Para comemorar o Mês da Consciência Negra, o TikTok preparou uma edição especial de sua lista Vozes Visionárias, que homenageia criadores negros que fazem a diferença em suas comunidades.
São ao todo 15 perfis que se destacam em três categorias: criadores sociais, inovadores da indústria e pequenos empreendedores. No mundo da música, Liniker, Os Garotin, Tássia Reis, Melly e Bela Maria foram os escolhidos para representar a inovação das vozes negras.
Música como força motriz
O TikTok reconhece o potencial que a música tem dentro da sua plataforma, por isso os artistas não poderiam ficar de fora da lista de criadores de destaque. Todos os perfis selecionados têm em comum não apenas lançamentos relevantes, como uma atuação exemplar voltada para as redes sociais.
Liniker, por exemplo, está com tudo este ano. Seu álbum “CAJU” a catapultou para uma vaga cativa em todas as principais listas de melhores álbuns de 2024, que começarão a vir a público em breve. Já são mais de 132 mil seguidores no TikTok, sem falar nos perfis de fãs e no uso de suas faixas para embalar os vídeos de outros usuários.
Para Liniker, a nomeação para a lista faz com que mais pessoas, principalmente, mulheres possam almejar um futuro melhor:
“Fico feliz pelo reconhecimento do impacto positivo que meu trabalho traz. Faço tudo com muito amor e dedicação, porque acredito numa possibilidade de um futuro melhor, e invisto na minha autoestima e na dos meus para que possamos desfrutar disso no presente. Diminuindo as distâncias que existem entre nós e os nossos sonhos. Como Viola Davis disse: ‘o que separa as mulheres negras de todo o resto, são as oportunidades’, e como Angela Davis disse: ‘quando uma mulher preta se movimenta, ela movimenta toda uma estrutura’, por estar na base da sociedade. Me sinto honrada em saber que a minha música, posicionamento e estética, que influenciou e influencia toda uma cena, possa também ter seu devido reconhecimento”.
Os Garotin também vêm tendo um 2024 para ninguém botar defeito. O grupo fluminense formado por três jovens músicos despontou como uma das maiores revelações do ano. Seu som combina R&B, soul e MPB, levando a três indicações ao Latin Grammy: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por “Os Garotin de São Gonçalo” (lançado em maio), Artista Revelação e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. O trio já soma 50 mil seguidores no app.
Tássia Reis faz de sua música um veículo para temas como identidade, empoderamento e questões sociais. Seu perifl no TikTok, é claro, reflete tudo isso. Como uma das principais vozes femininas no rap, Tássia já acumula 7 mil seguidores, com os quais compartilha bastidores que vão de vídeos caseiros aos palcos dos festivais mais badalados do país.
Melly não fica atrás. A cantora é conhecida pelo som que chama de “R&Bahia”, misturando elementos regionais com influências de R&B. Defensora da comunidade LGBTQIAP+, ela reflete seu relacionamento com sua namorada em suas músicas. Ativa nos principais festivais do Brasil, Melly ganhou o prêmio de Artista Revelação no Prêmio Multishow 2023 e está indicada ao Latin Grammy deste ano na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por seu álbum “Amaríssima”. Já são quase 20 mil seguidores e contando.
Já Bela Maria representa na lista a força dos nomes nativos do TikTok. Afinal, ela viralizou em 2021 ao criar suas próprias versões de músicas brasileiras populares. Desde então, sua carreira vem decolando ao ponto de já acumular mais de meio milhão de seguidores na plataforma.
TikTok seleciona Vozes Visionárias de várias áreas
A categoria “criadores que fazem a diferença” reúne nomes como Reeh Augusto, que aborda temas como identidade, aceitação e diversidade em seus vídeos; e Raphael Vicente, cujas paródias já foram repostadas por grandes celebridades.
Entre os homenageados estão ainda figuras como a advogada especialista em direito antidiscriminatório Fayda Belo. Também nesta categoria estão Thallita Xavier, ativista do movimento negro que defende o lugar da mulher na cozinha, e Mirella, influenciadora que desmistifica produtos de maquiagem para pele negra.
A internet como força de mudança social
Há ainda criadores que usam o TikTok para alavancar seus negócios e gerar oportunidades em suas comunidades. Entre eles estão Caio, da marca de acessórios para cabelos crespos Kabelera, e Solange Borges, da Culinária de Terreiro, que preserva a gastronomia afro-brasileira. Já Anderson Rosa criou a Saúda Afro, oferece acessórios de moda e decoração com o objetivo de trazer representatividade, qualidade e voz para a comunidade negra.
Gabriela Chaves e Raphael Brandão são exemplos de empreendedores que utilizam o TikTok para alcançar mais pessoas e, ao mesmo tempo, promover empoderamento financeiro e representatividade. Brandão, que fundou a marca Café di Preto, voltada para café cultivado exclusivamente por produtores negros, usa seu perfil para compartilhar a história da marca e atrair um público interessado em apoiar iniciativas de impacto social.
Gabriela Chaves, economista e fundadora da plataforma de empoderamento financeiro No Front, considera o TikTok uma ferramenta essencial para democratizar o acesso a informações sobre finanças. Por meio de conteúdos informativos, ela contribui para a autonomia financeira de diversas pessoas, especialmente de comunidades marginalizadas.
A lista comprova que os criadores negros são importantes dentro da plataforma – durante o ano todo.