O universo da música para audiovisual ganha destaque em São Paulo neste mês de setembro com a realização da 11ª edição do Festival Musimagem. Entre os dias 16 e 18, a Universidade de São Paulo (USP) recebe uma programação gratuita que inclui concertos, palestras e cursos voltados para compositores, profissionais do audiovisual, estudantes e interessados em trilhas sonoras. O evento também marca as comemorações dos 60 anos da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).
O festival é idealizado por Marcos Souza, compositor premiado e diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Para ele, a aproximação com o ambiente universitário representa um passo essencial para a valorização do segmento.
“Acreditamos que proporcionar aos estudantes de audiovisual e música o contato com a trilha sonora é de extrema importância para o desenvolvimento da música e do setor audiovisual no Brasil. A presença na USP é, portanto, um marco fundamental, pois vislumbramos a possibilidade de fomentar estudos e reflexões aprofundadas sobre a trilha sonora”, afirma.

Trilhas que atravessam gerações
A abertura do festival acontece no dia 16/9, às 19h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, com a Orquestra da Associação Livre de Música e Artes Integradas de São Paulo (ALMAI), sob regência do maestro Alexey Kurkdjian Ogalla. O concerto reúne músicas de filmes que marcaram diferentes épocas, como “Central do Brasil”, “O Exterminador do Futuro”, “Pequena Miss Sunshine” e “Shrek”.
Um dos destaques será a primeira execução pública da trilha sonora de “O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura e premiado recentemente em Cannes. O longa só estreia em novembro, mas o público poderá conhecer sua música de antemão. Também estarão no repertório as trilhas premiadas dos filmes “Kasa Branca” e “Quando Vira a Esquina”, vencedores do Festival do Rio 2024.
Cursos, palestras e debates para diferentes áreas
Durante os três dias de festival, acontecem cursos gratuitos na ECA-USP. No dia 16, o organista e compositor Felipe Radicetti ministra “Estratégias composicionais em música para cinema”, explorando os desafios de alinhar narrativa e som. No dia 17, o pianista e produtor Alberto Rosenblit conduz a oficina “Música para TV”, abordando aspectos técnicos e criativos da sonorização televisiva. Já no dia 18, o violonista e produtor Zeh Netto apresenta “Compondo com softwares gratuitos”, voltado ao uso de ferramentas acessíveis para a criação de trilhas.
A programação de palestras e debates traz profissionais renomados discutindo a relação entre música e audiovisual. Entre os destaques estão a palestra de Fernando Aranha, que comenta o processo criativo das trilhas premiadas de “Kasa Branca” e “Quando Vira a Esquina”, e a mesa “Trilhas que contam histórias”, promovida pela União Brasileira de Compositores (UBC), com Plinio Profeta e Tami Belfer.
Outros debates reúnem nomes como Beto Villares, Antonio Pinto, Mateus Alves, Benjamim Taubkin e Flavia Tygel, além de professores e pesquisadores de instituições como Unicamp e Santa Marcelina. O objetivo é abrir espaço para reflexões sobre a música como elemento narrativo e sua importância na formação acadêmica.
Atividades extras estendem a programação e encerramento tem homenagem

O encerramento acontece no dia 18/9, às 19h30, com o Concerto Musimágicos, dedicado a trilhas nacionais. No palco, compositores de diferentes gerações apresentam suas obras, entre eles Wagner Tiso, Tim Rescala, Natalia Machiavelli e Mauricio Tagliari. Nesta noite será entregue o Troféu Remo Usai a Wagner Tiso, um dos homenageados da edição, ao lado da compositora britânica Rachel Portman.
Além dos dias oficiais, o festival oferece atividades extras. No dia 20/9, o pernambucano Mateus Alves ministra uma masterclass sobre sua experiência nos filmes “Bacurau” e “O Agente Secreto”. Já no dia 21/9, o Teatro B32 recebe uma apresentação especial: a exibição do clássico “Psicose”, de Alfred Hitchcock, com a trilha de Bernard Herrmann executada ao vivo pela Orquestra ALMAI.
Como participar
A participação no Festival Musimagem é gratuita e aberta ao público. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site oficial. A inscrição é geral, sem necessidade de escolher atividades específicas. A entrada nos cursos, palestras e concertos será por ordem de chegada, respeitando a lotação dos espaços da USP e do Centro Cultural Camargo Guarnieri.
A relevância das trilhas sonoras no mercado audiovisual brasileiro também se reflete em números. Segundo levantamento do Ecad, em 2024 a distribuição de direitos autorais referentes a trilhas de cinema nacional cresceu 86% em relação ao ano anterior. Esse dado reforça a importância de eventos como o Festival Musimagem para fortalecer a cadeia criativa e profissionalizar ainda mais os envolvidos.
Confira a programação completa do festival:
CURSOS
Dia 16/9 (terça-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
10h às 12h – Estratégias composicionais em música para cinema com Felipe Radicetti
A memória e os sentidos indiciais coletivos na fruição audiovisual; a percepção e interpretação direta a partir dos sentidos indiciais pelo compositor: a narrativa fílmica e a seletividade no processo de ancoramento; as primeiras imagens sonoras, conflitos com a narrativa, prototipagem, checagem e a resolução interna. O briefing do diretor: a escolha das estratégias composicionais a partir dos sentidos dados; a busca pela imagem sonora correspondente e o produto audiovisual. Serão utilizados recursos pedagógicos audiovisuais em exercícios de percepção, reflexão e proposição de soluções musicais pelos alunos para os problemas propostos.
Dia 17/9(quarta-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
10h às 12h – Música para TV com Alberto Rosenblit (RJ)
A representação do som na Televisão. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons. Dominação dos conceitos básicos do som, suas propriedades físicas, bem como as especificidades dos modelos analógico e digital. Compreensão dos procedimentos básicos de captação e edição de som de modo a construir um discurso sonoro coerente e criativo dentro da narrativa televisiva. Também deverá se familiarizar com as principais correntes de pensamento a respeito do som e seus diferentes usos na televisão.
Dia 18/9(quinta-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
10h às 12h – Compondo com softwares gratuitos/ Oficina sobre softwares livres para produção musical com Zeh Netto
É possível compor uma trilha utilizando softwares gratuitos? Acompanhe como planejar, organizar os arquivos e utilizar softwares gratuitos para compor uma trilha sonora.
PALESTRAS E DEBATES
Dia 16/9 (terça-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
14h-15h – Debate: Sinergia Criativa: Como Supervisores Musicais e Compositores Criam Projetos Inesquecíveis. Da escolha do conceito sonoro à entrega final — estratégias para potencializar a narrativa audiovisual por meio da colaboração.
Com Rico Manzano – Supervisor Musical, Tiago Xorão – Supervisor Musical, Alexandre Guerra – Compositor, Marcos Souza – Compositor e Mario di Poi – Concepção da mesa
Este painel explora a colaboração entre supervisores musicais e compositores como um motor criativo para projetos audiovisuais de impacto. A partir de experiências práticas e cases de sucesso, vamos discutir como alinhar visão artística, narrativa e viabilidade técnica/financeira para criar trilhas sonoras memoráveis. O público terá acesso a insights sobre processos de trabalho, negociação de direitos, integração com a equipe criativa e uso estratégico da música como elemento narrativo e de branding.
15h30-16h30 – Palestra com Fernando Aranha (RJ)
Por trás da criação da Trilha Sonora dos premiados Kasa Branca e Quando Vira a Esquina.
As músicas originais dos filmes Kasa Branca e Quando Vira a Esquina, compostas por Fernando Aranha e Guga Bruno, ganharam o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Rio de 2024. Fernando Aranha também foi o Designer de Som dos dois filmes e irá contar sobre o processo de composição das músicas dentro de uma visão geral da faixa sonora dos filmes e a relação com os diretores durante o processo de criação.
17h-18h – Mesa USP | Debate: A trilha musical audiovisual e a formação acadêmica
Participantes: Ney Carrasco – professor nos cursos de Música Popular e Composição (IA/Unicamp); Helio Ziskind – músico e compositor (ECA/USP); Guilherme “Guima” Maximiano – Professor da Pós Graduação em Trilha Sonora da Santa Marcelina; Anselmo Mancini – compositor / Doutor em Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP)
Coordenação: Eduardo Vicente – Professor do Curso Superior do Audiovisual (ECA/USP)
Dia 17/9(quarta-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
14h-15h – Debate: A música como elemento narrativo
Paulo Marcelo do Vale – ABRA (Associação Brasileira de Autores roteiristas), Benjamim Taubkin (SP) e Nathalia Machiavelli (Musimagem Brasil), Flavia Tygel, (Musimagem Brasil)
Mediador: João Batista Melo
15h30-16h30 – Palestra: MESA UBC – Trilhas que contam Histórias
Plinio Profeta e Tami Belfer
Mediador: Marcio Ferreira
17h-18h – Debate: A Trilha Sonora no Cinema Brasileiro
Beto Villares, Antonio Pinto e Mateus Alves
Mediador: Anselmo Mancini
Dia 18/9(quinta-feira) – USP (Auditório A – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão)
14h-15h – Palestra: A Música Sinfônica no Cinema com Alexandre Guerra
A tradição de música sinfônica no cinema americano, iniciada nos anos 1930 com compositores como Max Steiner, predominou até o final dos anos 1950 e início dos 1960. No entanto, com a chegada de novas tendências culturais — como o jazz, o rock e a música eletrônica —, os anos 1960 e 70 marcaram uma transição para trilhas mais modernas, minimalistas ou experimentais. Essa mudança foi revertida com a chegada de John Williams em Star Wars (1977), que resgatou o estilo sinfônico clássico com enorme sucesso.
15h30-16h30 – Palestra: a confirmar
MESA ABRAMUS
Compositores e diretores
17h-18h – Palestra: Roteiro e Música Narrativa com Marcela Godoy (COO da ASSIM)
MESA da Associação de Intérpretes e Músicos (ASSIM)
A interação entre os marcos narrativos do roteiro e a ideia governante da história é fundamental para a construção da Trilha Sonora. Nessa palestra os conceitos de roteiro são revisitados à luz de sua interação com a música.
CONCERTOS
Dia 16/9 (terça-feira) – 19h30 – Concerto de Abertura
Orquestra ALMAI – Trilhas nacionais e internacionais
Maestro Alexey Kurkdjian Ogalla (SP)
Dia 18/9 (quinta-feira) – 19h30 – Concerto de Encerramento
Concerto Musimágicos – Trilhas nacionais
Entrega do Troféu Remo Usai ao Wagner Tiso
Wagner Tiso (RJ/MG), Tim Rescala (RJ), Marcos Souza (RJ), Karina Souza (RJ), Zeh Netto (RJ), Natalia Machiavelli (SP), Alberto Rosenblit (RJ), Flavia Tygel (RJ), Fernando Aranha (RJ), Beto Villares (SP), Fabio Goes (SP), Otavio de Moraes (SP), Anselmo Mancini (SP), Benjamim Taubkin (SP), Mauricio Tagliari (SP), Tomas Roth (SP), Alexey Kurkdjian Ogalla (SP), Ruben Feffer (SP)
EXTRAS
Dia 20/9 (sábado) – 14h às 18h
“A Música de Bacurau e O Agente Secreto” com Mateus Alves
O compositor pernambucano Mateus Alves apresenta uma análise de seu trabalho nos filmes “Bacurau” e “O Agente Secreto”, ambos dirigidos por Kleber Mendonça Filho – e Juliano Dornelles (Bacurau) -, assim como de outras trilhas. A partir de trechos dos filmes, gravações e relatos do processo de criação, a masterclass propõe uma reflexão sobre o uso da música no cinema, seus efeitos narrativos e funcionais, e as especificidades de cada projeto.
Destinada a compositores, profissionais do audiovisual, estudantes e interessados em processos criativos no cinema, a atividade será dividida em duas partes, com espaço para escuta, exposição de materiais e conversa com o público.
Local: Totem StudioX – Rua Alves Guimarães, 1103 – Pinheiros
Ingressos limitados. R$ 80 (até 01/09) e R$ 100 (a partir de 01/09)
Mais informações: @totemstudiox
Dia 21/9 (domingo) – 18h
Orquestra Almai – Filme Psicose de Hitchcock com música ao vivo
Maestro Alexey Kurkdjian Ogalla (SP)
Local: Teatro B32 – Rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi
Ingressos disponíveis em https://teatrob32.com.br
Serviço
XI FESTIVAL MUSIMAGEM
16 a 18 de setembro
Cursos, palestras e debates
ECA/USP – Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) – Prédio 4 – Auditório A
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, Butantã – São Paulo, SP
Concertos de Abertura e encerramento
Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109, Butantã – São Paulo, SP
Mais informações: https://festival.musimagembrasil.com
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