A ORB, companhia de gestão de direitos fundada e dirigida pelo advogado Daniel Campello, comemora seu aniversário de 8 anos hoje (28) com o lançamento da primeira funcionalidade de sua plataforma de direito autoral.
Com o objetivo de simplificar e desburocratizar a geração de ISRCs – código que identifica os fonogramas -, a companhia lança hoje uma versão beta do ISRC.app, aplicativo em que será possível criar ISRCs de forma simples e amigável. A versão beta foi disponibilizada aos clientes da ORB e há a previsão de ser lançado dentro de 2 semanas para o público em geral.
“Resolvemos começar as funcionalidades da plataforma ORB pelo ISRC, a partir da nossa experiência do quão complicado é hoje a criação desse código, fundamental para a unificação da nossa indústria, hoje muito segregada entre o digital e a execução pública tradicional. O resultado dessa complicação é que, dos cerca de 2.000 uploads de músicas por dia nos serviços digitais no Brasil, 80% conta com um ISRC fake fornecido por alguns agregadores, impedindo que esses fonogramas existam formalmente.
Isso gera um impacto negativo para toda a cadeia de gestão de direitos, e resolver essa dor do nosso mercado é a primeira forma de exercermos na prática o propósito ORB: usar a tecnologia e a inteligência para organizar e propagar os catálogos dos criadores de música, otimizando seus ganhos com direito autoral”, explica Daniel Campello.
A companhia, que conta com áreas de tecnologia e de sucesso do cliente (customer success), espera lançar até o fim deste ano as funcionalidades de distribuição de royalties e um dashboard completo de desempenho que apresentará toda a performance financeira de seus clientes em um aplicativo.
Em tempo, Daniel Campello escreveu um artigo para o Mundo da Música falando sobre “Lives, Coronavírus e o Direito Autoral” no início da quarentena, confira mais clicando aqui.