A partir desta semana, profissionais da indústria da música, pesquisadores e o público em geral passam a contar com uma ferramenta mais moderna para acessar informações sobre músicas e gravações no Brasil. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lançou uma nova versão do portal Ecadnet, que reúne dados de cerca de 50 milhões de obras musicais e fonogramas de artistas nacionais e internacionais.
Com nova interface, funcionalidades atualizadas e o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, o site se torna uma fonte ainda mais eficiente para consultas sobre autoria, participação em gravações e identificação de titulares de direitos autorais.
Modernização e tecnologia
O novo portal é utilizado por associações de gestão coletiva, empresas do setor musical, instituições internacionais e também pelo público geral. Segundo o Ecad, a nova versão do portal tem como objetivo oferecer uma navegação mais intuitiva e um buscador mais rápido e preciso, graças à adoção de novas ferramentas tecnológicas e sistemas de segurança aprimorados.
“O nosso mercado musical é carente de dados e o site Ecadnet é uma das importantes fontes de consulta com informações musicais não só do Brasil, mas de outros países. Modernizar a plataforma e oferecer um site novo é a nossa forma de contribuir para a indústria musical”, afirmou Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
Além da velocidade nas buscas, o novo portal amplia os filtros disponíveis, permitindo, por exemplo, relacionar uma obra a um titular específico ou a uma palavra no título. Também passa a apresentar mais detalhes sobre cada obra musical e gravação registrada no banco de dados.
Base de dados extensa

O portal reúne informações provenientes da gestão coletiva da música no Brasil, administrada pelo próprio Ecad em conjunto com as associações Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC.
Atualmente, o banco de dados conta com 24,8 milhões de obras musicais, 24,3 milhões de fonogramas e mais de 5 milhões de titulares cadastrados, entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
Esses titulares registram seus repertórios por meio das associações e, com base nesses dados, o Ecad identifica quais músicas foram executadas e calcula a distribuição dos direitos autorais a serem pagos. Artistas estrangeiros também estão presentes na base, cadastrados por meio de contratos de representação entre associações internacionais e brasileiras.
Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a filiação a uma associação de gestão coletiva é indispensável para que os compositores e artistas recebam direitos autorais referentes à execução pública de suas obras em território nacional.
Facilidade de acesso e uso
Para utilizar o novo site, é necessário apenas realizar um cadastro simples. O acesso é gratuito e está disponível para qualquer pessoa interessada em consultar informações musicais. A modernização inclui, ainda, medidas reforçadas de privacidade e proteção contra ataques cibernéticos, garantindo maior segurança aos usuários.
“O projeto terá mudanças importantes para a experiência do usuário que buscar informações no Ecadnet. O site está mais moderno, com implementação de novas tecnologias, como IA e aprendizado de máquina, para dar mais precisão e rapidez para quem precisa encontrar informações sobre músicas e artistas”, afirmou Valéria Pessôa, gerente executiva de TI do Ecad.
A plataforma tem papel relevante para a pesquisa e identificação de obras e para processos administrativos e jurídicos ligados à gestão de direitos autorais, licenciamento e arrecadação de valores em diferentes canais de uso da música.
Referência no setor musical
Com a atualização, o Ecad reforça sua atuação como entidade central na gestão coletiva da música no Brasil, oferecendo suporte tecnológico para um mercado em constante transformação.
A digitalização e o aprimoramento das ferramentas de busca facilitam o trabalho de quem atua na cadeia produtiva da música e também promovem maior transparência no uso de repertórios.
O novo portal já está no ar e pode ser acessado pelo endereço https://ecadnet.ecad.org.br. A expectativa é que as melhorias contribuam para um uso mais eficiente das informações e para a valorização do trabalho de artistas e profissionais da música.
- Leia mais:
- Suyanne Keidel fala sobre a estratégia da Casa Natura Musical e o novo projeto Jazz na Casa
- Cota por stream: entenda a política de pagamentos que faz alguns artistas ganharem mais que outros
- Thiago Carvalho firma contrato com a Warner Music e passa a ser empresariado por Leonardo e Wesley Safadão
- Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia indicados de 2025
- BOA Música e UBC promovem encontro inédito entre supervisores musicais internacionais e autores brasileiros