Com 15 horas de conteúdo distribuídas ao longo de três dias, o Soundbeats III by Mundo da Música reforçou seu papel como espaço estratégico de debates sobre os bastidores da música brasileira. Realizado entre os dias 28 e 30 de maio, no Rio2C 2025, o palco contou com a participação de 38 profissionais do mercado, 11 artistas convidados, mediação de 4 integrantes da equipe do Mundo da Música e público presencial de mais de 2 mil pessoas.
A curadoria foi assinada por Láisa Naiane, sócia e editora-chefe do Mundo da Música, e Mila Ventura, também sócia e Head de Comunicação da UBC. A proposta foi promover diálogos entre diferentes elos da cadeia produtiva, com atenção especial aos bastidores da criação artística, à gestão de carreira e às transformações recentes do setor. Para a realização da programação, o Mundo da Música contou com os parceiros Symphonic Distribution, Snafu Records e SoundOn.
Curadoria focada em quem faz a música acontecer
A programação abordou temas como internacionalização da música brasileira, inteligência artificial na composição, saúde mental, direitos autorais, financiamento artístico, algoritmos, convergência entre dramaturgia e trilha sonora, e parcerias entre marcas e artistas.
Os debates reuniram nomes como Tiago Iorc, Rubel, Thaíde, Marina Sena, além de representantes da TV Globo, Som Livre, ONErpm e UBC, entre outros. Tudo para traçar um panorama atual, diverso e realista do mercado musical, com a expertise que só o Mundo da Música pode proporcionar.
“A missão do Mundo da Música desde o seu nascimento, há quase 9 anos, é dar protagonismo àqueles que fazem a indústria acontecer. Nós existimos para contar histórias, gerar insights e democratizar as informações dessa indústria criativa tão potente que é a música. Ter um palco no Rio2C é tangibilizar essa missão à sua máxima potência. Só tenho a agradecer a todos os profissionais que fizeram parte desse momento e em especial ao Rio2C. Cris Barreto e Rafael Lazarini, muito obrigada por confiarem no trabalho e na entrega de duas mulheres empreendedoras e operárias dessa indústria. Seguimos juntos!”, afirmou Mila Ventura.
A participação ativa da equipe do Mundo da Música nas mediações também foi destaque. Além de Láisa e Mila, conduziram os painéis as jornalistas Rafa Ventura e Nathália Pandeló, garantindo um recorte editorial comprometido com profundidade, escuta e diversidade.
Representatividade, escuta e articulação

O Soundbeats III foi construído como um espaço de troca e visibilidade para diferentes agentes do setor, promovendo cruzamentos entre artistas, produtores, gestores culturais, advogados, programadores e empreendedores. As conversas revelaram tanto os desafios estruturais da indústria quanto possíveis caminhos de sustentabilidade e inovação.
“Na nossa sala do SoundBeats III by Mundo da Música, entre os diversos conteúdos riquíssimos que ecoaram diálogos dos bastidores aos palcos no nosso mercado, nosso maior legado é a importância que a música é de feita de gente. Que se emociona, que trabalha diariamente para fazer a indústria acontecer. Que merece amparo financeiro, de saúde mental, de perspectivas e reconhecimento. Estamos muito felizes por termos a oportunidade de sermos ponte e já estamos planejando nossa próxima edição! Muito obrigada aos nossos parceiros, equipe e público que fizeram esse projeto ganhar vida mais uma vez conosco”, declarou Láisa Naiane.
A pluralidade de temas e vozes também reforçou o posicionamento do Mundo da Música como um veículo de cobertura especializada e comprometido com a escuta ativa de todos os atores da indústria.
Próximos passos
Ao longo de três dias de programação intensa e sessões esgotadas, o palco Soundbeats III entregou um panorama amplo e atualizado do setor. A presença de artistas de diferentes gêneros e trajetórias, aliada ao olhar técnico e institucional de executivos e agentes culturais, resultou em reflexões que ultrapassam o momento do evento.
O balanço positivo da edição 2025 reforça a intenção das curadoras de dar continuidade ao projeto no próximo ano, com novas colaborações e aprofundamento de temas. Para o Mundo da Música, o palco no Rio2C é uma extensão natural de sua missão de cobertura, formação e valorização da indústria musical.
- Leia mais:
- Rio2C destaca jovens criadores e promove fim de semana educativo com foco em inclusão, tecnologia e futuro das carreiras
- Palco Soundbeats III by Mundo da Música reuniu 15 horas de debates no Rio2C 2025
- Filipe Ret e Som Livre debatem narrativas autênticas e ativam ação promocional no Rio2C
- Rio2C: Palco Soundbeats III by Mundo da Música encerra com debates sobre fé, mercado, influência digital e conexão emocional
- Exclusivo: Kevin O Chris tem catálogo autoral adquirido pela Universal Music Publishing