A produtora audiovisual e agência criativa b+ca acaba de anunciar sua participação na edição de 2025 do Festival Turá, que acontece nos dias 28 e 29 de junho no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com expertise reconhecida em coberturas de eventos em tempo real, a empresa será responsável por uma entrega 360º durante os dois dias de festival, aplicando sua metodologia própria para traduzir o ambiente presencial em narrativas digitais criativas e de alto engajamento.
A parceria com o Turá chega em um momento simbólico para a b+ca, que completa 10 anos de atuação no setor de música e entretenimento. A participação no evento reforça a consolidação de um modelo que alia captação presencial, produção mobile, uso de dados em tempo real e linguagem pensada para o ambiente digital.
“A cobertura realtime serve muito mais à quem ficou em casa e não pôde ir por muitos motivos. Claro que depois será vista também por quem estava no evento, mas a missão é conseguir com que ambos os públicos façam parte do show”, afirma Bruno Trindade Ruiz, sócio e diretor da empresa.
A atuação da b+ca já passou por festivais como Coala, Popload e Festival Gigantes, e inclui colaborações com artistas e marcas como Emicida, Spotify, Nx Zero, Liniker, Iron Maiden, Twenty One Pilots, Marina Sena e The Offspring. No Turá, o desafio segue sendo transformar o efêmero da experiência ao vivo em conteúdos relevantes e com linguagem compatível com os hábitos de consumo atuais.
O que é cobertura realtime?
Para a b+ca, o termo “realtime” não se resume à velocidade de publicação, mas à capacidade de capturar e traduzir, com autenticidade, o que está acontecendo no presente. Essa tradução precisa considerar o público do evento, a identidade da marca envolvida e o tipo de conexão que se quer estabelecer.
“É uma estratégia pensada de ponta a ponta, que une velocidade com criatividade e sempre com um olhar muito claro sobre o que vai gerar conexão de verdade com o público. Sabemos que o tempo de atenção tá cada vez menor, então o desafio é criar recortes que sejam impactantes, com linguagem certa pro digital e com o timing que o momento pede. No fim, a gente acredita que tudo se resume a pessoas, o conteúdo é feito pras pessoas, então analisar o público de cada evento é essencial, para adaptar a linguagem aquele universo que envolve o fã”, explica Caroline Steinhorst, sócia e diretora da agência.
A equipe atua com roteiros pré-definidos, planejamento detalhado e liberdade para reagir ao inesperado. Tudo isso somado ao uso de drones, GIFs, vídeos mobile e até produção 360º, mobilizando uma equipe de até 20 profissionais por evento.
“A agilidade nunca pode ser inimiga da emoção e da verdade que a gente quer passar”, completa Caroline.
Criar para quem está e para quem vê de longe

O foco da cobertura não é apenas mostrar o palco. A estratégia se orienta pela pergunta: o que quem está em casa gostaria de estar vivendo? A partir disso, a equipe busca momentos que traduzam a atmosfera do festival, incluindo bastidores, público e interações inesperadas.
“Nosso olhar vai além do palco. Mostramos os bastidores, a emoção do público, os detalhes que só quem tá lá percebe. Usamos diferentes formatos, desde drone FPV até GIFs e edições mobile para criar uma narrativa que transporte a galera pro evento, mesmo que à distância. Tudo isso com uma estética que tem a nossa assinatura e respeita a identidade de cada cliente”, diz Bruno.
Ao mesmo tempo, o conteúdo gerado também contempla quem esteve presente, servindo como memória e amplificação da vivência. Essa dualidade tem guiado o modelo de entrega da b+ca, que busca manter a mesma assinatura visual e editorial em cada projeto.
O que vai ao ar na hora, e o que fica para depois?
A seleção de conteúdos que são publicados imediatamente ou que ficam para o pós-evento segue uma lógica de impacto e prioridade estratégica. O alinhamento com o cliente define os principais momentos e formatos.
“Tudo começa no planejamento. A gente define com o cliente o que é prioridade de realtime, quais momentos precisam ser compartilhados ali na hora e o que pode ser mais trabalhado depois. Normalmente, aquilo que tem apelo emocional imediato, como um show muito esperado ou um encontro de artistas no backstage, vai direto pras redes. Já conteúdos que pedem uma edição mais cuidadosa, como um aftermovie ou um vídeo mais documental, ficam pra pós. Mas tudo é pensado pra contar uma história contínua antes, durante e depois do evento”, afirma Bruno.
Para a b+ca, a cobertura começa antes do evento e se estende por semanas após seu encerramento, formando uma narrativa completa que acompanha o ciclo de expectativa, vivência e memória.
Dados e inteligência para agir em tempo real
Uma das ferramentas mais importantes da cobertura em tempo real é a análise de dados instantâneos sobre o comportamento da audiência. A resposta do público às primeiras postagens serve como insumo para ajustes ao longo dos dias de evento.
“Estar no evento é fundamental pra capturar a essência do momento. Mas é no digital que a mágica acontece em escala. Hoje, usamos dados em tempo real pra entender o que tá funcionando e ajustar as próximas postagens. O comportamento da audiência nas redes vira insumo pra gente decidir se o próximo post vai ser um corte de palco, um backstage ou um vídeo com recado do artista. No fim das contas, é uma combinação de olhar criativo com inteligência de dados pra entregar o que o público quer consumir, e tudo isso sem perder o timing”, comenta Caroline.
A combinação entre inteligência de dados e sensibilidade criativa permite à b+ca manter uma abordagem ágil sem comprometer a narrativa.
Sede nova e projetos futuros

Com crescimento de 40% no último ano, a empresa também acaba de inaugurar sua nova sede no bairro Paraíso, em São Paulo. O espaço foi pensado para receber clientes, parceiros e comportar os mais de 50 colaboradores, reforçando o compromisso com inovação e colaboração no dia a dia da operação.
Além da cobertura do Festival Turá, outro projeto importante para 2025 é o lançamento de uma plataforma própria de cursos, voltada à formação de profissionais do audiovisual com foco em conteúdo para eventos. O objetivo é compartilhar o modelo de produção desenvolvido pela agência, contribuindo para a profissionalização do setor.
“Nestes 10 anos de inovações constantes, a b+ca se adaptou e evoluiu, sempre impulsionada pela curiosidade, estratégia e paixão pelo que fazemos. Temos um jeito b+ca de produzir e criar, incluindo um acompanhamento editorial de tendências e um estilo visual com assinatura reconhecível, buscando o olhar mais documental do artista, do organizador e do público. Seguimos prontos para as próximas décadas de histórias, construindo campanhas e contando narrativas que refletem o desejo do público por experiências únicas, com foco na expansão audiovisual e na profissionalização do nosso setor”, afirma Bruno.
A participação no Festival Turá reforça esse posicionamento, ao mesmo tempo em que oferece mais uma oportunidade de colocar em prática o modelo híbrido que a agência desenvolveu ao longo da última década: presença ativa no evento, linguagem digital refinada e uma escuta atenta ao que o público quer consumir, antes, durante e depois do show.
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