Palco Soundbeats III by Mundo da Música reuniu 15 horas de debates no Rio2C 2025

Sala do Mundo da Música teve curadoria de Láisa Naiane e Mila Ventura, com 38 profissionais do setor e mais de 2 mil pessoas impactadas.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Equipe do palco Soundbeats III by Mundo da Música no Rio2C
Equipe do palco Soundbeats III by Mundo da Música no Rio2C. Da esquerda para a direita: Daniele Pimentel, Diretora técnica do Rio2C; Renata Laporage. Produção do Rio2C; Nathália Pandeló, repórter do Mundo da Música; Ebla Mahin, Coordenadora de Programação do Rio2C; Rodrigo Sena, responsável pela transmissão ao vivo; Mial Ventura e Láisa Naiane, sócias do Mundo da Música; Gabriela Neri, social media do Mundo da Música; Rafa Ventura, mediadora pelo Mundo da Música; Igor Ventura, fotógrafo do Mundo da Música.

Com 15 horas de conteúdo distribuídas ao longo de três dias, o Soundbeats III by Mundo da Música reforçou seu papel como espaço estratégico de debates sobre os bastidores da música brasileira. Realizado entre os dias 28 e 30 de maio, no Rio2C 2025, o palco contou com a participação de 38 profissionais do mercado, 11 artistas convidados, mediação de 4 integrantes da equipe do Mundo da Música e público presencial de mais de 2 mil pessoas.

A curadoria foi assinada por Láisa Naiane, sócia e editora-chefe do Mundo da Música, e Mila Ventura, também sócia e Head de Comunicação da UBC. A proposta foi promover diálogos entre diferentes elos da cadeia produtiva, com atenção especial aos bastidores da criação artística, à gestão de carreira e às transformações recentes do setor. Para a realização da programação, o Mundo da Música contou com os parceiros Symphonic Distribution, Snafu Records e SoundOn.

Curadoria focada em quem faz a música acontecer

A programação abordou temas como internacionalização da música brasileira, inteligência artificial na composição, saúde mental, direitos autorais, financiamento artístico, algoritmos, convergência entre dramaturgia e trilha sonora, e parcerias entre marcas e artistas. 

Os debates reuniram nomes como Tiago Iorc, Rubel, Thaíde, Marina Sena, além de representantes da TV Globo, Som Livre, ONErpm e UBC, entre outros. Tudo para traçar um panorama atual, diverso e realista do mercado musical, com a expertise que só o Mundo da Música pode proporcionar.

“A missão do Mundo da Música desde o seu nascimento, há quase 9 anos, é dar protagonismo àqueles que fazem a indústria acontecer. Nós existimos para contar histórias, gerar insights e democratizar as informações dessa indústria criativa tão potente que é a música. Ter um palco no Rio2C é tangibilizar essa missão à sua máxima potência. Só tenho a agradecer a todos os profissionais que fizeram parte desse momento e em especial ao Rio2C. Cris Barreto e Rafael Lazarini, muito obrigada por confiarem no trabalho e na entrega de duas mulheres empreendedoras e operárias dessa indústria. Seguimos juntos!”, afirmou Mila Ventura.

A participação ativa da equipe do Mundo da Música nas mediações também foi destaque. Além de Láisa e Mila, conduziram os painéis as jornalistas Rafa Ventura e Nathália Pandeló, garantindo um recorte editorial comprometido com profundidade, escuta e diversidade.

Representatividade, escuta e articulação

Laisa Naiane e Mila Ventura

O Soundbeats III foi construído como um espaço de troca e visibilidade para diferentes agentes do setor, promovendo cruzamentos entre artistas, produtores, gestores culturais, advogados, programadores e empreendedores. As conversas revelaram tanto os desafios estruturais da indústria quanto possíveis caminhos de sustentabilidade e inovação.

“Na nossa sala do SoundBeats III by Mundo da Música, entre os diversos conteúdos riquíssimos que ecoaram diálogos dos bastidores aos palcos no nosso mercado, nosso maior legado é a importância que a música é de feita de gente. Que se emociona, que trabalha diariamente para fazer a indústria acontecer. Que merece amparo financeiro, de saúde mental, de perspectivas e reconhecimento. Estamos muito felizes por termos a oportunidade de sermos ponte e já estamos planejando nossa próxima edição! Muito obrigada aos nossos parceiros, equipe e público que fizeram esse projeto ganhar vida mais uma vez conosco”, declarou Láisa Naiane.

A pluralidade de temas e vozes também reforçou o posicionamento do Mundo da Música como um veículo de cobertura especializada e comprometido com a escuta ativa de todos os atores da indústria.

Próximos passos

Ao longo de três dias de programação intensa e sessões esgotadas, o palco Soundbeats III entregou um panorama amplo e atualizado do setor. A presença de artistas de diferentes gêneros e trajetórias, aliada ao olhar técnico e institucional de executivos e agentes culturais, resultou em reflexões que ultrapassam o momento do evento.

O balanço positivo da edição 2025 reforça a intenção das curadoras de dar continuidade ao projeto no próximo ano, com novas colaborações e aprofundamento de temas. Para o Mundo da Música, o palco no Rio2C é uma extensão natural de sua missão de cobertura, formação e valorização da indústria musical.

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