A banda Lagum acaba de anunciar uma parceria estratégica com a The Orchard, distribuidora global da Sony Music. O novo acordo marca um reencontro do grupo com a autonomia da fase independente, agora com uma estrutura robusta de distribuição e estratégia digital para potencializar o alcance do recém-lançado disco “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo”. Com 10 faixas inéditas, o álbum foi lançado em 27 de maio e acumulou mais de um milhão de plays nas primeiras 48 horas.
De acordo com Pedro Calais, vocalista da Lagum, a nova parceria representa mais do que um contrato de distribuição:
“Esse é o primeiro lançamento que a gente faz em parceria com a The Orchard e é muito bom. Depois de uma década de trabalho, a gente se sente preparado pra atuar no mercado com as nossas próprias ideias, tendo posse dos nossos próprios fonogramas”.
Segundo ele, a The Orchard oferece suporte estratégico sem tirar a condução criativa da banda:
“A gente pilota a estrutura e tem eles como grandes parceiros pra fazer esses projetos tão especiais pra nós acontecer”.
Parceria estratégica e novo momento da banda

Para a equipe da The Orchard, a chegada da Lagum reforça o compromisso da empresa com artistas que buscam autonomia e profissionalização.
“Lagum é uma das bandas mais interessantes do pop rock no Brasil e o lançamento do disco mais recente está sendo sucesso! Com mais de 1 milhão de plays nas primeiras 48 horas, eles ampliaram a sua base de fãs e estão dialogando com um novo público. Esse movimento é uma grande conquista e a The Orchard está muito feliz por estar junto com eles, empoderando o novo momento da banda”, avalia Veronica Pessoa, do time de A&R da empresa.
Já Thiago Monteiro, também A&R da The Orchard, destaca o impacto da Lagum no cenário nacional:
“Termos a Lagum conosco é uma grande honra. Apesar de ser uma banda jovem, conseguiram em poucos anos estabelecer um contato muito próximo com o grande público, se tornando uma das maiores bandas nacionais, primando por canções que vão ficar marcadas por gerações. É uma alegria imensa poder trabalhar artistas tão talentosos e fazer a boa música ser propagada”.
O novo disco marca uma etapa em que a banda amplia sua proposta musical, combinando rock, pop e reggae com timbres quentes. Produzido em parceria com Paul Ralphes, “As Cores, as Curvas e as Dores do Mundo” aborda temas como cotidiano urbano e relações humanas. Entre os destaques estão “A Cidade”, escolhida como faixa de trabalho, e “Tô de Olho”, com participação da cantora Céu.
Turnê nacional e internacional amplia alcance da nova fase
A nova fase da Lagum também se reflete na turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo”, que passa por mais de 25 cidades brasileiras até dezembro de 2025, com datas extras anunciadas em São Paulo após a alta demanda por ingressos. O grupo também confirmou shows em países da Europa a partir de abril de 2026.
A apresentação ao vivo é uma parte importante da estratégia atual. Segundo o planejamento da equipe, as novas versões das músicas nos palcos contarão com arranjos específicos e produção visual pensada para proporcionar uma experiência diferenciada. A campanha de lançamento inclui ações em espaços públicos, mídias digitais, projeções urbanas e marketing de influência.
Com mais de dez anos de trajetória, a Lagum tem buscado conciliar liberdade criativa com maior controle sobre sua operação no mercado musical. A decisão de trabalhar com a The Orchard surge nesse contexto, como uma alternativa à atuação via grandes gravadoras, e aponta para um movimento de maior protagonismo nas decisões comerciais e artísticas por parte da banda.

- Leia mais:
- Exclusivo: Relevação do pagode, BG assina contrato com a Warner Music Brasil
- Curso gratuito ensina produção musical digital com inscrições até 13 de agosto
- Exclusivo: Altafonte assina com Jonatha e Cristiano para distribuição e estratégia de lançamentos
- Edital Petra Zuca 2025 encerra inscrições com mais de 1000 artistas participantes
- Adeus a Brian Wilson: entenda como o ‘Beach Boy’ mudou a música para sempre