Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Instagram
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

EUA: músicas de catálogos são mais ouvidas do que lançamentos

Foto de Redação
Redação
  • 19/07/2021
  • 11:44
  • Tempo de leitura: 2 min

Foram registrados mais 555 bilhões de streams de música em plataformas de áudio e vídeo nos Estados Unidos nos primeiros seis meses de 2021, o que significa um aumento de 54,3 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram revelados pelo relatório do MRC Data e traz ainda informação de que a participação do catálogo de músicas no consumo total de álbuns nos EUA aumentou para 66,4%.

Entende-se como música de ‘catálogo’ no relatório, qualquer coisa lançada há mais de 18 meses antes de um consumidor fazer uma compra e/ou reprodução. De acordo com o Music Business Wordwide, esse crescimento já vem acontecendo ao longo dos anos. No mesmo período de 2020, por exemplo, a música de catálogo já representava 63,9% e, de acordo com relatórios anteriores do MRC Data/Nielsen Music, em 2018 era de 60,8%.

Vale destacar também que, a métrica de “consumo total do álbum” do MRC agrupa as vendas de álbuns físicos e digitais com downloads e streams de uma única faixa, com esses downloads e streams de uma única faixa convertidos em unidades de “álbum equivalente”.

Para conseguir isso, o MRC converte cada 1.250 streams premium ou 3.750 streams com anúncios de faixas de um álbum em uma única “venda” para aquele LP. Ele faz o mesmo para cada 10 downloads de faixas de um único álbum. Essa fórmula foi projetada para “refletir a receita”, por exemplo, com 1.250 fluxos premium o artista consegue gerar aproximadamente a mesma quantidade de dinheiro que um único álbum. Mas, o “consumo total do álbum” não leva em consideração reproduções de rádio digital ou terrestre.

Lançamento X Catálogo

Ainda de acordo com a publicação, dos 434,7 milhões de álbuns vendidos nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano, aproximadamente 288,6 milhões foram de discos de catálogo. Isso é quase o dobro da quantidade de unidades equivalentes ao álbum acumuladas pela música atual no período (146,1 milhões).

De acordo com a análise da MBW do relatório do MRC, a música de catálogo viu seu consumo equivalente a álbum crescer 44,1 milhões de unidades no período homólogo de 2021 em comparação ao primeiro semestre de 2020. Enquanto isso, a música atual teve um crescimento ano a ano de apenas 7,7 milhões de unidades.

“Dangerous: The Double Album” de Morgan Wallen foi o maior álbum dos Estados Unidos nos primeiros seis meses deste ano. Ele acumulou 2,108 milhões de unidades de consumo total de álbum e 2,315 bilhões de fluxos de áudio no período. Já a maior faixa single do período foi “drivers license” da Olivia Rodrigo, que acumulou 460,2 milhões de streams de áudio depois de ser lançada em janeiro.

Compartilhe

Leia também...

Organização independente Merlin nomeia Charlie Lexton como seu novo CEO

Edital da Ambev destina R$ 4 milhões para apoiar blocos de carnaval no RJ e em SP

TV Cultura apresenta atual gestão e anuncia volta do Bem Brasil, Vitrine e outras novidades para 2026

Amazon Music entrega o Delivered 2025 com pôster personalizado e novos dados sobre a escuta na plataforma

João Gomes e Stray Kids são atrações do Rock in Rio (Crédito: Divulgação)
  • Acontece no Mercado

Rock in Rio mescla inovação e apostas certeiras ao revelar novos nomes para 2026, de João Gomes a Maroon 5

Spotify Wrapped 2025 (Crédito: Divulgação)
  • Acontece no Mercado

Spotify Wrapped revela destaques do ano e mostra domínio do sertanejo nas paradas brasileiras

Adolescente ouve música, pesquisa
  • Acontece no Mercado

Pesquisa revela como músicas da adolescência definem a memória ao longo da vida

Robert Kyncl, CEO da Warner
  • Acontece no Mercado

Robert Kyncl assina novo acordo como CEO da Warner Music Group

Bia Ferreira, Curumin, Dora Morelembaum, Fernanda Takai, Josyara, Juliana Linhares, Lan Lanh, Letrux, Lívia Nery, Mahmundi, Otto e Vanessa Moreno integram o lne-up do Festival Dupla de Três em Salvador
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Festival Dupla de Três reúne encontros inéditos na CAIXA Cultural Salvador

Olivia Dean pressiona e Ticketmaster cede
  • Acontece no Mercado

Olivia Dean critica práticas de revenda e leva Ticketmaster a anunciar reembolsos e limite de preços

Instagram facilita inclusão de música em reels
  • Tecnologia & Inovação

Instagram atualiza ferramentas de Reels e facilita inclusão de música em vídeos

Sede do CAF
  • Acontece no Mercado

CAF e Instituto Feira Preta anunciam investimento de US$ 500 mil em afroempreendedorismo na América Latina

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por