Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Facebook Twitter Youtube
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

EUA: músicas de catálogos são mais ouvidas do que lançamentos

Foto de Redação
Redação
  • 19/07/2021
  • 11:44
  • Tempo de leitura: 2 min

Foram registrados mais 555 bilhões de streams de música em plataformas de áudio e vídeo nos Estados Unidos nos primeiros seis meses de 2021, o que significa um aumento de 54,3 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram revelados pelo relatório do MRC Data e traz ainda informação de que a participação do catálogo de músicas no consumo total de álbuns nos EUA aumentou para 66,4%.

Entende-se como música de ‘catálogo’ no relatório, qualquer coisa lançada há mais de 18 meses antes de um consumidor fazer uma compra e/ou reprodução. De acordo com o Music Business Wordwide, esse crescimento já vem acontecendo ao longo dos anos. No mesmo período de 2020, por exemplo, a música de catálogo já representava 63,9% e, de acordo com relatórios anteriores do MRC Data/Nielsen Music, em 2018 era de 60,8%.

Vale destacar também que, a métrica de “consumo total do álbum” do MRC agrupa as vendas de álbuns físicos e digitais com downloads e streams de uma única faixa, com esses downloads e streams de uma única faixa convertidos em unidades de “álbum equivalente”.

Para conseguir isso, o MRC converte cada 1.250 streams premium ou 3.750 streams com anúncios de faixas de um álbum em uma única “venda” para aquele LP. Ele faz o mesmo para cada 10 downloads de faixas de um único álbum. Essa fórmula foi projetada para “refletir a receita”, por exemplo, com 1.250 fluxos premium o artista consegue gerar aproximadamente a mesma quantidade de dinheiro que um único álbum. Mas, o “consumo total do álbum” não leva em consideração reproduções de rádio digital ou terrestre.

Lançamento X Catálogo

Ainda de acordo com a publicação, dos 434,7 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 288,6 milhões foram de discos de catálogo. Isso é quase o dobro da quantidade de unidades equivalentes ao álbum acumuladas pela música atual no período (146,1 milhões).

De acordo com a análise da MBW do relatório do MRC, a música de catálogo viu seu consumo equivalente a álbum crescer 44,1 milhões de unidades no período homólogo de 2021 em comparação ao primeiro semestre de 2020. Enquanto isso, a música atual teve um crescimento ano a ano de apenas 7,7 milhões de unidades.

“Dangerous: The Double Album” de Morgan Wallen foi o maior álbum dos Estados Unidos nos primeiros seis meses deste ano. Ele acumulou 2,108 milhões de unidades de consumo total de álbum e 2,315 bilhões de fluxos de áudio no período. Já a maior faixa single do período foi “drivers license” da Olivia Rodrigo, que acumulou 460,2 milhões de streams de áudio depois de ser lançada em janeiro.

Compartilhe

Leia também...

Berklee dá cinco dicas práticas para artistas independentes

Exclusivo: Joana Thimoteo, diretora de gênero de música e eventos na Globo, revela detalhes da transmissão do The Town 2025

Henry Freitas, fenômeno do Forró, assina contrato com a Sony Music Brasil

Firjan abre inscrições para o edital Mosaico Rio 2026 com investimento de mais de R$ 3 milhões

Ingressos da turnê de celebração dos 50 anos da banda Grateful Dead, realizada em junho de 2015, mostrando detalhes e data do evento.
  • Mundo Da Música

Serasa revela que 47% dos brasileiros se organizam financeiramente para shows e festivais

inteligência artificial - IA
  • Opinião

Uma chuva de absurdos

Festival Musimagem 2025
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Festival Musimagem celebra trilhas de cinema com concertos e cursos gratuitos em SP; confira programação completa

Pieter van Rijn, CEO da Downtown Music
  • Acontece no Mercado

Downtown se defende de críticas sobre venda à Virgin em carta aberta

Escult divulga o novo curso Produção Musical - Mercados e Espetáculos
  • Acontece no Mercado

Escult abre inscrições para curso gratuito de produção musical

Capa-De Olho na Gig, central de oportunidades de empregos e trabalhos no mercado musical
  • De Olho na Gig

De Olho na Gig: UBC, Google, Sony Music e mais vagas abertas

shows ao vivo, Eventim
  • Acontece no Mercado

Serasa revela hábitos dos brasileiros em shows e festivais com nova pesquisa nacional

Catto, Duda Beat, Duquesa e Linn da Quebrada estão no line-up do Festival Sangue Novo (Crédito: Divulgação)
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Festival Sangue Novo chega à sétima edição com foco em diversidade e renovação da música brasileira

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram Facebook X-twitter Youtube

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por