Grupo Bandeirantes de Comunicação estreia a rádio Play FM

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O Grupo Bandeirantes de Comunicação estreou nesta sexta-feira, 31 de julho, sua nova emissora de rádio, a Play FM. Com programação musical voltada para os sucessos dos anos 80, 90 e início dos anos 2000, a rádio pode ser sintonizada na frequência 92.1 FM, ocupada nos últimos 13 anos pela Rádio Trânsito, projeto pioneiro do Grupo. A Play FM também está disponível no aplicativo Band Rádios para smartphones.

 “A Play FM vai tocar só sucessos para o público adulto, resgatando o melhor do rádio dos anos 80, 90 e começo dos anos 2000 com artistas que hoje são pouco tocados nas rádios. Destaque também para as canções que foram grandes sucessos de massa, como temas de novelas e filmes”, explica Betinho, diretor artístico da rádio. A programação da emissora também contará com boletins de notícias atualizados a cada meia hora.

Os ouvintes poderão conferir hits de artistas nacionais como Fábio Jr., Tim Maia, Guilherme Arantes, Sandra de Sá, Ritchie, Só Pra Contrariar e Chitãozinho & Xororó. Entre os internacionais, A-Ha, Duran Duran, Berlin, Madonna, Michael Jackson, George Michael, entre outros.

Os principais programas da Play FM:

Play News 1ª. Edição. No ar de segunda a sábado, das 7h às 9h, com apresentação de Gislaine Martins. Para começar o dia informado com os destaques do noticiário, além de muita música.

Play Total. No ar de segunda a sábado, das 9h às 11h, com apresentação de Gislaine Martins. A revista radiofônica de todas as manhãs: música, informação, horóscopo e uma pitada do mundo das celebridades.

Delivery Play. No ar de segunda a sexta, das 11h às 13h, com apresentação de Robson Ramos. Interação com os ouvintes, que podem participar pelo WhatsApp (11) 999-936-451. Destaque para os temas de novelas e filmes que marcaram época.

É do Brasil. No ar de segunda a sexta, das 17h às 18h, com apresentação de Ricardo San. Uma hora com música brasileira.

Audiência do Rádio em 2020

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De acordo com a Kantar, mesmo durante a pandemia, a audiência do meio se manteve em alta: 78% dos brasileiros ouviram rádio nos últimos 30 dias, com consumo médio diário de 4h41min. Sendo que três em cada cinco ouvintes consumiram o meio todos os dias. E para entender ainda mais como se comporta o ouvinte de rádio, independente da plataforma, a Kantar IBOPE Media lançou nesta semana (24) o Kantar Social Radio (KSR) – uma solução que busca trazer mais inteligência ao planejamento de mídia.

“O KSR permite que emissoras de rádio, agências de publicidade e anunciantes entendam o que se comenta sobre o meio nas redes sociais, quais os programas que mais engajam os ouvintes e, ainda, a performance dos programas ao vivo ou em análises históricas. Compreender essa repercussão é mais um caminho para entender o que o ouvinte quer, de fato, ouvir”, comenta Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Dados do Target Group Index indicam que 57% dos brasileiros conectados (que acessaram a internet) ouvem rádio e, destes, 16% o fazem enquanto acessam a internet. 

O primeiro levantamento especial do KSR, com análises entre janeiro e junho de 2020, mostra que foram mais de 3,5 milhões de tweets sobre rádio ao longo do semestre entre as emissoras da cobertura, com quase 650 mil autores únicos e mais de 987 milhões de impressões.

Comparando as interações entre dias de semana e fins de semana, ainda que parecidas, observamos um volume maior ao longo dos dias de semana. O pico de postagens acontece no final da tarde, entre 18 e 20 horas, faixa que concentra 20% dos tweets diários. Nos finais de semana, os tweets pela manhã possuem uma curva mais fluida entre os horários, enquanto durante a semana existe um pico matinal às 10 horas.

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Fonte: Kantar IBOPE Media | Kantar Social Radio – 01 de janeiro a 30 de junho de 2020

“Essa interação entre rádio e redes sociais ficou ainda mais evidente durante a pandemia do novo coronavírus. A busca por conexão levou a um aumento expressivo na geração de conversas sobre rádio, logo após o início das medidas de distanciamento social. Nossa pesquisa especial sobre os impactos do Covid-19 no consumo de rádio mostrou que 61% dos ouvintes de rádio declararam ter utilizado redes sociais ao longo da pandemia.

Os dados do KSR refletem essa repercussão, indicando um aumento de 77% na quantidade de tweets sobre rádio em relação a primeira semana de março, período anterior as medidas de isolamento”, explica Adriana.

Volume de tweets sobre rádio durante a pandemia:

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Kantar IBOPE Media | Kantar Social Radio – 09 de março a 30 de abril de 2020

“A instantaneidade das redes sociais conversa muito bem com a agilidade do rádio. Todos os programas hoje possuem um canal direto com seus ouvintes pela internet, logo nada mais natural do que escutar o que os ouvintes dizem nas redes sociais”, afirma Adriana.

Em tempo, confira outro estudo da Kantar que analisa o consumo de rádio, lives e aplicativos durante a quarentena, clique aqui para acessar.