O Duolingo, conhecido por transformar o aprendizado de idiomas em uma experiência lúdica, deu um passo importante na integração entre música e educação. A empresa anunciou a aquisição da equipe da NextBeat, startup britânica especializada em jogos de ritmo, responsável pelos sucessos Beatstar e Country Star. A transação marca a entrada definitiva da Duolingo no universo dos games musicais, reforçando sua aposta na educação gamificada.
A movimentação ocorre menos de dois anos após o lançamento do curso de música da plataforma, que ensina teoria musical por meio de um teclado virtual. Em 2024, o Duolingo já havia fechado uma parceria com a Sony Music para incorporar músicas populares ao curso e apresentou um protótipo de teclado físico integrado ao aplicativo.
Agora, a chegada da equipe da NextBeat, composta por 23 especialistas em game design, som, retenção de usuários e licenciamento musical, sinaliza a expansão desse projeto.
Nova fase para o curso de música da Duolingo
Segundo a empresa, “com esse movimento, a Duolingo está investindo para tornar seu curso de música tão divertido e envolvente quanto os melhores jogos mobile do mercado”. O objetivo, conforme explicou o diretor de negócios Bob Meese, é usar a experiência da equipe da NextBeat para aprimorar toda a plataforma.
“Essa é uma aposta estratégica em talento. A equipe da NextBeat traz uma expertise profunda em jogos mobile e indústria musical, o que tornará nosso curso de música — e toda a plataforma Duolingo — mais encantador, imersivo e eficaz”, afirmou Meese.
A NextBeat foi fundada por Simon Hade, Olly Barnes e Joe Adams, após a aquisição da Space Ape Games pela Supercell, em 2024. Com mais de 100 milhões de downloads, os jogos criados pela startup já geraram cerca de US$ 200 milhões em receita e rendem royalties de oito dígitos anuais a detentores de direitos autorais.
Do entretenimento à educação

O CEO da NextBeat, Simon Hade, destacou a convergência natural entre as missões das duas empresas.
“Desde o início, ficou claro que Duolingo e NextBeat compartilham os mesmos valores: colocar os alunos em primeiro lugar, obsessão por design de qualidade e senso de humor. Unir forças significa levar nossa paixão por música e diversão para uma plataforma que está redefinindo o modo como as pessoas aprendem.”
Apesar da integração de parte da equipe, a NextBeat continuará operando os jogos Beatstar e Country Star de forma independente. Já o foco da colaboração com a Duolingo será o desenvolvimento de novas experiências musicais dentro do app — que podem incluir, segundo Meese, “guitarra, canto, ritmo e outros formatos ainda em estudo”.
Jogos de música voltam ao radar
O anúncio da Duolingo acontece em um momento de renovado interesse pelos jogos musicais. Também nesta semana foi divulgada a volta da RedOctane Games, empresa por trás dos primeiros títulos da franquia Guitar Hero, encerrada em 2010. A nova RedOctane contará com hardware próprio e aposta em experiências rítmicas conectadas, retomando um modelo que une controle físico e comunidade.
Além disso, a Harmonix, desenvolvedora original do Guitar Hero, faz parte do estúdio da Epic Games. A empresa também está por trás do Fortnite Festival, um dos principais modos de música ao vivo dentro de jogos atualmente.
Com mais de 47,7 milhões de usuários ativos diários e 10 milhões de assinantes pagos, o Duolingo se consolida como a principal plataforma de aprendizado do mundo. O curso de música, lançado oficialmente em 2023, já foi utilizado por “milhões” de usuários, segundo a empresa. A aquisição da equipe da NextBeat indica que esse número tende a crescer, com mais formatos e interações surgindo em breve.
O avanço da gamificação na educação
O Duolingo já havia se destacado por aplicar conceitos típicos de jogos em sua estrutura de ensino, com ferramentas como metas diárias, conquistas, ranqueamentos e recompensas. Agora, ao incorporar desenvolvedores de jogos musicais com ampla experiência no mercado, a empresa reforça o compromisso de transformar aprendizado em uma experiência envolvente e divertida.
Com um valor de mercado estimado em US$ 15,6 bilhões, o Duolingo tem mostrado crescimento constante. Só no primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou US$ 230,7 milhões em receita, alta de 38% em relação ao mesmo período de 2024. A receita com assinaturas do serviço premium cresceu 46% no segundo trimestre, consolidando esse modelo como principal fonte de faturamento, ao lado de publicidade, vendas de certificações e compras dentro do app.
A expectativa agora é entender de que forma os conhecimentos trazidos pela equipe da NextBeat poderão ser integrados à plataforma, e quais serão os próximos passos na construção de experiências que conectem música, aprendizado e entretenimento.
- Leia mais:
- Arlindo Cruz: o legado de um sambista completo que eternizou o gênero em mais de 550 composições
- Fabiane Pereira quer falar com as massas e constrói sua trajetória costurando projetos, afetos e linguagens
- Duolingo amplia presença na música ao adquirir equipe da NextBeat
- Sony cresce com streaming e vendas físicas e projeta receita mais alta até o fim de 2025
- Latin Grammy anuncia homenageados com Prêmios Especiais de 2025; Ivan Lins representa o Brasil