mario Caldato Jr.)

Mv Bill – Na Visão do Morador (Produzido por: Mortão e DJ Caique)

Yago Oproprio – OPROPRIO (Produzido por: Patricio Sid)

RAÍZES – Artista

Alceu Valença

Dona Onete

Elba Ramalho

Joelma

Samba de Coco Raizes de Arcoverde

RAÍZES – Lançamento

Alceu Valença – Bicho Maluco Beleza – É Carnaval (Produzido por: Tovinho)

Dona Onete – Bagaceira (Produzido por: Assis Figueiredo e Marcos Sarrazin)

Elba Ramalho – Isso Quer Dizer Amor (Produzido por: Luã Yvys)

J. Velloso, Recôncavo Experimental – J. Velloso e Recôncavo Experimental (Produzido por: Gustavo Caribé)

Mariana Aydar, Mestrinho – Mariana e Mestrinho (Produzido por: Tó Brandileone)

REGGAE – Artista

Armandinho

Dasplanta

Mukambu

Nubia

Planta e Raiz

REGGAE – Lançamento

Armandinho – Desses Olhos Tenho Medo (Produzido por: Armandinho)

Ceu, RDD – Coração Âncora (Pruduzido por: RDD)

Gustah, Julian Marley, Rael – Love To Jah (Produzido por: Gustah)

Mukambu – Do Gueto ao Kilombo (Produzido por: AquaHertz)

Nubia – Sabores (Produzido por: Sandoval Filho)

REVELAÇÃO – Revelação

Grelo

Joyce Alane

Os Garotin

Rachel Reis

Sued Nunes

POP – Artista

Céu

Liniker

Melly

Os Garotin

Tássia Reis

POP – Lançamento

Céu – Novela (Produzido por: Adrian Younge, Pupillo e Céu)

Liniker – CAJU (Produzido por: Liniker, Fejuca e Gustavo Ruiz)

Melly – Amaríssima (Produzido por: Melly, DEEKAPZ, Theo Zagrae, Marcelo Delamare, Zamba, Tainã, Panda, Ícaro Santiago e Manigga)

Os Garotin – OS GAROTIN DE SÃO GONÇALO (Produzido por: Julio Raposo e Moodstock Music)

Tássia Reis – Topo da Minha Cabeça (Produzido por: Barba Negra, Felipe Pizzutiello, Kiko Dinucci, Evehive e Fejuca)

SAMBA

Alcione

Jorge Aragão

Mart’nália

Martinho da Vila

Zeca Pagodinho

SAMBA – Lançamento

Alcione – Marra de Feroz (Produzido por: Pretinho da Serrinha)

Antônio Neves – Deixa Com a Gente (Produzido por: Antônio Neves)

Mart’nália – Pagode da Mart’nália (Produzido por: Luiz Otávio, Marcia Alvarez e Marcus Preto)

Martinho da Vila – Violões e Cavaquinhos (Produzido por: Celso Filho, Martinho Filho (Pinduca) e Gabriel Lucchini)

Zeca Pagodinho – Zeca Pagodinho – 40 Anos (Ao Vivo) (Produzido por: Paulão 7 Cordas e Pretinho da Serrinha)

ROCK – Artista

Black Pantera

Carne Doce

CPM22

Fresno

João Gordo

ROCK – Lançamento

Ana Carolina – Ana Canta Cássia – Vol. 1 (Ao Vivo) (Produzido por: Ana Carolina)

Black Pantera – PERPÉTUO (Produzido por: Rafael Ramos)

Pitty – ACNXX Ao Vivo em Salvador (Produzido por: Rafael Ramos)

Planet Hemp – BASEADO EM FATOS REAIS: 30 ANOS DE FUMAÇA (Ao Vivo) (Produzido por: Daniel Ganjaman e Planet Hemp)

Titãs – Microfonado (Produzido por: Rick Bonadio e Sergio Fouad)

INSTRUMENTAL – Artista

Amaro Freitas

Carlos Malta

Hamilton de Holanda Trio

Hermeto Pascoal

Yamandú Costa

INSTRUMENTAL – Lançamento

Amaro Freitas – Y’Y (Produzido por: Amaro Freitas, Laercio Costa e Vinicius Aquino)

Clube do Balanço – Cadê Tereza? (Produzido por: Bruno Bona)

Hermeto Pascoal – Pra Você, Ilza (Produzido por: Fábio Pascoal)

Roberto Barreto, Manoel Cordeiro, Pupillo – Estado de Espírito (Produzido por: Pupillo)

Yamandú Costa – Ida e Volta (Produzido por: Yamandú Costa)

ROMÂNTICA – Artista

Alice Caymmi

Grelo

Odair José

Roberta Miranda

Simone Mendes

ROMÂNTICA – Lançamento

Alice Caymmi – O Amor (El Amor) (Produzido por: Diogo Strausz)

Grelo – É o Grelo (Produzido por: De Angelo)

Odair José – Seres Humanos (e a Inteligência Artificial) (Produzido por: Junior Freitas)

Roberta Miranda – Infinito, Ep.1 (Ao Vivo) (Produzido por: Roberta Miranda)

Simone Mendes – Cantando Sua História (Ao Vivo/ Vol.1 e Vol.2) (Produzido por: Eduardo Pepato)

MPB – Artista

Alaíde Costa

Dori Caymmi

João Bosco

Jota.Pê

MPB4

MPB – Lançamento

Alaíde Costa – E o Tempo Agora Quer Voar (Produzido por: Marcus Preto, Pupillo e Emicida)

Caetano Veloso, Maria Bethânia – Fé (Ao Vivo) (Produzido por: Lucas Nunes)

Dori Caymmi – Prosa & Papo (Produzido por: Jorge Helder)

Jota.Pê – Se o Meu Peito Fosse o Mundo (Produzido por: Felipe Vassão, Rodrigo Lemos e Marcus Preto)

MPB4 – 60 Anos de MPB (Produzido por: Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira)

FUNK – Artista

Deize Tigrona

MC Kevin o Chris

PEDRO SAMPAIO

Torya

Valesca Popozuda

FUNK – Lançamento

Deize Tigrona – Não Tem Rolê Tranquilo (Produzido por: Larinhx, KD Soundsystem, BADSISTA, Iasmin Turbininha e Boogarins)

DENNIS, Ana Castela, Mc Gw – RAM TCHUM (Produzido por: DENNIS)

Jup do Bairro, Maria Alcina, Pagode da 27 – Amor de Carnaval (Produzido por: FUSO!)

LUDMILLA, WIU, MC Kevin o Chris – Sua Preferida (Produzido por: MC Kevin o Chris, LUDMILLA e KOSTA)

PEDRO SAMPAIO – ASTRO (Produzido por: PEDRO SAMPAIO, Delano, Rafinha RSQ, DJ TOPO e Pedro Breder)

ESPECIAIS – Lançamento Eletrônico

Beagle Bonnie, DJ Noé – The Mad Wizard’s Sampler (Produzido por: Beagle Bonnie e DJ Noé)

Bixiga 70, DJ Mam – 100% 13 (Produzido por: DJ Mam)

Dre Guazelli – Know It (Produzido por: Dre Guazelli)

Jadsa, João Milet Meirelles, TAXIDERMIA – Vera Cruz Island (Produzido por: Jadsa, João Milet Meirelles e Maíra Morena)

Mulú, DUDA BEAT – MTG CHIHIRO (Produzida por: Mulú)

ESPECIAIS – Lançamento em Língua Estrangeira

Anelis Assumpção – Encore Un Tour (Produzido por: Anelis Assumpção, Saulo Duarte, Klaus Sena)

Anitta – Funk Generation (Produzido por: Márcio Arantes, DJ Gabriel do Borel, Tropkillaz, Brabo, Diplo, Julia Lewis e DJ GBR)

Caetano Veloso – La Mer (Produzido por: Caetano Veloso e Lucas Nunes)

IZA – Cry Me a River (Produzido por: Nani Palmeira e Reno Duarte)

Silvia Machete – Invisible Woman (Produzido por: Lalo Brusco)

ESPECIAIS – Lançamento Erudito

Alexandre Guerra, André Micheletti, Knut Andreas, Orquestra Sinfônica de Piracicaba – Concerto Místico Para Cello e Orquestra (Produzido por: Alexandre Guerra)

Orquestra Ouro Preto, Maestro Rodrigo Toffolo, Tim Rescala – Auto da Compadecida, a Ópera (Produzido por: Rodrigo Toffolo)

Orquestra Petrobras Sinfônica, Heitor Villa Lobos, Felipe Prazeres – Canções do Guia Prático, Vol.2 (Produzido por: Marcos Souza)

Orquestra Sinfonica Brasileira – Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras N.8 (Ao Vivo) (Produzido por: Orquestra Sinfônica Brasileira)

Quinteto Villa-Lobos – Sempre (Produzido por: Quinteto Villa-Lobos)

ESPECIAIS – Projeto Especial

Luiz Melodia – Pérolas Negras – Um Tributo A Luiz Melodia (Produzidor por: MAHMUNDI e JOSEFE)

Orquestra Frevo do Mundo, Pupillo, Davi Moraes – Moraes É Frevo (Produzido por: Pupillo, Davi Moraes)

Rita Lee, Roberto De Carvalho – Voando (Nel Blu Dipinto Di Blu) (Produzido por: Roberto De Carvalho)

Sabotage 50 (Produzido por: Zegon e Tejo Damasceno)

Vários Intérpretes – O Auto da Compadecida 2 (Trilha Sonora do Filme) (Produzido por: João Falcão, Ricco Viana e Carlinhos Borges)

  • Leia mais: