Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Instagram
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

Bob Dylan é processado em $7 milhões após venda do catálogo para Universal Music; entenda

Foto de Redação
Redação
  • 21/01/2021
  • 16:57
  • Tempo de leitura: 2 min

Após vender seu catálogo de canções para Universal Music Group (UMG) no final do ano passado, Bob Dylan está sendo processado pela viúva do compositor e diretor de teatro Jacques Levy, que co-escreveu sete canções em “Bob Dylan Desire”, álbum de 1976. De acordo com informações da Billboard – que teve acesso aos registros judiciais -, o processo pede um ressarcimento de US $7,25 milhões pela venda do blockbuster de Dylan.

Na reclamação, que foi apresentada nesta quarta-feira (20), na Suprema Corte de Nova York, Claudia Levy acusa Dylan e a Universal de não terem pago o espólio de Levy, parte legítima do produto da venda do catálogo pelas canções que ele co-escreveu com Dylan.

Segundo ela, isso viola um acordo de 1975, que deu a Levy 35% “de toda e qualquer renda ganha pelas composições e efetivamente recebida pelos direitos mecânicos, transcrições elétricas, direitos de reprodução, sincronização de filmes e direitos de televisão, e todos os outros direitos inerentes”. Dessa forma, a viúva e seu advogado Richard Golub dizem que deveria incluir uma parte da venda do catálogo de canções da Universal.

Ainda de acordo com a Billboard, essa afirmação será julgada pois, mesmo com a venda, Levy continuará tendo direito aos 35% da receita derivada do uso das músicas (agora a ser pago pela Universal).

O que se questiona na imprensa internacional é que, como Levy nunca teve a propriedade das músicas, ele deveria ter direito a lucrar com a venda das músicas? Dylan e sua equipe provavelmente argumentarão que não, alegando que Levy foi contratado para ajudar a escrever as canções e então prometeu uma parte dos royalties – e somente os royalties.

“Os termos deixam claro que o contrato é altamente atípico de um ‘contrato de trabalho por aluguel’, conferindo aos Requerentes direitos materiais consideráveis ​​e benefícios materiais que não são normalmente concedidos a funcionários por contrato e que o rótulo trabalho por contrato é, neste caso, um termo impróprio”, declara o advogado na ação judicial.

Também está incluída no processo uma alegação de que Dylan e UMG recusaram o pedido de Claudia Levy para a “parte legítima” de Levy na venda do catálogo em meados de dezembro, cerca de uma semana após o anúncio da aquisição.

O requerimento estabelece um cronograma de queixas. Isso inclui a alegação de que Levy nunca foi creditado em cartazes ou programas para a turnê de 1975, na Rolling Thunder Revue, apesar de ter atuado como diretor do show. Ele também observa que Levy nunca foi reconhecido no documentário Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story, de Martin Scorsese.

“Este processo é uma tentativa triste de lucrar injustamente com a recente venda por catálogo. Os demandantes receberam tudo o que lhes é devido. Estamos confiantes de que prevaleceremos. E quando o fizermos, responsabilizaremos os demandantes e seus advogados por trazer este caso sem mérito”, observou o advogado de Dylan, Orin Snyder, em um comunicado enviado à Billboard.

O pedido de $7,25 milhões, incluindo um total de $ 5,25 milhões em duas acusações de violação de contrato e uma acusação de “interferência ilícita com o contrato” (todas baseadas em uma avaliação de $ 300 milhões para a venda do catálogo) e $ 2 milhões em punitivos danos “a fim de impedir que uma conduta semelhante aconteça no futuro e punir os réus por sua má conduta e violações contratuais”.

Vale destacar que a venda do catálogo de Dylan não teve seu valor divulgado, mas foi estimada como a maior de todos os tempos para um único compositor.

Ouça o álbum “Bob Dylan Desire”:

Compartilhe

Leia também...

Guia do sample em 2026: como evitar bloqueios no streaming e disputas por direitos autorais

Papatinho renova com a Warner Chappell em novo ciclo para a música urbana brasileira

Escult abre segunda turma gratuita de curso com 60 horas sobre prestação de contas na cultura

WME marca 10 anos com programação gratuita e encontro de gerações do rap nacional

NMPA, Udio e Klay assinam acordo
  • Acontece no Mercado

NMPA anuncia acordos com Udio e KLAY após editoras musicais dos EUA chegarem a US$ 7,29 bilhões

Relatório de Berklee sobre música, vídeo e IA
  • Acontece no Mercado

Berklee: 75% dos músicos sentem pressão para criar conteúdo; IA já é trilha em 32,7% dos vídeos nas redes

Bebé (Crédito: Mariana Maria)
  • Ficha Técnica

Ficha Técnica: Bebé faz de “Dissolução” um recomeço autoral e assina a produção de 13 faixas

Como seria assistir show no Spotify
  • Tecnologia & Inovação

Transmissão de festivais pode virar nova aposta do Spotify em disputa com YouTube e Amazon

Chinaina estreia Caça Joia Clipes - Crédito Hannah Carvalho
  • Acontece no Mercado

Chinaina leva Caça Joia Clipes ao Canal Futura para revelar novos nomes da cena independente

Relatório da Luminate analisa o impacto da nostalgia no consumo musical
  • Análises

Novo estudo da Luminate aponta a nostalgia como motor do consumo musical em 2026

Nova organização da Warner Music Brasil
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Warner Music Brasil cria área de Growth & M&A e reorganiza frentes de música urbana e popular

Julliany Souza - Crédito Eryck Patryck
  • Acontece no Mercado

No Dia Nacional da Música Gospel, Julliany Souza e ADA comentam marco de 6 milhões de ouvintes no Spotify

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por