A produtora brasileira DaHouse Audio, que possui 15 anos de atuação, teve seu trabalho reconhecido através de uma série de premiações do mercado da produção de áudio em 2024 no cenário internacional. Entre as angariações, o projeto Dreamcaster rendeu o EMMY Sports, principal premiação para projetos televisivos, pelo uso avançado de tecnologias de áudio e inteligência artificial. Confira o trailer abaixo:
Nele, o jornalista esportivo Cameron Black conseguiu narrar uma partida dos playoffs da NBA ao vivo na televisão mesmo sendo uma pessoa cega. O torneio eliminatório anual de basquete foi transmitido para o narrador através de um colete e mesa tátil que fazia Black se sentir dentro da quadra e acompanhar cada passo do jogo.
A produção Dreamcaster possibilitou reconhecimentos à DaHouse no The One Show, premiação de prestígio em publicidade e design, sendo a segunda produtora com mais conquistas no ano. Ademais, também garantiu o Grand Prix de Entertainment Lions for Sport do Cannes Lions 2023.
“Desenvolvemos essa linguagem sonora tridimensional para que Cameron conseguisse ‘visualizar’ o jogo de forma precisa enquanto comentava o que estava acontecendo em quadra. Para isso, munidos de microfones binaurais especiais, gravamos todas as jogadas possíveis com jogadoras de basquete profissionais em uma quadra. Foram dias de gravações de 16 horas. Cameron se sentia como se estivesse dentro da quadra ouvindo os jogadores ao seu redor”, comenta o diretor musical e sócio da DaHouse Audio, Lucas Mayer, com exclusividade ao Mundo da Música.
Produções internacionais da DaHouse Audio e premiações
O envolvimento em outras produções internacionais renderam diversas conquistas, como o título de Music & Sound Company of the Year na ADC Annual Awards. O motivo foi por conta da quantidade de indicações que recebeu dentro do segmento de áudio. A cada ano, esta premiação reconhece os melhores feitos em publicidade, mídia digital, design gráfico e demais expertises do mercado.
DaHouse ganhou também o London International Awards (LIA), pela contribuição com as campanhas “Spreadreats”, em parceria com o FBC New York para o Spotify; o projeto “855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)” para trabalho na consultoria de saúde Anzen Health; a colaboração de áudio com o “Sound of the Land”, iniciativa da Billboard Arabia; e a trilha sonora da campanha “The Most Illegal Beer” para Muschicraft Beer Company (que também rendeu estatueta no Gerety Awards na categoria “Communication Cut”). Foram 10 títulos de ouro, 5 de prata, 8 de bronze e até mesmo um Grand Lia, maior destaque da premiação. O LIA entrega prêmios globais de excelência criativa em todas as formas de mídia.
As inúmeras conquistas vão além de títulos que enaltecem apenas institucionalmente, como Grand Prix no Cannes Lions 2024 e o primeiro Titanium Lion para a Alemanha. Membros da equipe também foram agraciados, como a produtora executiva global, Carol Masseti, e o sócio da sede alemã, Cassiano Derenji, que ocupam a primeira e a segunda posição, respectivamente, no ranking de Produtor Executivo do Ano no D&AD Awards, associação global para gratificações de publicidade criativa e design.
Lucas Mayer, comenta o ano bem sucedido da empresa:
“Temos menos de três anos de atuação no mercado americano e já somos a produtora número 1 pelo ADC. Criamos uma linguagem sonora binaural para que deficientes visuais pudessem ver partidas de esportes. Criamos um vinil onde as ranhuras eram topografias de desertos para a Billboard Arábia. Dessa forma, acredito que estamos solidificando cada vez mais nossa empresa em não apenas uma produtora de trilhas sonoras para publicidade, mas um Hub Criativo ligado a soluções sonoras”, conta.
A produtora brasileira está no país há 15 anos e fornece um serviço boutique personalizado. Com o objetivo de resolver problemas, com soluções criativas que vão além da música, compreendendo toda a cadeia do áudio, o time é formado por especialistas que buscam transformar briefings em produtos sonoros de qualidade. Além das terras brasileiras, Alemanha e Estados Unidos têm escritórios fixos da DaHouse, que a cada ano aumenta seu reconhecimento internacional. Ela já conquistou, no total, mais de 300 prêmios em 15 anos de existência, incluindo quatro Grammys Latinos além de várias indicações.
Lucas e seu time conquistaram honrarias em festivais de publicidade em todo o mundo com ações que inovaram o ofício de gravação, edição, mixagem, masterização, musicalidade e todas as etapas inventivas que transformam o som em uma experiência.
Além de atividades para a comunicação e marketing, a empresa também faz a produção de faixas de nomes veteranos e em ascensão da cena musical brasileira como Elza Soares, Jota.pê, Far From Alaska e Getúlio Abelha.
Compilado das principais premiações da DaHouse Audio em 2024:
Gerety Awards
- Communication Cut | The Most Illegal Beer – Muschicraft Beer Company
- Health Cut – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Anzen Health
Cannes Lions
- Grand Prix
- 3 Gold
- 7 Silver
- 8 Bronze
ADC Annual Awards
- Music & Sound Company Of The Year
- Best of Experiential Design – Dreamcaster
- Best of Artificial Intelligence – Dreamcaster
- Best of Interactive – Dreamcaster
- Innovation / Branded Content / Entertainment – Dreamcaster
- AI / Execution – Dreamcaster
- AI / Idea – Dreamcaster
- Innovation – Dreamcaster
- AI / Application – Dreamcaster
- AI / Process – Dreamcaster
- Digital Craft / Use of Technology – Dreamcaster
- Digital Craft / Sound Design – Dreamcaster
- Design for Good / Apparel / Accessory / Footwear Design
- Design for Good / Experiential Design – Dreamcaster
- Digital Experience Design / Virtual / Mixed / Augmented Reality (VR, MR, AR) – Dreamcaster
- Design for Good / Advertising – Single – Dreamcaster
- Design for Good / Interactive – Dreamcaster
- Data Visualization – Dreamcaster
- Motion / Film / Documentary – Dreamcaster
- Live Experience Design / Responsive Environments – Dreamcaster
- Branded Content / Entertainment / TV / Film
D&AD Awards
- Yellow Pencil / Integrated / Content Led Campaigns / 2024 – Dreamcaster
- Yellow Pencil / Experiential / Use of XR & Emerging Technologies – Dreamcaster
- Yellow Pencil / Entertainment / Experiential – Dreamcaster
- Graphite Pencil / Casting / Voice – Dreamcaster
- Graphite Pencil / Digital & Social / Use of XR & Emerging Technology – Dreamcaster
- Graphite Pencil / Experiential / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
- Graphite Pencil / Media / Use of XR – Dreamcaster
- Wood Pencil / Digital & Social / Physical & Digital – Dreamcaster
- Wood Pencil / Integrated / Large Enterprise – Dreamcaster
- Wood Pencil / Radio & Audio / Entertainment – Dreamcaster
- Wood Pencil / Radio & Audio / Innovation – Dreamcaster
- Wood Pencil / Spatial Design / Sets & Stages – Dreamcaster
- Wood Pencil / Media / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
- Wood Pencil / Entertainment / Use of MR – Dreamcaster
- Wood Pencil / Casting / Film – Dreamcaster
- Shortlist / Integrated / Collaborative Campaigns – Dreamcaster
- Shortlist / Entertainment / Use of Micro-Talent & Influencers – Dreamcaster
- Shortlist / Experiential / Community Activations – Dreamcaster
- Shortlist / Experiential / B2C Activations – Dreamcaster
- Yellow Pencil / Graphic Design / Integrated / 2024 – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Yellow Pencil / Graphic Design / Websites & Apps – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Graphite Pencil / Media / Interaction – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Wood Pencil / Art Direction / Direct – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Wood Pencil / Media / Direct – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Shortlist / Experiential / Community Activations – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- Shortlist / Direct / Press & Outdoor – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS)
- 1º Lugar | Executive Producer – Carol Masseti
- 2º Lugar | Executive Producer – Cassiano Derenji
London International Awards
- Creativity in B2B – Spreadbeats (GRAND LIA)
- Branded Entertainment | Music Videos – Spreadbeats (OURO)
- Creative Use of Data | Data Visualization – Spreadbeats (OURO)
- Creativity In B2B | B2B Craft – Spreadbeats (OURO)
- Creativity In B2B | Entertainment & Media – Spreadbeats (OURO)
- Digital | Innovative Use of Digital – Spreadbeats (OURO)
- Direct | B2B Communication – Spreadbeats (OURO)
- Direct | Digital – Spreadbeats (OURO)
- Direct | Direct Mail – Spreadbeats (OURO)
- Package Design | Special Editions – Sounds of the Land (OURO)
- Poster | Craft – Art Direction Campaign – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 1, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 2, 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) – Poster 3 (OURO)
- Ambient & Activation | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
- Billboard | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
- Design | Creative Use of Data – Sounds of the Land (PRATA)
- Design | Direct Marketing – B2B – Spreadbeats (PRATA)
- Digital | Branded Content – Spreadbeats (PRATA)
- Digital | Craft – Art Direction – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
- Digital | Health & Wellness – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (PRATA)
- Ambient & Activation | B2B Communication – Spreadbeats (BRONZE)
- Design | Poster Campaign – Poster 1, Poster 2, Poster 3 (BRONZE)
- Health & Wellness | Health Institutions – 855-HOW-TO-QUIT-(OPIOIDS) (BRONZE)
- Music & Sound | Experiential Use of Music & Sound – Sound of the Land (BRONZE)
- Non-Traditional | Direct Marketing – Spreadbeats (BRONZE)
- Package Design | Entertainment – Sounds of the Land (BRONZE)
- Leia Mais:
- As campanhas de marketing musical mais criativas de 2024
- Projeto de lei nos EUA busca transparência no uso de obras protegidas para treinar IA
- Taylor Swift encerra 2024 com a turnê mais lucrativa da história; entenda o sucesso da ‘The Eras Tour’
- Spotify reduz acesso à API e limita recursos para desenvolvedores
- Estudo ‘Território Musical’ mapeia tendências e oportunidades no mercado fonográfico brasileiro ao longo de 2024