A 25ª edição do Latin Grammy, realizada na noite de quinta-feira (14/11) em Miami, celebrou a presença de artistas brasileiros em diferentes categorias. Além de vencedores nos segmentos dedicados à música em língua portuguesa, os brasileiros se destacaram em categorias técnicas, como Engenharia de Gravação, que contou apenas com indicados do país.
Jota.Pê recebeu três prêmios, incluindo Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”. Ele também venceu em Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Ouro Marrom” e na categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.
Premiações em diferentes estilos
Mariana Aydar e Mestrinho foram reconhecidos na categoria de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa pelo álbum “Mariana e Mestrinho”, com composições que misturam elementos tradicionais. Xande de Pilares foi premiado com o Melhor Álbum de Samba/Pagode por “Xande Canta Caetano”.
Na categoria de Melhor Álbum de Jazz, Hermeto Pascoal e Grupo ganharam com “Pra Você, Ilza”, projeto que além de atestar o virtuosismo do Bruxo dos Sons, ainda trouxe um forte elemento emocional, já que ele dedicou à falecida esposa.
Embora não tenha vencido na categoria de Jazz, Hamilton de Holanda levou para casa outro Latin Grammy: o de Melhor Álbum Instrumental, por “Tembla”, gravado com o grupo venezuelano C4 Trío.
Outros destaques da noite
Thalles Roberto levou o prêmio de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa com “Deixa Vir Vol II”. A categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja foi vencida por Ana Castela com “Boiadeira Internacional Ao Vivo”.
Gabriel O Pensador, Xamã e Lulu Santos receberam o prêmio de Melhor Interpretação de Música Urbana em Português com “Cachimbo da Paz 2”.
Reconhecimento póstumo e novos nomes
O Tremendão Erasmo Carlos foi celebrado na noite, com o prêmio na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Português. O grupo Os Garotin foi premiado na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com “Os Garotin de São Gonçalo”.
Vale lembrar que o Brasil esteve nesta edição do Latin Grammy com a sua maior comitiva da história. Foram 92 artistas concorrendo em diversas categorias. Além disso, mais de 400 profissionais da música, incluindo executivos e equipes técnicas, acompanharam o grupo.
Mais que quantidade, o Brasil mostrou este ano que tem muita qualidade em seus artistas. Confira aqui a lista completa de ganhadores da noite.