Exclusivo: Altafonte assina com Jonatha e Cristiano para distribuição e estratégia de lançamentos

Dupla com mais de 20 anos de estrada é a nova aposta da Altafonte Brasil no segmento sertanejo.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Jonatha e Cristiano
Jonatha e Cristiano (Crédito: Divulgação)

A Altafonte Brasil acaba de anunciar a contratação da dupla Jonatha e Cristiano, que passa a integrar o casting da distribuidora responsável por artistas como Gilberto Gil, Ivete Sangalo e BaianaSystem. A empresa assume agora a distribuição e a estratégia de lançamentos dos irmãos cearenses, que vêm ganhando visibilidade dentro do sertanejo nacional.

Vindos de Crateús (CE) e com origem ligada ao circo, Jonatha e Cristiano iniciaram a carreira ainda na infância, incentivados pela família. Acumulando mais de duas décadas de trajetória, atuam como intérpretes e compositores. Cristiano é multi-instrumentista, tocando acordeon, piano e violão, enquanto Jonatha se divide entre violão, bateria e percussão.

EP marca início da nova fase com a distribuidora

A primeira novidade da parceria com a Altafonte é o EP “Do Nosso Jeito”, que será lançado no dia 17 de junho nas principais plataformas de streaming. O projeto reúne quatro faixas — “Colete”, “Refresco”, “Improvisando” e “Cês Não Tem Uma Mulher Dessa” — e foi gravado em Goiânia, onde a dupla também registrou recentemente seu terceiro DVD. A canção “Cês Não Tem Uma Mulher Dessa”, já divulgada, alcançou cerca de 500 mil reproduções no Spotify e mais de 130 mil visualizações no YouTube em menos de um mês.

O trabalho sucede a fundação da Ohana Music, selo criado em parceria com o comediante Tom Cavalcante, em 2025. A empresa representa mais um passo no reposicionamento da dupla, que busca ampliar sua atuação e presença no mercado sertanejo nacional.

Distribuidora fortalece presença no segmento mais consumido do país

Victória Marques, A&R e Label Manager da Altafonte Brasil
Victória Marques, A&R e Label Manager da Altafonte Brasil (Crédito: Divulgação)

Para a Altafonte, a chegada de Jonatha e Cristiano contribui para o fortalecimento da atuação da empresa em um dos gêneros mais consumidos no Brasil. Segundo Victória Marques, A&R e Label Manager da empresa, o foco é trabalhar o potencial da dupla de forma estratégica. 

“Estamos muito felizes com a chegada de Jonatha e Cristiano à Altafonte. É uma dupla que une autenticidade, carisma e um repertório que conversa com o público de forma verdadeira. Nosso time está comprometido em potencializar ainda mais essa trajetória e levar o som deles para novos públicos”, afirma.

A Altafonte, criada em 2011 em Madri, atua como uma distribuidora digital de música e tecnologia com presença em mais de 160 países. Além de operar com artistas independentes e selos, mantém escritórios em 13 países e um catálogo que abrange diferentes gêneros. No Brasil, distribui nomes como Lenine, Liniker, Murilo Huff, Samuel Rosa e Marcelo D2.

Trajetória da dupla evidencia busca por consolidação no mercado

Desde o lançamento do primeiro DVD autoral, em 2019, Jonatha e Cristiano vêm estruturando uma carreira marcada por presença de palco e adaptações ao mercado. O repertório dos artistas mescla modão sertanejo, forró e piseiro, com inserções mais pop, voltadas para o formato de grandes eventos. Com uma proposta de show voltada à diversidade de ritmos e interação com o público, os irmãos têm circulado em diferentes estados e ampliado sua base de fãs.

Apesar de a nova fase contar com parcerias estruturadas e crescimento de audiência nas plataformas digitais, a trajetória da dupla até aqui foi marcada por tentativas de se inserir no mercado de forma independente. A fundação da Ohana Music é um reflexo dessa movimentação, ao lado da estratégia de gravações em Goiânia — cidade que se tornou referência nacional para produções do gênero.

Parceria deve consolidar próximos lançamentos e ampliar alcance nacional

Com a nova estrutura de distribuição da Altafonte, a expectativa é que os próximos lançamentos da dupla ganhem força em circuitos digitais e editoriais de plataformas. O trabalho de A&R e marketing voltado para projetos como o EP “Do Nosso Jeito” pode ainda contribuir para estabelecer conexões mais sólidas com o público sertanejo jovem, faixa etária que tem consumido cada vez mais música via streaming.

A estratégia de lançamento inclui ações de comunicação voltadas para TikTok, YouTube e Spotify, principais canais de engajamento da dupla. Embora ainda estejam em processo de consolidação no mercado nacional, os resultados recentes indicam um crescimento consistente de audiência e visualizações — o que pode favorecer o desempenho comercial dos próximos produtos, especialmente com o apoio logístico e promocional da Altafonte.

  • Leia mais: