Exclusivo: Grupo Sony Music Brasil anuncia novas lideranças com executivos que fazem parte da sua história

Cristina Leuzinger é a nova diretora de Marketing na Som Livre; Ricardo Bertozzi assume o comando de Marketing e Promoção e Mariana Abreu retorna à companhia na gestão executiva do A&R da Sony Music
Foto de Láisa Naiane
Láisa Naiane
Cristina Leuzinger é a nova diretora de Marketing na Som Livre; Ricardo Bertozzi assume o comando de Marketing e Promoção e Mariana Abreu retorna à companhia na gestão executiva do A&R da Sony Music
Cristina Leuzinger é a nova diretora de Marketing na Som Livre; Ricardo Bertozzi assume o comando de Marketing e Promoção e Mariana Abreu retorna à companhia na gestão executiva do A&R da Sony Music. Foto: Divulgação

O Grupo Sony Music Brasil anunciou, nesta terça-feira (01), a chegada de novas lideranças executivas aos selos, unindo o retorno de profissionais que já atuaram na companhia a uma promoção interna. No time Som Livre, Cristina Leuzinger retorna para a empresa e passa a responder pela Diretoria de Marketing. Já na Sony Music, Ricardo Bertozzi assume a Diretoria de Marketing e Promoção, e Mariana Abreu retorna ao grupo como Diretora de A&R. O anúncio, que busca reforçar o compromisso do grupo em reconhecer trajetórias consistentes, fomentar talentos internos e fortalecer a ponte entre visão artística e inteligência estratégica no mercado da música, foi feito em primeira mão ao Mundo da Música.

Formada em Marketing e com mais de 20 anos de experiência no mercado de entretenimento, Cristina Leuzinger construiu uma trajetória sólida na indústria da música. Iniciou sua carreira na área de Marketing da Sony Music, sendo responsável por lançamentos importantes de artistas nacionais renomados.

Na sequência, atuou por 10 anos na Som Livre, à frente de projetos estratégicos e campanhas de Marketing de grande impacto e, mais recentemente, integrou a equipe de Novos Negócios da Warner Music. Cristina Leuzinger retorna à Som Livre, agora à frente da Diretoria de Marketing.

“Retornar à Som Livre em um momento tão relevante da companhia é, além de especial, uma oportunidade valiosa de contribuir com uma casa pela qual tenho grande carinho e uma trajetória construída. Poder iniciar um novo capítulo ao lado de profissionais talentosos, unindo criatividade, estratégia e paixão pela música, é extremamente motivador pra mim.”, comenta Cristina Leuzinger, Diretora de Marketing da Som Livre.

Tatiana Cantinho, SVP e Label Head da Som Livre, celebra o retorno da profissional à empresa:

“Trazer uma profissional como a Cris de volta a Som Livre, com sua sensibilidade artística, visão de negócios e trajetória sólida dentro da companhia, reforça nosso compromisso com a excelência e com a valorização de talentos que conhecem nossa essência. Sua chegada neste momento é essencial para fortalecer ainda mais nossa atuação em Marketing, com criatividade e foco em resultados.” Reforça Tatiana Cantinho, SVP e Label Head da Som Livre.

Tatiana Cantinho é a nova Vice-Presidentes Seniores & Label Heads da Som Livre
Tatiana Cantinho é a nova Vice-Presidentes Seniores & Label Heads da Som Livre. Foto: Divulgação

Ricardo Bertozzi, que iniciou sua jornada na Sony Music em 2009 como estagiário, representa um exemplo de crescimento movido por criatividade, visão estratégica e forte conexão artística. Com formação em Comunicação Social, Bertozzi soma 16 anos de atuação na gravadora.

Ao longo desse período, passou por áreas como Marketing Local, Exploração Internacional, Growth Marketing, e hoje assume liderança da estrutura que abrange Marketing Digital, Mídia, Marketing de Influência, Imprensa, Rádio e TV. Seu trabalho impacta diretamente um time de artistas de renome e peso nacional. De acordo com a empresa, sua promoção reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento de talentos internos.

Ter construído minha trajetória dentro da Sony Music, de estagiário até aqui, me proporcionou uma compreensão profunda da cultura da companhia, da conexão com os artistas e do papel que a música ocupa na vida das pessoas. Ao longo dos anos, tive a oportunidade de aprender com diferentes áreas, liderar projetos diversos e acompanhar toda a evolução do mercado. Assumir esta nova posição é um desafio que encaro muito animado e motivado. Quero seguir contribuindo com estratégias criativas e inovadoras, que fortaleçam nossos talentos e levem nossa música ainda mais longe.”, diz Ricardo BertozziDiretor de Marketing e Promoção da Sony Music Brasil.

Cristina Leuzinger é a nova diretora de Marketing na Som Livre; Ricardo Bertozzi assume o comando de Marketing e Promoção e Mariana Abreu retorna à companhia na gestão executiva do A&R da Sony Music
Cristina Leuzinger é a nova diretora de Marketing na Som Livre; Ricardo Bertozzi assume o comando de Marketing e Promoção e Mariana Abreu retorna à companhia na gestão executiva do A&R da Sony Music. Foto: Divulgação

Mariana Abreu também iniciou sua trajetória na Sony Music como estagiária em 2012, contribuindo por nove anos em áreas como Operações Digitais, Vendas Digitais e Business Intelligence. Participou ativamente da transformação digital do setor e foi peça-chave na implementação de uma cultura orientada por dados.

Após experiências de destaque como Diretora de Insights & Analytics na Discovery e, mais recentemente, liderando o crescimento do Spotify Brasil, Mariana retorna à companhia para assumir a diretoria de A&R. Combinando criatividade e inteligência de dados, sua missão será impulsionar estratégias de contratação e desenvolvimento de artistas, conectando tendências e decisões de negócio.

Assumir posição de liderança em um mercado tão estratégico como o da música exige entendimento profundo de suas transformações e dinâmicas. Tive o privilégio de colaborar na construção de uma cultura orientada por dados, desenvolver processos, implementar ferramentas e atuar ao lado de novos players — sempre com o objetivo de colocar a tecnologia e a inteligência de dados a serviço da arte como negócio. Voltar à Sony, agora com uma visão mais ampla e bagagem ampliada, é extremamente animador. Poder contribuir com minha experiência, onde tudo começou é, sem dúvida, muito significativo.”, relata Mariana AbreuDiretora de A&R.

Cristiane Simões, SVP e Label Head da Sony Music Brasil, destaca a atuação da empresa na identificação de profissionais

O mercado da música é dinâmico, desafiador e muito específico. Identificar talentos e pavimentar a estrada para que o potencial destas pessoas se revele e se desenvolva é fundamental para o negócio. A Sony Music tem essa vocação, de formar profissionais, de valorizar seus colaboradores e de contribuir para transformá-los em executivos de alta performance. Estou confiante de que Ricardo e Mariana farão um excelente trabalho.”, afirma Cristiane Simões, SVP e Label Head da Sony Music Brasil.

Cristiane Simões é a nova é a nova Vice-Presidente Senior & Label Head da Sony Music Brasil
Cristiane Simões é a nova é a nova Vice-Presidente Senior & Label Head da Sony Music Brasil. Foto: Divulgação

A chegada de Cristina, Ricardo e Mariana a essas posições-chave busca reforçar o compromisso do grupo Sony Music Brasil em reconhecer trajetórias consistentes, fomentar talentos internos e fortalecer a ponte entre visão artística e inteligência estratégica no mercado da música.

Sony Music e Camp Mangueira: juntos para a formação de jovens profissionais

Em tempo, a Sony Music Brasil encerrou em junho a primeira edição do Music Camp, projeto realizado em parceria com o Camp Mangueira, escola de cidadania voltada à inserção profissional de jovens. A formatura da turma inaugural aconteceu no dia 18 de junho, marcando a conclusão de um ciclo de um ano e meio de formação prática e teórica voltada à preparação para o mercado de trabalho — com foco, mas não exclusivamente, no setor musical.

A iniciativa surgiu com o propósito de contribuir com a inclusão social e racial no ambiente corporativo, uma das metas estratégicas da Sony Music. Com 18 aprendizes participantes, o projeto ofereceu formação completa: desde aulas de inglês e história da música brasileira até a vivência de rotinas corporativas dentro da sede da gravadora, localizada no Rio de Janeiro. 

Os jovens foram alocados em diferentes áreas da empresa, especialmente no setor de estratégias e vendas digitais, atuando em atividades práticas com o apoio de uma equipe dedicada.