Exclusivo: MusicPRO fecha parceria com Papatunes para ampliar a força da música urbana independente

Distribuidora MusicPRO une esforços com gravadora de Papatinho para apoiar lançamentos e fortalecer artistas fora do radar das majors.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
MusicPRO e Papatunes

A distribuidora digital MusicPRO anunciou uma nova parceria com a gravadora Papatunes, criada pelo produtor musical Papatinho, em um movimento voltado a impulsionar a cena musical independente e urbana no Brasil. 

O acordo inclui planejamento estratégico, inteligência de dados e suporte técnico aos lançamentos do selo. O projeto nasceu de uma aproximação articulada pela Meta Music e pretende aumentar o alcance dos artistas da Papatunes no ambiente digital.

A colaboração marca mais um passo da MusicPRO no fortalecimento do ecossistema musical nacional com foco nos artistas que atuam fora dos grandes centros de decisão da indústria. Segundo Brenda Espasandin, CMO da distribuidora, a conexão entre as duas empresas foi imediata. 

“Desde o primeiro contato que tivemos com a Papatunes, percebemos uma sinergia real entre as visões de trabalho. A parceria se firmou naturalmente, com base em valores compartilhados e o desejo mútuo de fortalecer a música independente e urbana no Brasil. Foi uma união estratégica e orgânica”.

Fortalecimento da cena e inteligência de dados

Entre os compromissos assumidos pela MusicPRO estão o apoio técnico e operacional aos lançamentos da gravadora, além do uso de ferramentas de dados estratégicos para orientar decisões sobre os projetos. 

“Nosso foco é potencializar o alcance e a performance de cada faixa lançada, colaborando lado a lado com a equipe artística e executiva da Papatunes”, afirmou Daniel Alves, CEO da Papatunes.

Para além da distribuição, a parceria é vista como um impulso direto à valorização da música urbana e de artistas que constroem suas carreiras fora do mainstream. 

“Essa conexão se deu principalmente por enxergamos que eles têm pessoas que de fato vivem e entendem a música urbana e seus movimentos. Falta um pouco disso no mercado. É chato quando dedicamos tempo e trabalho para produzir um novo hit e nosso parceiro sequer entende o que estamos fazendo”, declarou Alves.

Expansão de projetos e novos lançamentos

Brenda Espasandin, CMO da MusicPRO, e Daniel Alves, CEO da Papatunes
Brenda Espasandin, CMO da MusicPRO, e Daniel Alves, CEO da Papatunes (Crédito: Divulgação)

A primeira fase da parceria já inclui no planejamento conjunto o lançamento de um novo álbum colaborativo entre o rapper MD Chefe e Papatinho, previsto para os próximos meses. A expectativa é que outros nomes importantes da cena urbana também sejam impactados pelo trabalho em conjunto entre as equipes da MusicPRO e da Papatunes.

“Estamos muito animados. Essa parceria com a MusicPRO é sobre fortalecer a cena urbana e independente. A gente sabe que a música tem muita potência, mas precisa de quem acredita no movimento, quem tá junto. Assim como nós, eles têm essa visão de apoiar os artistas que estão fora do radar dos grandes, e é isso que a gente quer: dar espaço pra quem está trabalhando duro e mostrar que, se a gente se unir, o rolê vai ser muito maior. A ideia é transformar a cena, mostrar o valor da música urbana e abrir cada vez mais portas”, acrescentou Daniel Alves.

Brenda Espasandin ressaltou que o compromisso da distribuidora não se limita aos grandes projetos. 

“Sabemos da importância e da representatividade desse momento para a cena urbana, e estamos comprometidos em executar não somente os lançamentos com eles, mas cada lançamento com a atenção que ele merece”.

Propostas alinhadas e foco em autonomia

Fundada por Tiago da Cal Alves, o Papatinho, a Papatunes se consolidou nos últimos anos como um dos principais selos voltados para a música urbana no país. Seu trabalho se destaca pela valorização de talentos locais e pela busca por originalidade no mercado. Já a MusicPRO atua como uma plataforma digital completa para artistas independentes, com foco em autonomia e profissionalismo.

Entre os serviços oferecidos pela distribuidora estão lançamentos ilimitados, ferramentas de marketing digital e até sites personalizados para cada artista, atualizados automaticamente com os novos lançamentos por inteligência artificial. A proposta é simplificar o processo de distribuição, oferecendo ao mesmo tempo estrutura e liberdade criativa para quem deseja trilhar uma carreira independente.

Com o novo acordo, as duas empresas reafirmam o compromisso com um mercado mais inclusivo, onde artistas com trajetórias fora do circuito tradicional possam alcançar novos públicos e desenvolver suas carreiras com respaldo técnico e criativo.

  • Leia mais: