Opinião: Fotografia Musical – uma entrevista com Thereza Eugênia, Jorge Bispo e Marcos Hermes
“O artista escolhe a fotografia para mostrar ao mundo a imagem que ele tem de si” – Thereza Eugênia No Dia Nacional da Fotografia (8 de janeiro), o POPline.Biz é Mundo da Música e eu convidamos três profissionais brazucas admirados pelo mercado (me incluo aí) para expor a importância deste serviço para quem trabalha com ...
Por Redação··4 min de leitura·
“O artista escolhe a fotografia para mostrar ao mundo a imagem que ele tem de si” – Thereza Eugênia
No Dia Nacional da Fotografia (8 de janeiro), o POPline.Biz é Mundo da Música e eu convidamos três profissionais brazucas admirados pelo mercado (me incluo aí) para expor a importância deste serviço para quem trabalha com música. São eles: Thereza Eugênia, Jorge Bispo e Marcos Hermes.
Thereza Eugênia, Jorge Bispo e Marcos Hermes | Fotos: Divulgação
Com o declínio dos LP’s e CD’s e consequentemente seus encartes, um desavisado poderia achar que a demanda pelo trabalho do fotógrafo musical também diminuiria. Não é o que vemos. Vivemos em um tempo em que a atenção humana é extremamente disputada. Uma pesquisa da 3M mostrou que o cérebro processa imagens 60 mil vezes mais rapidamente do que textos. Como diz Jorge Bispo, “o mundo é muito visual hoje em dia, então é fundamental [o artista] ter boas imagens”.
Comenta aí uma foto que faz parte da história da música? Thereza me lembrou do trabalho dos Beatles com fotografia e acho que a foto de Abbey Road é um excelente exemplo pra esta coluna.
Famosa foto dos Beatles na Abbey Road | Foto: Reprodução
Quando e por que contratar um fotógrafo profissional?
“[A contratação de um fotógrafo profissional deve ocorrer] Sempre que houver uma necessidade de se expressar, seja lançando um novo single, projeto, mudando o visual ou buscando alcançar novos horizontes”, destaca Marcos Hermes.
Para o serviço de Marketing Digitalde um lançamento o material visual é peça-chave para diversas frentes como a capa do produto, o envelopamento das redes sociais, atualização do feed com conteúdo novo firmando a imagem do projeto, envio de fotos pras plataformas de streaming em ângulo americano pra possível entrada em capas de playlists editoriais [conheça aqui os diferentes tipos de playlists das plataformas de streaming]…
A Assessoria de Imprensa também vai precisar de conteúdo pra disparar pros veículos de mídia impressa ou online. E já adianto, quando o material visual é impactante, as chances de emplacar notas apenas com a capa são ainda maiores.
Pensando na comunidade do artista, podemos também separar algumas fotos mais artísticas pra oferecer de recompensa pra um pre-save, por exemplo. Ou então pra um grupo do WhatsApp só de fãs. Enfim, as possibilidades são várias e isso porque nem entrei na parte de vídeo.
“E é fundamental que isso [trabalho fotográfico] tenha uma conexão com a sua música. Que tenha uma cara do projeto e que você consiga envelopar tudo visualmente. Então a escolha de um bom fotógrafo que você confie, que seja profissional e que a estética dialogue com as suas ideias é fundamental”, conta Jorge Bispo.
O material fotográfico de um show também é extremamente relevante. Tanto para o material de vendas quanto pra divulgar o evento. Eu que já fiz muita cobertura apenas com um smartphone das antigas sei o desafio que é conseguir fazer uma boa fotografia de show. Então ter o trabalho de um profissional pelo menos no show de início da turnê, pra que haja material divulgando toda a tour, é super indicado.
“No palco sempre fotografava com sua luz afim de transmitir a dramaticidade do espetáculo”, revela Thereza Eugênia.
Como escolher o parceiro ideal?
“Quando há sintonia e confiança entre artista e fotógrafo, todo o projeto ganha alma, personalidade”, diz Marcos Hermes.
Assim como em qualquer outro relacionamento, o que você mais deve buscar num colaborador é a parceria que mais faz sentido pra você e pros seus valores como artista. E acreditar no relacionamento de médio-longo prazo. Quanto mais um fornecedor te conhece, mais sintonia ele vai ter. Isso vale pra empresário, distribuidora, agência e, claro, pro fotógrafo.
Estude alguns trabalhos, veja o que mais tem sinergia com o seu. E não deixe de conversar com outros artistas, entenda com quais parceiros eles gostaram de trabalhar e porquê. Muitas vezes aprender com os acertos e, melhor ainda, erros dos outros é o melhor corta caminho.
“O artista da música tem que ver o material do fotógrafo e perceber que existe uma conexão com o que ele pensa artisticamente. Acho que tem que ter uma admiração pelo trabalho do fotógrafo mas também perceber no trabalho um potencial de se conectar com a expressão, estética e criação do próprio artista”, diz Jorge Bispo.
Marcos destaca que, “para mim a fotografia musical faz sentido quando traduz a essência, a personalidade do artista”.
Por hoje é isso, pessoal! Não deixem de comentar nas redes do POPline.Biz e também da Jangadao tipo de conteúdo que vocês mais têm interesse em consumir pra me ajudar na definição de pauta por aqui 😉 Bom 2022 pra todes!
___________
Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como: Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Claudia Leitte, Kell Smith, entre outros. Marina também é coordenada do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.
dia da fotografiafotografia musicalJorge BispoMarcos Hermesmarina mattosoMarketing DigitalopiniaobizThereza Eugênia
Ana Paula Paulino analisa cases de sucessos nos quais artistas, como Anitta, Bad Bunny e João Gomes, Jota.pê e Mestrinho exploram elementos da cultura popular
Bruna Campos explica o que um compositor, como Juliano Tchula, pode negociar e por que autoria, royalties e direito de imagem não são a mesma coisa na música.