O relatório divulgado hoje (8) pela CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores), destaca o crescimento da América Latina, em especial o Brasil, na arrecadação de direitos autorais.
No total, o Brasil cresceu 29,8%, enquanto que apenas o setor de Música cresceu 29,9%, alcançando a quantia de R$909 milhões em valor arrecadado.
Segundo a CISAC, os usos audiovisuais da música são o principal motor de crescimento do país. Todos os principais fornecedores internacionais de serviços de música digital agora são licenciados no Brasil.
O relatório ainda ressalta a importância de contratos de licenciamento feitos com o YouTube Brasil e a Netflixl ; e os contratos em andamento com o Facebook e a Amazon , que estão sendo negociados juntamente com as associações UBC e Abramus . Tanto a UBC quanto a Abramus almejam que a arrecadação digital seja cada vez mais próxima aos níveis europeus.
A arrecadação para rádio e TV também mostraram crescimento significativo de 28,5%. Por último, a CISAC destaca a resolução do processo judicial após 20 anos que vai estender o licenciamento de música para praticamente todos cinemas do Brasil. ??