Gibson planeja vender NFTs de guitarras icônicas da marca

Picture of Redação
Redação

A fabricante de guitarras Gibson parece estar se preparando para entrar na onda do NFT, revelando ao escritório federal de marcas que pretende vender NFTs que envolvam imagens de suas guitarras como a Les Paul, Flying V, Thunderbird e outras.

De acordo com publicação da Billborad, em documentos arquivados no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos, a Gibson Brands Inc. solicitou registros de marcas cobrindo o “corpo de formato único” de seis de suas famosas guitarras. A empresa disse à agência que planeja usá-los para vender “arquivos multimídia” autenticados por NFTs, ou tokens não fungíveis.

Leia mais:

Ainda segundo a publicação, os registros, feitos em 14 de janeiro, contêm poucos detalhes adicionais sobre os planos de Gibson. Eles foram arquivados como os chamados “aplicativos de intenção de uso”, o que significa que a Gibson ainda não lançou nenhum produto, mas tem uma séria intenção de fazê-lo. Uma porta-voz da Gibson se recusou a comentar os pedidos ou oferecer mais informações sobre os planos da empresa para a Billboard.

gibson2
Gibson planeja vender NFTs de guitarras icônicas | Foto: Reprodução/Instagram

Surfando a onda do NFT

Arte e colecionáveis ​​vinculados a NFTs – essencialmente versões digitais dos certificados de autenticidade que você obteria ao comprar pinturas ou objetos raros – explodiram em popularidade nos últimos dois anos, inclusive na indústria da música. The Weeknd, Eminem, Kings of Leon, Grimes, Shawn Mendes e muitos outros artistas, inclusive nacionais, estrearam seus próprios NFTs no ano passado.

Agora, marcas de guitarra como a Gibson parecem estar entrando na mistura. Em novembro, a ESP Guitars lançou uma série de NFTs composta por versões digitais de algumas de suas guitarras. Ao preço de US$ 100 por pop, a ESP vendeu 30 NFTs cada para três de suas guitarras, como a ESP USA MI FR-DLX Skulls & Crows Limited Edition.

Roqueiros icônicos também venderam NFTs de suas guitarras históricas, incluindo Gibsons. No início deste mês, Keith Richards disse que iria leiloar um NFT de uma guitarra eletroacústica Gibson ES-335 assinada à mão. E na segunda-feira, o filho de John Lennon, Julian Lennon, disse que venderia uma NFT de várias guitarras de seu pai, incluindo uma Gibson Les Paul 25/50.

A Gibson já possui uma série de registros de marcas federais, inclusive para as formas das guitarras nos novos pedidos. Mas as marcas registradas não cobrem automaticamente todos os produtos e, se aprovados pelo escritório de marcas, os novos registros solicitados pela Gibson tornariam mais fácil para a empresa processar qualquer pessoa que vendesse NFTs com essas guitarras. Esses pedidos podem levar meses ou anos para serem processados, e empresas rivais podem contestar o pedido, se assim o desejarem.