Exclusivo: Max Viana lança selo musical ‘Vilarejo’ em parceria com a Universal Music Brasil

Além da distribuição, o selo musical conta com estúdio próprio, "Vilarejo Studio", e promete focar na qualidade da música brasileira, unindo legado artístico e novos talentos de diversos gêneros musicais
Foto de Láisa Naiane
Láisa Naiane
Max Viana lança selo musical 'Vilarejo' em parceria com a Universal Music Brasil
Max Viana lança selo musical 'Vilarejo' em parceria com a Universal Music Brasil. Foto: Divulgação

O produtor fonográfico e diretor musical Max Viana lançou nesta terça-feira (19) o selo “Vilarejo” em parceria com a Universal Music Brasil. Com proposta ampla e diversa, a empresa objetiva focar na qualidade da música brasileira e no resgate do legado de grandes artistas e composições, ao mesmo tempo em que aposta em novos talentos e tendências do mercado global. O anúncio foi feito em primeira mão ao Mundo da Música.

Segundo Max Viana, a ideia do selo surgiu a partir de uma provocação de Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, que incentivou Max Viana a criar seu próprio selo.

“Conheço o Paulo há muitos anos e, numa conversa, ele me disse que já estava na hora de eu ter um selo para chamar de meu. Nem questionei, fui em busca de realizar”, conta Viana. Além da distribuição, a parceria entre Vilarejo e Universal Music envolve projetos estratégicos que serão anunciados em breve.

Paulo Lima, Presidente da Universal Music Brasil e o produtor fonográfico e diretor musical Max Viana, firmam parceria para o lançamento do selo musical Vilarejo
Paulo Lima, Presidente da Universal Music Brasil e o produtor fonográfico e diretor musical Max Viana, firmam parceria para o lançamento do selo musical Vilarejo. Foto: Divulgação

Diferentemente de muitos selos tradicionais, o Vilarejo não se prende a um único gênero musical. Seu compromisso é com a diversidade e com o potencial artístico e comercial de cada projeto.

“O Brasil sempre celebrou a diversidade musical como uma de suas maiores virtudes. Trabalhei com artistas de diferentes segmentos e isso me deu a certeza de que precisávamos de um selo que enxergasse na pluralidade uma força, e não uma limitação”, explica Viana.

Já no lançamento, o selo apresenta um portfólio variado, incluindo o Trivia, novo grupo formada pelo trio Gabriel Viana, B e Inas, que mescla o pop contemporâneo com influências de R&B e Afrobeat; Kauan, que se destaca no K-pop cantado em português e Tali, uma das grandes vozes da nova geração de cantoras brasileiras. O Vilarejo nasce com um olhar internacional, reforçando sua estratégia de expansão para mercados fora do Brasil.

Vilarejo Studio e a engrenagem criativa

O selo também conta com uma infraestrutura própria para produção musical: o Vilarejo Studio, sediado no Rio de Janeiro, um ambiente projetado para ser um ponto de encontro entre artistas, produtores e criativos. Mais do que um estúdio de gravação, o espaço funciona como uma peça-chave da Vilarejo Records, garantindo qualidade em todas as produções do selo.

“Nosso estúdio é uma ferramenta de trabalho essencial, com um ambiente que favorece a criação e possibilita experimentações artísticas. É onde tradição e inovação se encontram para gerar música de verdade”, destaca Viana.

Max Viana lança selo Vilarejo com infraestrutura própria para produção musical através do Vilarejo Studio
Max Viana lança selo Vilarejo com infraestrutura própria para produção musical através do Vilarejo Studio. Foto: Divulgação

Além de atender às demandas do selo, o Vilarejo Studio também realiza projetos pontuais para publicidade, trilhas sonoras de filmes e programas de TV, sempre com curadoria de Viana e sua equipe.

Novas oportunidades de negócios e parcerias

De acordo com Viana, o Vilarejo já nasce estruturado para o mercado de negócios da música. O selo pretende investir em parcerias com marcas, festivais e projetos culturais, explorando oportunidades em branded content e iniciativas de fomento à música independente.

“Queremos construir conexões entre música e mercado, criando experiências que vão além do streaming. A música tem um poder imenso de comunicação e engajamento, e queremos trabalhar isso estrategicamente com parceiros”, ressalta Max.

“O público pode esperar trabalhos feitos com verdade, explorando os mais diversos gêneros musicais. A música precisa chegar aos ouvidos e tocar a alma das pessoas, e esse é o nosso compromisso”, finaliza Max Viana.