Carnaval de Salvador: ‘hoje nós estamos com 100% de ocupação hoteleira’, diz Prefeito

De acordo com a Prefeitura, o Carnaval de Salvador está com mais foliões, menos acidentes, além da melhoria nos serviços públicos
Foto de Cauê Mendes
Cauê Mendes
Salvador está com 15% de ocupação maior, comparado ao ano passado. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Salvador está com 15% de ocupação maior, comparado ao ano passado. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que o número de foliões nas ruas durante o segundo dia de Carnaval (sexta-feira, 28) foi 15% maior do que no ano passado, destacando o sucesso do evento e a crescente popularidade da festa na cidade. Em uma coletiva de imprensa, Reis também celebrou a ocupação total da rede hoteleira de Salvador neste sábado (1), com 100% de ocupação, e a ausência de quartos disponíveis, tanto em hotéis quanto no Airbnb.

“Hoje nós estamos com 100% de ocupação hoteleira, já não há mais quartos ou cômodos disponíveis no Airbnb. As casas das famílias também estão lotadas de gente que veio para o nosso Carnaval. É impressionante a quantidade de visitantes do interior”, afirmou o prefeito, destacando o impacto positivo do evento na economia local.

Apesar do aumento de foliões, houve redução nas ocorrências de segurança e atendimentos de saúde, observou o gestor. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Apesar do aumento de foliões, houve redução nas ocorrências de segurança e atendimentos de saúde, observou o gestor. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Medidas para descentralizar o carnaval e melhorar os serviços públicos

Bruno Reis também enfatizou as ações implementadas pela Prefeitura para valorizar o Carnaval no Centro e descentralizar o público, o que tem gerado melhorias nos serviços públicos. A descentralização tem sido uma das chaves para o sucesso, com o aumento do número de atrações no Centro e em bairros da cidade.

“Não foi só a contratação de mais atrações aqui para o Centro, mas também grandes atrações nos bairros. Reduzimos a quantidade de trios e de carros de apoio na Barra”, disse o prefeito, explicando como essas mudanças têm ajudado a distribuir melhor os foliões pelos circuitos, evitando superlotação em pontos específicos.

Entre as ações destacadas, o fim do desfile dos blocos infantis no circuito Dodô (Barra-Ondina), com a transferência para o circuito Osmar (Centro), foi uma medida importante para melhorar a circulação do público. Além disso, a operação antecipada de limpeza também ajudou a liberar as vias mais rapidamente, contribuindo para um evento mais organizado.

“Esperamos que essas medidas surtam efeito e que possamos ter um sábado com a maior quantidade de pessoas, mas distribuídas nos circuitos de forma equilibrada”, destacou Bruno Reis.

''Há uma distribuição melhor dos foliões nos circuitos. Naturalmente isso permite que todos os serviços públicos funcionem melhor
”Há uma distribuição melhor dos foliões nos circuitos. Naturalmente isso permite que todos os serviços públicos funcionem melhor”, disse Bruno Reis. Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Atrações musicais e diversão para todos

A programação do sábado (1) no Centro contou com grandes nomes da música baiana, como Edson Gomes, Timbalada, Baiana System e Silvanno Salles, que animaram os foliões que decidiram curtir o carnaval fora dos circuitos mais tradicionais.

“Que possa ser mais um dia especial deste que, sem sombra de dúvidas, é o melhor Carnaval de todos”, afirmou o prefeito, reforçando o sentimento de alegria e união que o evento traz para a cidade.

Além do aumento de foliões, Bruno Reis também celebrou a queda nas ocorrências de segurança e atendimentos de saúde. Dados da Transalvador mostraram uma redução de 72% nos acidentes de trânsito com vítimas em comparação com o mesmo dia do Carnaval do ano anterior.

“Os foliões estão mais distribuídos nos circuitos e isso tem contribuído para que todos os serviços públicos funcionem melhor, como a utilização dos banheiros, que era um dos principais pontos de queixa em anos anteriores. Estamos recebendo muitos elogios por conta dessa melhoria”, disse o prefeito.

Além disso, as necessidades dos atendimentos de saúde também caíram 20% em relação ao ano passado, com exceção dos serviços de enfermagem, que mantiveram a média entre os dois anos. A redução nos atendimentos de emergência indica uma melhora na segurança e na saúde pública durante o evento, evidenciando o impacto positivo das ações de descentralização e organização da festa.

Com o sucesso do evento, Bruno Reis finalizou sua fala reafirmando o compromisso da Prefeitura com a melhoria contínua do carnaval de Salvador, tornando-o um dos maiores e mais seguros do mundo. O prefeito também ressaltou a importância do trabalho conjunto com a população para manter a segurança e garantir a alegria de todos os foliões durante o evento.