[gtranslate]

Gal Costa: ‘ícone da música e uma das maiores intérpretes da MPB’, diz Ecad

Picture of Redação
Redação

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) emitiu uma nota de profundo pesar pela morte da cantora Gal Costa que faleceu na manhã desta desta quarta-feira (9) aos 77 anos, em sua casa, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, que ainda não divulgou a causa da morte. A baiana, nascida em Salvador, deixou um filho de 17 anos. O velório, aberto ao público, será realizado na Assembleia Legislativa, também na capital paulista, na sexta-feira, dia 11 de novembro, das 9h às 15h. O enterro será fechado apenas para amigos próximos e familiares.

No banco de dados do Ecad, a artista tem o expressivo número de 1.080 gravações cadastradas. Das canções que Gal gravou como intérprete, as três mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos foram “Um dia de domingo”, “Chuva de prata” e “Quando você olha pra ela”.

Leia Mais:

Recentemente a artista havia dado uma pausa em sua agenda de shows para passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Gal era uma das atrações principais do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último final de semana, mas teve sua participação cancelada em cima da hora. De acordo com a assessoria, ela precisava se recuperar da cirurgia, o que a afastaria dos palcos até final de novembro.

Confira a nota de pesar na íntegra do Ecad:

“O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) expressa o seu profundo pesar pela morte da cantora Gal Costa, nesta quarta-feira, dia 09, aos 77 anos. Neste momento de imensa tristeza e dor, a instituição se solidariza com familiares e amigos da artista.  

Gal Costa era considerada um ícone da música e uma das maiores intérpretes da Música Popular Brasileira, com sucessos marcantes como “Baby”, “Meu bem, bem mal” e “Chuva de prata”, entre outras canções de seu extenso repertório.  

No banco de dados do Ecad, a artista tem o expressivo número de 1.080 gravações cadastradas. Das canções que Gal gravou como intérprete, as três mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos foram “Um dia de domingo”, “Chuva de prata” e “Quando você olha pra ela”.   

Com uma voz potente e uma carreira reconhecida internacionalmente, Gal Costa foi uma artista importante para a MPB, um dos expoentes do Tropicalismo e deixará saudade a todos os amantes da música brasileira. Seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos até 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).”

Foto: Julia Rodrigues / Biscoito Fino
Gal Costa. Foto: Julia Rodrigues / Biscoito Fino

Ranking das músicas gravadas por Gal Costa como intérprete mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão)  

1 – Um dia de domingo – Michael Sullivan/Miguel/Paulo Massadas

2 – Chuva de prata – Ronaldo Bastos/Ed Wilson

3 – Quando você olha pra ela – Mallu Magalhaes

4 – Sorte – Celso Fonseca/Ronaldo Bastos

5 – Meu bem meu mal – Caetano Veloso

6 – Azul – Djavan

7 – Baby – Caetano Veloso

8 – Dom de iludir – Caetano Veloso

9 – Açaí – Djavan

10 – Folhetim – Chico Buarque

11 – Nada mais – Ronaldo Bastos/Stevie Wonder

12 – Hino do sr. do Bonfim – Osmar/Joao Antonio Wanderley

13 – Força estranha – Caetano Veloso

14 – Alguém me disse – Evaldo Gouveia/Jair Amorim

15 – Barato total – Gilberto Gil

15 – Modinha de Gabriela – Dorival Caymmi

16 – Lanterna dos afogados – Herbert Vianna

17 – Mar e sol – Carlos Renno/Paky (Fr 1)

18 – Aquarela do Brasil – Ary Barroso

19 – Sonho meu – Dona Ivone Lara/Delcio Carvalho

20 – Luz do sol – Caetano Veloso