Deezer: entrevista com Yuri Valdevite revela bastidores e estratégia do Purple Door 2025 em Brasília

Segunda edição brasileira do projeto global da Deezer conecta superfãs do Menos é Mais e reforça o foco da plataforma em experiências musicais autênticas.
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Láisa Naiane e Nathália Pandeló
Yuri Valdevite, líder de marketing da Deezer na América Latina (Crédito: Divulgação) Copacabana
Yuri Valdevite, líder de marketing da Deezer na América Latina (Crédito: Divulgação)

Após uma estreia marcante em Salvador em 2024, com Léo Santana, o Purple Door, projeto global da Deezer, chega à capital federal com uma nova edição protagonizada pelo Grupo Menos é Mais. O evento, que acontece no dia 6 de novembro em local secreto, foi criado para celebrar a relação entre artistas e superfãs, oferecendo uma experiência imersiva e exclusiva.

Mais do que um show intimista, o Purple Door simboliza a nova fase estratégica da plataforma, que tem priorizado a criação de experiências musicais reais, tanto no ambiente digital quanto fora dele. Em entrevista ao Mundo da Música, Yuri Valdevite, líder de Brand Marketing da Deezer Latam, explica como a empresa reposicionou sua marca, apostando em um ecossistema que une tecnologia, personalização e emoção.

Fãs no centro da estratégia

Segundo Valdevite, o rebranding da Deezer foi um marco para colocar o público como protagonista. 

“A verdade é que colocamos de uma vez por todas os fãs e seu amor pela música no centro da nossa estratégia. Ampliamos de forma significativa nossas parcerias com festivais pelo Brasil afora e criamos inclusive alguns eventos proprietários, como o DeezerSessions Verão (no Rio de Janeiro) e o PurpleDoor (itinerante).”

Ele destaca que esse reposicionamento também se reflete na experiência dentro do aplicativo. 

“Além disso, o nosso app hoje reflete muito melhor o nosso posicionamento de proporcionar experiências conectadas com música e permite que nossos usuários tenham mais controle sobre seu algoritmo e até mesmo a estética do produto. Nossa ideia é seguir dando passos nessa direção e democratizar ainda mais o acesso dos nossos usuários a experiências incríveis.”

A personalização, segundo o executivo, vai além de recursos técnicos. Ela é parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento de vínculos emocionais entre artistas e ouvintes. 

“Queremos que as pessoas vivam a música de forma autêntica, se reconheçam na plataforma e vejam que a Deezer é um espaço feito para elas.”

A força da glocalização e dos superfãs

Deezer realiza nova edição do Purple Door com Menos é Mais
Deezer realiza nova edição do Purple Door com Menos é Mais (Crédito: Divulgação)

O conceito de “glocalização”, isto é, a adaptação de iniciativas globais às realidades e culturas locais, também está no centro da estratégia da Deezer. Para Valdevite, o Purple Door é o exemplo mais evidente dessa abordagem. 

“As ativações unindo fãs a artistas aqui na Deezer surgiram no Brasil e foram exportadas para outros mercados devido ao sucesso dessas ações. O PurpleDoor em si foi criado em Paris, então pra nós é incrível também poder localizar esse conceito e ver a proporção que a nossa plataforma de experiências tomou.”

A escolha do Menos é Mais como atração principal em Brasília reforça essa visão. 

“Mais simbólico ainda é o fato de que tivemos uma primeira edição com Léo Santana e a segunda será com o Grupo Menos é Mais, artistas gigantes e que representam diferentes gêneros musicais que são extremamente brasileiros. O objetivo do projeto é reforçar nosso posicionamento de promover experiências únicas para nossos usuários. Conectar os superfãs da Deezer com um grupo de tamanho engajamento e relevância é uma mensagem extremamente poderosa por si só. Com certeza, teremos muita gente conhecendo melhor a marca e se conectando mais profundamente.”

O evento é voltado aos superfãs, ou seja, aos usuários que mais escutam o artista na plataforma. Além do show exclusivo, a Deezer preparou ativações inspiradas na trajetória do grupo, distribuição de brindes e experiências imersivas que retratam o universo musical dos artistas. A edição deve reunir cerca de 300 convidados em um espaço secreto, replicando o formato de sucesso do Purple Door de Salvador e de outras edições internacionais.

Um ano de expansão no Brasil

Léo Santana na primeira edição da Purple Door no Brasil, Deezer
Léo Santana na primeira edição da Purple Door no Brasil (Crédito: Divulgação)

Ao avaliar o desempenho da Deezer em 2025, Valdevite aponta um avanço consistente na estratégia de aproximação com o público. 

“A minha avaliação é de que chegamos em um mix muito interessante entre eventos proprietários, como o PurpleDoor, e parcerias com festivais e eventos como um todo.”

Segundo ele, a plataforma participou de iniciativas diversas que consolidam sua presença no ecossistema musical brasileiro. 

“Tivemos Pabllo Vittar e Dilsinho participando do DeezerSessions Verão, patrocínios a festivais como Hopy Pride, Doce Maravilha, Índigo e Todo Mundo no Rio com Lady Gaga, além de parcerias super diferentes como SPFW e Heineken No Lineup Festival. Também fizemos muitas ações mais exclusivas recebendo fãs e artistas no nosso escritório e em shows Brasil afora.”

Essas ações, segundo Valdevite, são uma extensão natural do que a Deezer oferece digitalmente. 

“A nossa proposta é de que as pessoas vivam a música e se conectem de forma real e autêntica com os artistas, o que é bastante alinhado com as experiências que também proporcionamos com várias funcionalidades do nosso produto, como o Shaker e o Music Quiz, que promovem interação entre os usuários, customização do produto e etc.”

Além do foco em experiências, o executivo destaca a transparência como um dos pilares da plataforma. 

“Como comentei anteriormente, a Deezer oferece ao usuário hoje mais controle sobre o algoritmo e o visual do seu app e também prezamos muito pela transparência, informando sempre que uma faixa teve uso de IA em sua produção.”

Com o Purple Door 2025, a Deezer reafirma sua aposta em unir inovação e pertencimento. O projeto não é apenas uma celebração da música, mas também um instrumento de fidelização e reconhecimento dos superfãs. A estratégia combina dados, curadoria e emoção para consolidar a Deezer como uma plataforma voltada à experiência, e não apenas ao consumo.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em purpledoor.com.br, onde também é possível acessar o canal Purple Door Grupo Menos é Mais, que reúne os principais hits do grupo, playlists temáticas e um quiz musical para os fãs testarem seus conhecimentos.

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