Carnaval de Salvador 2026 tem abertura dedicada ao samba, projeta 1,2 milhão de turistas e R$ 2,6 bilhões em impacto econômico

Em Salvador, o Carnaval será aberto com espetáculo dedicado ao samba, reúne mais de 700 atrações e aposta na descentralização da programação pela cidade inteira.
Foto de Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Programação do Carnaval é divulgada em Salvador
Programação do Carnaval é divulgada em Salvador (Crédito: Valter Pontes / Secom PMS)

O Carnaval de Salvador de 2026 teve sua programação oficial apresentada, marcando o início da contagem regressiva para uma das principais festas populares do país. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a edição deste ano coloca o gênero no centro da abertura oficial e amplia a ocupação cultural da cidade, com atrações distribuídas entre circuitos tradicionais, palcos temáticos e bairros.

De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que o Carnaval de Salvador receba cerca de 1,2 milhão de turistas durante o período oficial da festa. A projeção econômica indica movimentação de R$ 2,6 bilhões, além da geração de mais de 250 mil empregos diretos e indiretos, considerando setores como turismo, serviços, comércio informal e cadeia do entretenimento.

Os dados foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo Ana Paula Matos e pelo presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, que destacaram tanto a dimensão econômica quanto o esforço de descentralização da programação.

Abertura celebra 110 anos do samba com espetáculo coletivo

A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontece na quinta-feira (12), a partir das 18h, no Campo Grande, com o espetáculo “A Rota do Samba”, dirigido por Larissa Luz. A proposta é revisitar a trajetória do samba na cidade, reunindo artistas ligados ao gênero e à cultura afro-baiana em uma apresentação coletiva.

Entre os nomes confirmados para a abertura estão Nelson Rufino, Fernando Rufino, Mariene de Castro, Márcio Victor, Malê Debalê, Ganhadeiras de Itapuã, Roberto Mendes, Edil Pacheco, Tainã Riachão, Gal do Beco, Juliana Ribeiro, Xanddy Harmonia, Illy, Edcity, Tinho Matéria, Chocolate e Tiago da Bahia.

Segundo Bruno Reis, a escolha do tema dialoga diretamente com a história cultural da cidade e com a dimensão simbólica da festa.

“A festa não poderia ter outro tema que não fosse este e, por isso, teremos os principais artistas baianos ligados ao ritmo, juntos, se apresentando e dando início à abertura do maior e melhor Carnaval do mundo”, afirmou o prefeito.

Turismo, economia e aumento de voos internacionais

Prefeitura de Salvador lança programação do Carnaval (Crédito: Valter Pontes / Secom PMS)
Prefeitura de Salvador lança programação do Carnaval (Crédito: Valter Pontes / Secom PMS)

A projeção de crescimento do turismo é sustentada por dados da Embratur, que apontam aumento de 43% na emissão de passagens aéreas internacionais para o período do Carnaval baiano. A expectativa é de novos recordes de ocupação hoteleira e maior circulação de recursos na economia local.

Bruno Reis ressaltou o papel do Carnaval como motor econômico da cidade. 

“Isso mostra que vamos bater os recordes de ocupação hoteleira e manter toda a nossa cadeia do trade do entretenimento e do Carnaval movimentada. Isso também destaca a importância e a pujança da festa para injetar recursos na nossa economia, para gerar emprego e renda, para fazer com que as pessoas ganhem dinheiro. Muitos sobrevivem com recursos obtidos nesse período durante o ano todo”, disse.

Ana Paula Matos destacou que, além do turismo, a edição de 2026 terá foco ainda maior em ações sociais, com atenção especial aos ambulantes e trabalhadores informais.

“O Carnaval tem que ser bom para os turistas, mas também para os baianos”, afirmou.

Circuitos tradicionais concentram grandes atrações

A programação do Carnaval de Salvador mantém os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha como eixos centrais. No Dodô, entre Barra e Ondina, estão confirmados artistas como Léo Santana, Psirico, Tony Salles, Carlinhos Brown, Fantasmão e Parangolé.

No circuito Osmar, no Campo Grande, mais de 40 atrações devem desfilar, incluindo Saulo Fernandes, BaianaSystem, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. Já o Circuito Batatinha, no Centro Histórico, contará com palcos temáticos no Largo de Tieta e nas praças Municipal, Castro Alves e da Cruz Caída.

Isaac Edington explicou que o investimento no Centro foi ampliado nesta edição.

“A tônica deste ano foi ampliar ainda mais a revitalização do Carnaval no Centro. Só para se ter uma ideia, fizemos mais investimento na contratação de atrações para o circuito do Campo Grande do que no circuito Barra-Ondina, que já está bastante abastecido. A gente já vê resultados concretos do Carnaval no Centro e teremos um reforço ainda maior com os palcos temáticos e grandes atrações”, disse.

Carnaval se espalha por bairros e ilhas da capital

Além dos circuitos tradicionais, a programação se estende para regiões como Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha dos Frades, Ilha de Maré, Periperi, Plataforma, Liberdade, Cajazeiras, Itapuã, Piatã, Boca do Rio e Rio Vermelho. A proposta é ampliar o acesso e distribuir a festa por diferentes territórios da cidade.

As prévias também mantêm espaço garantido. O Furdunço acontece no sábado (7), com 57 atrações no Circuito Orlando Tapajós. No domingo (8), o Fuzuê reúne 43 atrações no mesmo percurso. A Maior Segunda-feira do Mundo, na segunda (9), será comandada por Xanddy Harmonia, seguida pelo Pipoco, com Léo Santana, na terça (10).

Entre os dias 11 e 17, o Farol da Barra recebe a Torre Beats, dedicada à música eletrônica, visando a uma maior diversidade sonora do Carnaval de Salvador.

Leia mais: