Flávio Saturnino, POPline: “O único caminho é produção de conteúdo”

Picture of Redação
Redação
Divulgação

A cantora e compositora Manu Gavassi lançou hoje (21) o single e videoclipe “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” com participação de Gloria Groove.

Analisando a produção audiovisual e a estratégia do clipe que possui 10min21s de duração, Flávio Saturnino, Fundador do Portal POPline e apresentador do programa POPline na Rádio FM O Dia, correlacionou em uma publicação nas suas Redes Sociais, o aumento do consumo de vídeos no YouTube com velocidade 1.5x e a importância da criação de uma narrativa capaz de prender a atenção do público.

“É impossível absorver tanta informações e referências que tem no clipe que marca o inicio da sua nova era pós-BBB assistindo em velocidade 1.5x. Manu está dando simplesmente o que o público dela quer. São 10 minutos que mostram como um artista pop pode fidelizar seu público na era da PRODUÇÃO DE CONTEÚDO”, afirma Flávio.

Especialista no mercado da música Pop, Saturnino pontua como se destacar na era da abundância de conteúdo digital e o diferencial para a fidelização da audiência. O POPline analisou as referências do clipe, como a utilização do livro “1984” (George Orwell) no clipe e a parte de Gloria Groove, clique aqui para conferir.

“A nossa ficha precisa cair de uma vez por todas: estamos a um clique de todo mundo e qualquer coisa na internet. O jogo é de igual pra igual: o que define seu tamanho é o TEMPO que as pessoas gastam com você. E o único caminho é: produção de conteúdo. Criar narrativa. Prender a atenção do público”, destaca.

Lançado há 7 horas, o clipe está atualmente em 1º lugar em alta no YouTube e possui mais de 1 milhão de visualizações, além de Manu estar no trending topics do Twitter.

 

 

Estratégia de Lançamento

Após gravar 130 vídeos antes de entrar noo BBB, Manu Gavassi bateu o maior recorde de todos em um reality show, chamou a atenção da artista internacional Dua Lipa e ganhou seu primeiro disco de platina com “áudio de desculpas”.

“Os 15 minutos de fama que um reality show dão são mais cruéis agora: eles acabam mas deixam milhões de seguidores que o participante, seja mocinho ou vilão, não consegue mais alcançar. O mesmo vale para aquele artista viral do verão, que emplacou o hit do carnaval, acumulou 3 ou 4 milhões de seguidores no Instagram e hoje não consegue mais construir narrativas”, analisa Flávio.

No último dia 12, a cantora,de 27 anos, sumiu após um “blackout” em suas redes sociais, onde todas as suas fotos desapareceram. No dia seguinte, as redes foram ocupadas por Malu Gabatti, uma renomada cineasta que acaba de chegar ao Brasil depois de longa temporada em Nova York.

“A ideia da personagem veio quando fechei uma campanha de cabelos, com a Redken. A partir daí eu pensei: como posso reverter a mídia que geralmente se ganha em uma transformação dessas pro meu trabalho?  Lançando um clipe e criando uma personagem que tem vida própria e que fica 8 dias no meu Instagram sem ninguém entender nada. Risos. Foi uma ideia ousada mas funcionou. Gerou curiosidade, sem falar que eu e minha equipe rimos horrores dessa ideia maluca”. – conta Manu.

Foi dessa ideia que Manu, em parceria com o TikTok, deixou a sua personagem assumir o recém criado perfil na plataforma, lançando, dias depois, um featuring com a cantora Gloria Groove, envolvendo seus seguidores em uma atmosfera de mistério e expectativa.  

Como parte da estratégia conjunta com o TikTok, foram produzidos oito vídeos exclusivos para o aplicativo, parte do curta metragem e do clipe da música.  A ação incluiu, também, uma collab com o Mario Jr., um dos Tiktokers mais famosos do país, e com Rafa Uckmann, além de um vídeo de ligação com a própria Gloria Groove. Manu também entrou na onda das coreografias, tão populares na plataforma, e lançou a Dança do Tamborzinho. 

“Fiquei muito feliz com a entrada no TikTok e em poder produzir conteúdo da minha maneira. Em uma semana, já são quase um milhão de pessoas que acompanham o perfil. Pude perceber que a plataforma é realmente democrática, para todas as idades e interesses, sem contar que durante o processo de criação, eu me diverti muito!” – conta Manu.

A canção “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” é uma composição de Manu que logo pensou em Gloria Groove para a parceria. A cantora Gloria Groove recebeu esta semana quatro certificados: um disco de ouro, com o hit “Apaga a Luz”, e três discos de platina com os hits “Arrasta” feat. Léo Santana, “YoYo” feat. Iza e o EP “Alegoria”. A premiação é fruto das obras da artista, gerenciada pela SB Music e com distribuição pela ONErpm.  

“Eu tô muito, muito, MUITO feliz. Sou muito gavassier e me identifico com a Manu em níveis assustadores. É um prazer gigante ter sido convidada por ela logo após o BBB, que catapultou o nome Manu Gavassi a novos lugares. Foi um presente acompanhar mais de perto o processo criativo desta jovem gênia brasileira, desde a produção da faixa – inclusive minha primeira vez trabalhando com o Lucas Silveira, de quem também me tornei ainda mais fã -, passando pela criação do roteiro brilhante escrito por ela e a gravação do curta + clipe. Fico estupefata o tempo todo com a entrega da Manu. Está o tempo todo atenta a absolutamente tudo, guiando o próprio trabalho com muita gentileza e coesão. É muito inspirador. Somos duas capricornianas megalomaníacas e excêntricas que se entendem. Incrível como quando existe identificação, as coisas simplesmente fluem!” – declara Gloria Groove.

Em tempo, saiba mais detalhes sobre a estratégia do TikTok no Brasil e cases de sucesso clicando aqui.